terça-feira, 24 de março de 2009

A nossa equipa ruiu


Tenho pena a nossa equipa desmoronou... Ruiu.
A vontade ou o jeito de uns prevalece em detrimento ao desejo, à razão de 50, ou seja toda a equipa de enfermagem. É tudo uma questão de dinheiro, diz-se por ai! Outros dizem que é tudo uma questão de "poleiro". (engraçado dinheiro rima com poleiro... )bom, adiante..
Meus amigos, isto vai acabar por dar tudo ao mesmo! E quem vai pagar?! Quem lá está... ou seja nós. Quero ver quando chegarem as transferências, dois enfermeiros a ir para Braga e para o Porto ao mesmo tempo, expliquem-me senhores do piso 8, como vai ser depois! Acho que vamos ficar pelo apelo... Da Urgência vocês só sabem que fica no piso 2 e pouco mais. Que experiência, que contacto é que têm com a Urgência para tomar uma decisão tão complexa (mas sem sentido neste contexto) como esta?
O espírito de cooperação entre os colegas de OBS e Urg. Geral vai afrouxar, se não extinguir. Acho que já não vai haver aquele: "Vou-te mandar um doente com tudo por fazer!!" "Como!? Também não mandas um doente com tudo por fazer para o Bloco, pois não?! Serviços distintos meu amigo! Desimerda-te! Tu és um dos escolhidos, preferidos do chefe… as rivalidades que se podem formar… a inveja. E quem permitiu tudo isto?
Vai ser bonito... tenho pena... a minha equipa, a minha super-equipa ruiu
Agora dividiram-se, giro não é?... Salve-se quem puder, o barco está a afundar! Uns com receio da esfrega constante, do espaço restrito, escolhem Urg. Geral, outros preferindo a estabilidade escolhem OBS, outros ganham coragem e escolhem chefes, outros gostam de emergência e fogem a sete pés de um OBS que se assemelha a um internamento (rotina), outros nem se pronunciam, indignados, com a (des)esperança que notem nas suas revoltas, no seu descontentamento, outros tentam comprar os chefes, neste caso o chefe, a fugir do que se sabe. Outros dizem que é indiferente, já resignados, vencidos.
Depois há aqueles que escolhem uma coisa, mas calha na rifa a outra, os chefes assim o entenderam... será que o vão justificar?! Agora venham as baixas e mais baixas, já são poucas! Ahhh ! Mas há mais dinheiro, assim paga-se melhor as horas extraordinárias. Venham os pedidos de transferência também, já agora!
Mas o Robin anda por aí a roubar aos ricos para salvar os pobres! Ajuda-me Frade Tuck, João Pequeno... sniff, tou deprimido, sinto-me impotente, estou preso pelas garras do maquiavélico Príncipe João! Será que vem o Rei Ricardo, coração de leão em nossa defesa?!
Por Robin dos Hospitais

12 comentários:

  1. Pois é, e assim se brinca neste hospital a gozar a sorte de alguns!!Colocamos alguns nomes nuns papeis e tiramos a sorte de quem não quer mas tem de ir para OBS! Palhaçada...

    ResponderEliminar
  2. Olá a todos
    Não trabalho no hospital, no entanto, diariamente lido com a equipa da urgencia (continuo a afirmar que á a melhor de todo o hospital) e foi com grande desagrado e desilusão que fiquei a saber da separação da grande familia, A URGENCIA. Não conssigo compreender como é que se tomam este tipo de medidas, só podem vir de alguém que não tem a minima ideia da realidade ou então dá jeito manter dois poleiros na urgencia... E agora como vai ser?? A valvula de escape da urgencia vai ficar bloqueada??... Não percebo, não entendo, não aceito...

    ResponderEliminar
  3. É difícil tecer comentários á luz do que acontece.
    Uns, sorriem!
    Outros,apetece-lhes chorar!
    Outros há que se divertem com o que estão a observar!
    E eu?
    Sorrio pela falta de clareza de ideias na mudança!
    Não choro! não porque um homem nunca chora mas porque gastar água e cloreto de sódio com decisões laboratoriais,não vai servir de nada!
    Não faço disto uma diversão, porque com coisas sérias não se deve brincar!
    O que me resta?
    Trabalhar, tal como a todo o grupo, trabalhar de forma honesta e humilde, porque quem nos procura no SU não o faz por prazer, mas sim porque precisa de nós em momentos de crise da sua vida.
    Somos enfermeiros e como tal vamos comportar-nos.
    Aqueles que se imaginam superiores vão ficar com medalhas de cortiça enquanto nós ficamos com o sentimento do dever cumprido naquilo que é servir dedicadamente todos os cidadões que nos entram portas adentro e se irão sentir seguros nas costas da urgência geral, isto é num Obs digno.
    Para todos nós um poema de Teixeira de Pascoaes, "De Noite"
    DE NOITE



    Quando me deito ao pé da minha dor,

    Minha Noiva-fantasma; e em derredor

    Do meu leito, a penumbra se condensa,

    E já não vejo mais que a noite imensa,

    Ante os meus olhos intimas, acesos,

    Extáticos, surpresos,

    Aparece-me o Reino Espiritual...

    E ali, despido o hábito carnal,

    Tu brincas e passeias; não comigo,

    Mas com a minha dor ... o amor antigo.



    A minha dor está comigoali,

    Como outrora, eu estava ao pé de ti ...



    Se eu fosse a minha dor, com que alegria,

    De novo, a tua face beijaria!



    Mas eu não sou a dor, a dor etérea ...

    Sou a Carne que sofre; esta miséria

    Que no silêncio clama!



    A Sombra, o Corpo doloroso, o Drama ...


