sexta-feira, 3 de abril de 2009

Quem cuida quem

Caro G.
Há uns tempos, no meu hospital, Ponte de Lima existiu uma Enf.ª Directora de Enfermagem, que ainda hoje deixa saudades, pelo seu empenho em ir de encontro às necessidades dos enfermeiros e dos doentes e não da Administração e dos seus números.
Ela sempre disse o seguinte: "Os enfermeiros, cuidam dos doentes, As Direcções de Enfermagem cuidam dos Enfermeiros da Instituição, A Ordem e Sindicatos cuidam da carreira, da dignificação da profissão, da regulamentação da mesma."
Agora, Os enfermeiros continuam a cuidar dos doentes com a certeza que cuidam melhor hoje do que antes, e irão cuidar amanhã melhor do que hoje. A Ordem continua a "regulamentar" a Classe (discutível, dependendo das perspectivas e das expectativas de cada um). Os Sindicatos continuam a tentar, bem, (na minha opinião) ou menos bem, (dependendo das perspectivas e das expectativas de cada um), a Carreira de Enfermagem!
Agora, as Direcções de Enfermagem, essas deixaram de cuidar do enfermeiros e passaram a cuidar dos Números, dos Conselhos de administrações, pois agora são por nomeação politica e não por eleição, tal como sabemos. Assim têm que provar a sua competência em gerir uma classe perante o CA e não mostrar a sua competência perante uma classe de enfermagem que agora anda defraudada, enganada, desiludida, e com uma questão sempre na ponta da lingua! "Quem cuida dos enfermeiros?
À Ordem, que diz que "regulamenta" a enfermagem, pedia que apenas cuide de nós de foma holística, tal como nos pede que cuidemos o doente da mesma forma, mas bem vistas as coisas, o grosso dos elementos da ordem são docentes com a carreira definida e salvaguardada, ou pertencem às direcções de enfermagem ou chefias e estas apenas cuidam dos interesses dos conselhos de administrações, APESAR DOS NUMEROS DIZEREM O CONTRÁRIO, deixando de cuidar dos enfermeiros! Excluo aqui alguns colegas que são chefes e que lutam para cuidar da equipa de enfermagem que tem! Tenho a sorte de ter uma assim, (enquanto não for mobilizado ou ela ser mobilizada)! A classe de enfermagem sempre foi uma classe de alguém que cuida de alguém de forma holística! É e foi o que nos ensinaram nas escolas! Porque será que esses profissionais não cuidam da enfermagem de forma holística?
Por Mais um que Enfermeiro Não Vota PS.

18 comentários:

  1. Caro colega que não vota PS (e bem)
    Desculpa o atraso na publicação do post.
    Devo dizer-te que assino por baixo tudo o que escreveste.
    Quanto à tua pergunta inicial no email que enviaste, digo-te que não tenho conhecimento de nada. Sabemos que frente a frente as pessoas são uma coisa, mas depois na realidade são outras... acho que entendeste
    Abraço e volta sempre

    ResponderEliminar
  2. tenho hábito de vir a este blogue, mas é a 1ª vez que comento. Gostei deste post, digno e forte pelo momento que a enfermagem portuguesa vive.
    muito boa este dito: "Os enfermeiros, cuidam dos doentes, As Direcções de Enfermagem cuidam dos Enfermeiros da Instituição, A Ordem e Sindicatos cuidam da carreira, da dignificação da profissão, da regulamentação da mesma."
    abraço

    ResponderEliminar
  3. Simplesmente fenomenal.

    Eu também NÃO VOTO PS.

    ResponderEliminar
  4. Eu tambem NÃO VOTO PS!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Eu tb não voto PS (o rei dos tachos e o carrasco dos pobres)

    ResponderEliminar
  6. Eu também NÃOOOOO VOTO PS!!!!

    ResponderEliminar
  7. Eu Também NÃOOOOO VOTO PS!!!!

    ResponderEliminar
  8. Mais um Enfermeiro que não vota PS

    http://enfmario.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. Como sempre o enfermeiro lambe botas que esta á espera do tachinho com as calçinhas na mão...É desprezável, se até aqui a carreira existia... MAs entre nós, quem vê caras não vê corações, mas naquele está escarrado o lambe-botas perfeito... SÓ É PENA SER ENFERMEIRO... PODE-SE PASSAR POR CIMA DE TODOS PARA SER COORDENADOR, porque chefe meu amigo existe muitos mas chefiar muito poucos... Ainda dizem que eu é k compro os árbitros!!!!

    ResponderEliminar
  11. em explicação ao anónimo ao qual foi removida a mensagem, apenas foi eliminada por conter nomes.. decidi eliminar todos os nomes de pessoas aqui no blog. mas achei piada

    ResponderEliminar
  12. NÃO ME LEVEM A MAL.......
    EU QUERO SER FELIZ....

    VOU VOTAR PS...
    BAJULAR O CHEFE....
    SER ACESSOR.....
    TER ESPECIALIDADE ...
    FORMAÇÃO CHINESA OU LÁ O QUE ISSO É.....
    E SABER ESCREVER COMO ALGUNS COLEGAS........

    ResponderEliminar
  13. Guilherme sem nomes!!!
    A Directora vota PS e os Coordenadores também.

    ResponderEliminar
  14. Agora para o ramalhete ser completo.. só falta a enfª das maminhas de silicone.. ser chefe outra vez

    ResponderEliminar
  15. Pois eu não voto PS nem PSD. Felizmente há mais opcões com soluções realistas e humanas. Não ignorem quem sempre esteve e está do lado da nossa luta!
    assinado por: "de baixa á caixa"

    ResponderEliminar