domingo, 8 de março de 2009

Carta aberta à Sr Enfª Directora


O meu nome é Robin e sou enfermeiro do serviço de urgência.
Quando soube que desejava reunir com os enfermeiros do SU, para escutar as suas opiniões e discutir o que os enfermeiros poderiam fazer para melhorar o serviço, fiquei impressionado, digo-lhe mesmo maravilhado. Nunca ninguém o tinha feito. Falou-se que seria necessária uma mudança, mas toda a gente foi da opinião que a mudança não dependia exclusivamente da enfermagem, a enfermagem, como muitos médicos afirmam, é quem “segura” este serviço de urgência. Mesmo assim alguma coisa teria que mudar nos enfermeiros, fiquei com a sensação que seria obrigatório mudar qualquer coisa, só porque se tinha que mudar. A mudança, Srª directora, é um dos pressupostos de uma boa gestão e eu sei que é isso mesmo que pretende, porque de facto vejo-a com competência, mas garanto-lhe que a mudança nem sempre é benéfica e muito menos o será se a totalidade dos enfermeiros não a deseja.
Passo a explicar, foi dito à equipa que a decisão já estava tomada, era irreversível, aí o tumulto instalou-se… “Então para que é que nos quiseram ouvir?!”, “Afinal já estava tudo decidido!” e os enfermeiros uniram-se e fizeram um documento onde estão claras todas as razões que desacreditam neste projecto.
Esta ideia de separação do SU em unidades funcionais OBS e Urg. Geral, o propósito de tudo isto, é uma ideia muito interessante, mas só quando se construir uma nova urgência, a nova urgência que todos desejamos!! Por enquanto não Srª Directora. Com todo o respeito, ainda não tem a perfeita percepção da realidade desta Urgência, acabou de chegar, vem de outra realidade, apesar de conhecer os seus créditos. E é bom que venham pessoas de fora conhecedoras de outras realidades e com outra mentalidade, mas ainda não conhece a urgência, nunca lá trabalhou, nunca lá passou umas horas seguidas naqueles turnos alucinantes que todos, os que lá estão, conhecem. Não sabe que não há ninguém que deseje ser enfermeiro unicamente do OBS, já para não falar dos que não desejam ficar unicamentamente na urgência geral. Todos querem continuar com a polivalência, que é o que caracteriza um enfermeiro de urgência. O trabalho tornar-se-ia extenuante apenas num sítio em exclusivo. É evidente que tenho em conta que muitas decisões tomadas pelas gestões, em qualquer que seja a área e contra o desejo dos trabalhadores, possam ser muito válidas. Agora quando 100% dos trabalhadores estão contra e apontam justificações é porque alguma coisa não está bem. E afinal de contas somos nós quem lá está, dia a dia, hora a hora, ano após ano.
Por Robin dos Hospitais

10 comentários:

  1. A Sr. Directora sempre gostou de projectos foi o que toda a vida fez e assim è que trepou.
    Quando trabalhava em CSP referia-se ao seu local de trabalho como o meu Centro de Saúde, agora é o meu Hospita. Sr. Directora o Centro de Saúde e o Hospital nunca foi seu, é dos utentes.

    ResponderEliminar
  2. A luta pela dignificação da enfermagem também é tua.

    No dia 13 de Março usa na tua farda uma autocolante ou um papel preso com um alfinete a dizer: EU NÃO VOTO PS.

    No carro no vidro de trás, do lado direito coloca um papela a dizer: ENFERMEIRO? NÃO VOTA PS.

    Divulga esta iniciativa pelos colegas, através de SMS ou e-mail

    ResponderEliminar
  3. Aí está uma atitude que me revolta...
    Gostava de saber o porquê de nos ter perguntado a nossa opiniao, se ja estava tudo decidido...uma vergonha
    ABRAM ALAS

    ResponderEliminar
  4. Pois é! pois é!, não é que o Robin dos hospitais, também esteve presente, ainda que só em espirito, na reunião com a Enfª Directora e o pessoal de enfermagem da UBU-Ponte de LIma!

    Também não sei para que serviu a reunião!!.... afinal estava tudo já decidido. A suposta discussão ficou em casa.

    Eu só gostava de saber como é que uma Enfermeira Chefe dos Centro de Saúde dos Arcos, especialista em Saúde comunitária, chega a ENFERMEIRA DIRECTORA da ULSAM???? que competências é que tem??? para além da prepotência evidente.

    Aqui há história e da grossa. Algo que o Robin dos Hospitais deve investigar.

    ResponderEliminar
  5. Eu também não voto PS.

