terça-feira, 7 de abril de 2009

Voltei pelos piores motivos…


É por tudo isto que este blog surgiu… Por tudo o que vejo, por tudo o que sinto, por tudo isto que me revolta e faz pensar “porque é que às vezes gostaria de deixar de ser enfermeiro”. A temática, o ponto de partida seriam as nossas lamentações, no fundo tudo isto que por aqui se vê não passa disso… lamentações reprimidas de fúria, revolta, indignação, ódio. A mágoa, a desolação ocupa-me a alma quando penso na nossa “classe” que, com o passar dos tempos constato cada vez mais, de classe tem muito pouca.
Mas de quem será a culpa? Na minha opinião é da crise existencial que há já 6 ou 7 anos assola enfermagem, desde que estagnámos, e porquê?! Porque deixamos. Perdemos autonomia, perdemos poder, identidade, ganhámos desalento, desmotivação, desesperança e depois?!… Depois todos se atacam, todos se odeiam.
O post anterior é a verdadeira análise da enfermagem actual, poderia e deveria ser tema para tese: Quem “cuida” afinal dos enfermeiros?!
Por tudo isto faço um apelo, transformem toda esta vossa energia negativa, em energia positiva, para colaborar no processo de mudança em enfermagem, que tanto exigimos. Sei que é difícil e revoltante viver num meio que cada vez mais se assemelha a um armário de cozinha. Mas se pensarem, um dia o mundo poderá ser bem mais justo, evitem esforços em vão ao remar contra os poderes e lobbys instalados, basta canalizar essa tal energia para a luta certa, a luta por uma carreira digna e acima de tudo autónoma, o resto virá depois...

G.

14 comentários:

  1. Você devia tratar-se, ou então ler qualquer coisa que lhe seja útil.
    Fico a saber que gosta de unanimidades? E quem não concorda?
    A carreira de enfermagem é muito recente, para dar grandes passos!
    Lá por se terem formado enfermeiros "à ganância", por motivos pouco claros, não quer dizer que essa mão de obra lidere o processo complexo que é a saúde.

    Quando eu digo "pouco claros" quero dizer:
    Não se fez um estudo para avaliar se ao promover cientificamente os enfermeiros, se deveria retirar-lhe funções e atribuí-las a pessoal menos diferenciado, limitando assim o nº de enfermeiros e aumentando o nº de Auxiliares.
    Encheram-se as cidades de Escolas de Enfermagem, arrebanharam-se Professores com Curriculo duvidoso para os Politécnicos e abriram-se as vagas.
    Depois criaram-se as necessidades de enfermeiros, sem olhar ao preço a que isso fica, só porque se argumenta que assim é melhor para o utente.
    E melhor habitação e transportes, e ... o sem nº de carências que todo o sistema tem e que exige solução? E porquê só ouvir quem grita na praça pública.

    Meu caro Gulherme, se quer melhor condição social, faça como os seus colegas de sucesso. Tire o Curso de Gestor e inscreva-se no Partido do poder.
    Mas se não se inscrever também não tem mal, saiba quem eles são e passeie com eles, assim sempre poderá mudar de partido quando o poder mudar.

    Agora, se você optou pela Carreira de Enfermagem, por sentir que era ajudando os outros que melhor se realizava, continue sendo enfermeiro, que se a sua qualidade for boa, alguém o vai procurar.

    ResponderEliminar
  2. Sou estudante de Enfermagem, ainda agora cheguei ao mundo e muito pouco compreendo, mas acho que não consigo acreditar no comentario que li encima.

    ResponderEliminar
  3. Pois é Guilherme, os piores motivos tiram-nos sempre do sério...esta espécie de discurso, mais auxiliares e menos enfermeiros, já a tenho ouvido algumas vezes, mas ignoro-a...tudo roda ao sabor das correntes económicas e está claro...os gestores também estão no desemprego, vão-se safando os que se identificam com algumas cores de ocasião...sinais dos tempos modernos....
    Vivam os Enfermeiros...VIVA A ENFERMAGEM..pode ser que os tiranos ocupem o lugar de Cristo na cruz...
    SANTA PÁSCOA

    ResponderEliminar
  4. Caro Guilherme,

    quando se pensa em gestão, nomeadamente em gestão de Recursos Humanos, tem que obrigatoriamente se pensar nas qualidades inerentes aos gestores.