    Tenho dito...e não se esqueçam que as ondas morrem na praia...podem morrer felizes, mas morrem...
    Um abraço solidário...

    ResponderEliminar
  4. O bem de uns poucos, são os males de outros, de Muitos outros!

    Preve-se que a Medicina Interna em Ponte de Lima vá acabar nos proximos dias! Por isso, tudo o que é de transferencias para MI, vai ir tudo para Viana. Em ponte fica apenas internamentos. Os doentes vão vir internados de viana para ponte e directos para o Internamento. Os médicos de MI, vão passar a fazer Urgencia em Viana.
    Isto, se nada for feito!

    Estas mudanças ditam o principio, falta saber do quê!!!

    ResponderEliminar
  5. Olá

    É uma vergonha! E nem entendo qual a logica? Não tem cabimento, nem clinico nem a nível de gestão! Essa filosofia de separar uma urgencia que só funciona quando uma equipa tem noção das lides de todas as valencias que ela alberga desde a emergência ao OBS! Essa separação não se aplica em quase hospital nenhum nem mesmo nos maiores, porque raio é q se lembrarm de o aplicar em Viana?

    O que dá é ter uma Sra Directora que so vê Centros de Saude à frente e não tem noção do trabalho complexo e desgastador de uma Urgência, muitas vezes suportado pelo espírito de equipa que nele se gera entre os colegas Enfermeiros...

    Sabem o que dá vontade de fazer? que nós enfermeiros começamos a emperrar a máquina invez de sermos sempre pau para toda a obra! Querem mandar Srs Administradores sem ouvir ninguem? Então aguentem com as dificuldades que vão passar a ter com o enfermeiros e aturem as queixas dos doentes e a comunicação social! Lembrem-se que os vossos cargos são políticos hoje estão lá em cima, amanha estão cá em baixo e a gente não se esquece deste atentados!

    ResponderEliminar
  6. Revolta, é o que sinto!
    Impotencia !
    Indignaçao!
    Tristeza !

    Mas a pergunta que se segue é: e agora??

    o que é que muda ??
    Muda os serviços?, melhores condiçoes fisicas? para os doente e para nós.
    Ou como ja vem sendo norma , nao muda nada, só mudam as equipas de Enfermagem?

    Pois é! As equipas de enfermagem ja estao divididas, "problema " resolvido.... e o resto.., era só este o problema da urgencia?

    Deixem estar, o importante era dividir-nos e isso já está, felicidades....

    ABRAM ALAS.........

    ResponderEliminar
  7. Só posso dizer que não trabalho no SU, e não sei se esta reestruturaçãoestão será positiva ou negativa, mas acho que a direcção podia ter feito as coisas com mais assertividade e englobar a equipa multidisciplinar na discussão e implementação desta enorme mudança.
    Mas tambem estou em desacordo com o Robin quando escreve de como a equipa vai reagir uma contra a outra, porque separada a equipe já estava apartir do momento em existiram dois chefes.
    Tendes o poder da união nas vossas mãos... estar com mesquices só piora o ambiente entre vós!

    ResponderEliminar
  8. Pois é! O mau ambiente no SU é notatório e adensa-se a cada minuto...
    Uma palavra, um gesto, um olhar, é o suficiente para despoletar uma qualquer discussão sem nexo.

    Aqui o Frade Tuck, teve a oportunidade de conhecer a equipa de enfermagem da futura SUB, de Ponte de Lima, a tal que brevemente irá perder a valência da Medicina Interna, pelo menos é o que se fala nos bastidores.

    Sob o régio da sua Chefe esta equipa revelou-se dinámica, muito autónoma, de um profissionalismo tal que me deixou fascinado.

    O convivio entre os enfermeiros, médicos, AAM, porteiros, maqueiros é deveras acolhedor. Uma verdadeira camaradagem. Não faltam jantares e passeioas em comum. Se não acreditam perguntem aos médicos espanhois de triagem geral.

    Ah! muito bem podem roer-se de Inveja.

    Aqui o frade Tuck, já não tem mais o que roer.

    ResponderEliminar
  9. e os doentes? não serão eles os primeiros a pagar a factura? a mim quer me crer q sim.

    ResponderEliminar
  10. CALMA PESSOAL ,VAMOS UNIR ESFORÇOS NO SENTIDO DE QUE NADA E ETERNO.

    É TUDO UMA QUESTÃO DE TEMPO

    TUDO IRÁ SER REPOSTO MAIS TARDE OU MAIS CEDO

    A HISTÓRIA ASSIM O TRANSMITIU........................

    ResponderEliminar
  11. É tudo uma questão de politica caros colegas.
    Antes as Direcções de Enfermagem defendiam os interesses dos profissionais (pois eram eleitas pelos seus pares). Agora tem que segurar o tacho e assim cumprem com o que os Conselhos de Administração ditam e passaram a serem meros executores das politicas economicistas e racionalistas com o objectivo de tirar o que é nosso para dar aos outros! Tirar os suplementos aos contratados para dar aos salários ja milionários de outras classes. Não me importa que ganhem muito esses senhores, mas que mostem trabalho e não tirem o que é MEU por DIREITO.

    Hunter

    ResponderEliminar
  12. Ainda não tive o prazer de conhecer a nossa actual directora, mas pela informação que vai sendo vinculada, as reuniões de serviço com os profissionais apenas tem servido para "impôr" aquilo que já foi delineado pela Sra Directora em backline, não havendo espaço para sugestões nem troca de ideias!
    Tem denotado uma grande falta de conhecimento e de experiência na área hospitalar, e tem garantido "poleiros" aos seus apadrinhados da área da saude publica, atropelando tudo e todos sem o mínimo de escrúpulos

    ResponderEliminar