    ResponderEliminar
  6. e eu digo...
    "a ignorância é muito atrevida"
    desculpem-me mas é verdade...e quem me conhece, sim porque vocês conhecem, este anónimo ignorante que defende os chefes, que respeita quem discorda, que critica quem merece ser criticado, que...desculpa noddy mas não costumo responder a provocações quando sou provocado...
    passem bem mas respeitem-se porque nem todos os textos de anónimos foram postados por mim... entendam a web, estão na idade disso...e ganhar juízo temos que o fazer todos os dias...e todos , incluindo eu...
    admiro-te Guilherme, sabes o que fazes!

    ResponderEliminar
  7. Ó anonimo mentiroso, tu nao me respondes, porque nao tens argumentos, isso sim.
    Mostrei-te alguns comentarios teus e tu engasgate-te, nao foi.
    Vais prai armado em bom samaritano, e a verdade é que nao só defendes os chefes ( o que até pode ser muito nobre), nao.. tu passas é a vida a dizer mal dos colegas que nao opinam como tu.

    Ja te provei isso, uma vez , mas se quiseres posso repetir a proeza, nao custa nada, porque comentarios a dizer mal dos colegas tu tens muitos escritos, sabes ..coisas da net, fica tudo registado.
    Os textos nao foram todos postados por ti?? ai nao ora lê bem e vais ver que sim. Mais se nao queres ser confundido sempre podes arranjar um NICK, por exemplo "mentiroso", esse fica-te bem.
    ABRAM ALAS...

    ResponderEliminar
  8. Do "mentiroso",
    se a ignorância é atrevida a soberba é desmedida.
    referi em tempo que "continuem a escrever "me^^^^^"como estas e digam-me onde é que vocês enfermeiros e colegas meus querem parar"
    Gosto do que fica registado e fica aqui o meu registo por verificar que alguns dos que trabalham ao meu lado no SU (com Maiúscula) têm ficado calados, impávidos e serenos com tudo o que tem passado no nosso meio. É fácil, muito fácil falar, mas nas costas, comer o pão que o diabo amassou vai ser o que nos resta comer nos próximos meses. Eu dirijo, tu diriges, ele dirige, só tens que ser meu amigo PERCEBES NODDY? è assim que ficamos distribuidos e agrupados, não vais ficar no meu grupo e sabes bem porquê, claro que sabes e nem quero ter argumentos para quem no dia a dia come tudo o que lhe dão sem dar a cara como eu tenho dado, mesmo ao teu lado, a abrir alas que alguns como tu não querem aproveitar.Diz-me, a cobardia é uma arma dos não realizados, percebes não percebes Noddy?
    Gostava de ter argumentos para alguns colegas de trabalho que são enfermeiros mas que gostariam de ser DR, sabes bem a que me estou a referir e lamentávelmente no melhor pano cai a nódoa. Diz o DR "este homem está morto", responde o homem "não estou senhor Dr" e responde um pretenso e douto técnico(lamentávelmente meu colega "cale-se, seu ignorante, quem sabe se está vivo ou morto é você ou aqui o sr DR?
    Ass: "mentiroso"

    ResponderEliminar
  9. Caro mentiroso.

    Primeiro nao acho que seja proveitoso manter este dialogo consigo já que nem eu nem o senhor nos vamos entender, verdade, somos mesmo diferentes.
    Portanto será a ultima vez que lhe respondo a respeito deste tema.

    Primeiro os amigos escolhem-se, nao se impoe.Logo nao TENHO de ser seu amigo.

    Sobre o facto de nao ficares no meu grupo de trabalho,nao entendo as tantas sabes mais do que eu.
    Até agora só sei de alguns elementos poucos , muito poucos, mas ainda nao fui convocado. Entao ha duas hipoteses, escolhes tu primeiro, ou eu!

    Outro tema dar a cara..., nao me parece que sejas esse elemento sempre pronto a dar a cara para defenderes os colegas ou as tuas ideias, defenderás(ao menos pelo teor dos teus antigos comentarios) os chefes, ou supervisores.
    Infelizmente no nosso serviço existem poucos enfermeiros que dao a cara nos momentos certos, uns por medo a represalias, outros por inoperancia, e outros por conveniencia.

    Cobardia?? Nao, nao entendo. A arma dos nao realizados... e quem diz isto és tu. Que dizes mal de todos os que nao defendem as mesmas ideias que tu!

    O teu ultimo paragrafo nao me merece comentarios, nem sequer enetndo o porquê da sua existencia, neste post.

    Agora a sério este post fala dessa ordinarice que nos vao fazer. O que me deixa fulo da vida é: porque que nos pediram opiniao se estava tudo decidido??

    Passem bem.

    ABRAM ALAS....

    ResponderEliminar
  10. Falta saber com esta mudança onde é que os enfermeiros vão dormir, em obs não vejo sitio,não podem vir dormir para fora do local de trabalho quem toma conta dos doentes

    ResponderEliminar