    Gerir é um conceito abrangente mas cuja a
    qualidade se verifica em relação ao "modus operandi" ; a gestão de recursos humanos implica o Contrato Psicológico que os gestores ou desconhecem ou ignoram, pois não se pode gerir contra os RH mas sim tendo em conta o englobar das medidas e decisões numa cultura organizacional específica.

    Diz Luís Pinto Coelho que " Gestão de Recursos Humanos é diferente da gestão de humanos como recursos " e é neste contexto que se vislumbram os erros de gestão.Quais são as qualidades de um gestor ? Aqui fica uma boa pergunta.

    Nic Peeling escreveu um livro que se intitula " O gestor brilhante " que a editora presença publicou. Quem sabe....

    mas não posso deixar de referir as palavras de Simone do Nascimento da Costa : " ...como pode uma empresa ter sucesso ou competitividade colocando os seus funcionários contra a parede ou fazendo com que trabalhem constantemente sob pressão ? Quando falamos de ambientes organizacionais opressivos, evidenciamos descontentamento "...."não podemos esbravejar desafios num ambiente demarcado pela falta de lideranças equilibradas,ausência de diálogo ..".

    E continua :"...quando uma empresa escolhe desenvolver os seus talentos humanos, decide ter como verdadeiros os princípios do que é progredir,cultivar relações e fomentar o sucesso ".

    Segundo ela, ..." quando a organização tem a percepção de que os seus colaboradores são apenas empregados e designam aos mesmos apenas um aspecto quantitativo, é imprescindível salientar que a própria empresa se coloca na esfera das limitações que não são coerentes com princípios de criatividade, gestão do conhecimento, desenvolvimento de habilidades e desafios. " .

    Termino com outra citação da mesma: " Conceber a ideia de parceria com os colaboradores é um grande passo, pois o nosso mercado não quer " capachos" do trabalho mas sim indivíduos portadores do futuro. ( Estes excertos foram retirados do texto : - A sua Organização desenvolve ou atrofia talentos ? - publicado na revista Recursos Humanos Magazine referente aos meses de março/abril de 2008 ).

    E ... para o caso de interessar... a editora RH publicou um livro intitulado " - Manual de comportamento organizacional e gestão - "; são autores :Miguel Pires e Cunha, Arménio Rego, Rita Campos e Cunha, Carlos Cardoso...

    Sempre a considerar-te

    Vespa

    ResponderEliminar
  5. Caro Sr Doutor anonimo (1º comentario),
    Relativamente à primeira parte do seu comentário, o que tenho a dizer é .... rigorosamente nada, ou melhor posso dizer que me fez rir. Quanto ao tratamento, estamos de acordo, agora tava mesmo a precisar de um spa, uma massagem e um banho turco.
    Quanto à 2ª parte do seu comentario estamos de acordo, realmente um dos problemas de enfermagem foi criar por ai escolas a fartazana. Quanto a partidos... quem sabe um dia... mas acima de tudo estão os meus principios, e a minha formação educação que sempre se orientaram pelos principios de verdade, dignidade, honestidade... não me vendo, nem me compram... abraço!!!

    ResponderEliminar
  6. Cara vespa é um prazer ler os teus comentários

    ResponderEliminar
  7. Cara Paulinha,
    é para veres o que te espera, um caminho sinuoso... mas só depende de ti torná-lo mais pitoresco. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  8. O Fado do menino mal amado

    Ninguém me ama, ninguém me quer
    Ninguém me chama de meu amor
    A vida passa, e eu sem ninguém
    E quem me abraça não me quer bem

    Vim pela noite tão longa de fracasso em fracasso
    E hoje descrente de tudo me resta o cansaço
    Cansaço da vida, cansaço de mim
    E p'ra tudo isto, eu não vejo um fim!

    ResponderEliminar
  9. O Período de exercício tutelado pós-graduado pode começar a ser aplicado a partir de 2010 !

    É assim que a noticia é anunciada no site da Ordem dos Enfermeiros onde hoje foi dado mais um grande passo para a Enfermagem Portuguesa e para a saúde dos nossos utentes.

    Isto resulta sem dúvida do árduo trabalho, negociação, perseverança, paciência e diplomacia, dos Sindicatos, Ordem dos Enfermeiros e os próprios Enfermeiros que responderam com firmeza quer nas várias greve passadas, quer noutros espaços de luta. Falta-nos uma carreira Digna de Licenciados para que o Modelo de Desenvolvimento Profissional possa ser operacionalizado na carreira de Enfermagem em toda a sua plenitude!

    Esta proposta seguirá agora o seu percurso legislativo normal, na Assembleia da República, onde esperamos, que ainda na actual legislatura venha a ser aprovada.



    http://cogitare.forumenfermagem.org/

    ResponderEliminar
  10. Guilherme de Carmo, pois é os caminhos sinuosos da enfermagem...às vezes, para determinadas pessoas, a verdade doí...o importante para alguns é ir vivendo "o faz de conta",iludem-se e iludem os outros e, nesse entretanto, vão-se governando como podem e como os deixam....
    Esta reflexão é uma reflexão de uma profissional e pretende ser construtiva, se alguém de pensamento único (está na moda!)pensa que não, problema seu...

    Uma Santa e Doce Páscoa e não abuse das amendoinhas, of course.
    Abraço RS.

    ResponderEliminar
  11. Começava por felicitar o Guilherme Carmo pelo blog que criou e pela pertinência dos temas discutidos, concordo consigo no que disse e na minha opinião um dos grandes dos motivos do sucesso do seu blog para alem do que citei atrás, é porque se discutem situações com que nos deparamos no nosso dia-a-dia que nos entristecem porque nos demonstram que a nossa profissão já teve melhores dias e poderá ter piores no futuro. Mas temos que ter esperança no futuro e não nos podemos deixar cristalizar, mas lutar e aderir as lutas dos nossos sindicatos, e acima de tudo temos que lutar no nosso no nosso quotidiano pela DIGNIFICAÇÃO DA NOSSA PROFISSAO.
    Em relação ao Caro Sr. Anónimo (1º comentário), não sei se realmente é enfermeiro ou se conhece a Carreira de Enfermagem, não me parece que seja ou que conheça a Carreira de Enfermagem, porque o problema não reside nas “unanimidades”, quando você fizer um comentário credível posso debate-lho consigo.
    Boa pascoa para todos

    ResponderEliminar
  12. Já comentei em post`s anteriores e reafirmo o gosto que tenho em ler este blog.
    Sendo eu enfermeiro e economista, vejo-me obrigado mais uma vez a discordar de, "Anónimos" que todos sabem quem são, que opinam sem razão sobre enfermagem, saude, politica, etc.
    Meu caro Dr...Olhe para a sua classe, TODOS ainda vivem à custa do lobi e da politica, marcam força como de uma ditadura se trata-se. Hoje em dia é muito dificil ser enfermeiro, mas quando a ruptura se alargar à sua classe, talvez já na reforma, verá todos contra todos...assim como se diverte hoje em dia a ver os enfermeiros.
    Meu caro, procure trabalhar, ouvir os doentes e fazer aquilo que deveria saber, mas a arrogancia médica lhe tirou.

    ResponderEliminar
  13. Caro Economista:
    Você só me merece o seguinte comentário: "Put your mouth where your money is!"

    ResponderEliminar
  14. Oh meu caro, terei de por a boca no trabalho. Cump.

    ResponderEliminar