quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Mais um ataque a enfermagem...



Estava aqui a ler um email que tem já umas semanas e digo-vos,
Estou indignado, revoltado...
Então não é que o presidente do Sindicato dos Técnicos de Ambulância de Emergência, disse que os enfermeiros "não têm competências nem as habilitações necessárias para fazer parte de uma equipa de ambulância"?!
É incrível... Nós fizemos mal a alguém?! O mundo da saúde cada vez é mais triste, enrolado em mentira e difamação; é a hiper-competitividade, em que as pessoas lançam as mais absurdas acusações sem qualquer base de argumento, para tentar melhorar a sua própria situação.
Querem os TAE's ocupar os lugares dos enfermeiros?!
Até aqui não temos trabalhado em parceria e com frutos?
Quem é que faz a formação dos TAE's?! Não são também os enfermeiros?! O aprendiz volta-se contra o professor..
Como é possível atacarem uma classe (enfermagem), que tem anos de provas dadas em pré-hospitalar, no INEM, nas Corporações de Bombeiros, na formação, etc, etc..
Deixo-vos com as palavras do tal senhor presidente... Para melhor perceber, visitem o site da Fórum enfermagem, que vou adicionar à minha lista de Blogs e afins que vou visitando (na coluna do lado direito)
"Antes de prosseguir, o Presidente do STAE frisou que a defesa da criação da Carreira dos Técnicos de Ambulância de Emergência quer-se que possa incluir também os bombeiros, que tenham formação e desempenhem idênticas funções, dado que actualmente estes são responsáveis por cerca de 65% do auxílio pré-hospitalar prestado.De seguida explicitou que estes técnicos são os únicos que têm competências pré-hospitalares e o INEM é o único que detém ambulâncias profissionais com equipas compostas por estes técnicos. O facto de a carreira não existir origina carência de técnicos devidamente habilitados, pelo que o INEM recorreu à requisição de enfermeiros para suprir as necessidades, sendo que estes não têm as competências nem as habilitações necessárias para fazer parte de uma equipa de ambulância."
G.

20 comentários:

  1. Caro Guilherme:
    Não te preocupes. Essa é uma daquelas noticias que não fazem história. Os TAEs que andam connosco no terreno não partilham dessa opinião. Eles sabem que isso não é verdade. Têm muito respeito e consideração pelo nosso trabalho, assim como nós o temos pelo deles. Sabem o quanto nos ajudamos mutuamente, o valor que o desempenho de cada um de nós tem na mais nobre causa de todas as causas, que é, salvar vidas.
    É claro que quando alguém adquire um estatuto, ou pseudo-estatuto, que lhe permite ser ouvido pelos média, e se por sua vez tem interesses em chegar mais além, então o colon, fica logo ligado ás cordas vocais.
    Tenham juizo... Não se esqueçam que quando dizemos mal de quem nos formou, estamos a dizer mal da nossa formação.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado CSI, tou mais aliviado.. é bom saber que trabalham em equipa e têm respeito e consideração mutuo.
    Gostei do colon ligado as cordas vocais (risos)
    Cuidado é com o "tenham juizo", ainda te confundem.
    Abraço
    G.

    ResponderEliminar
  3. Depois de ler este comentário... o comentário que me merece é: 100 comentários...

    O que importa reter, é que normalmente quem está no terreno não partilha da opinião destes filosofos...

    Força ao pessoal do pré-hospitalar, e tentem não ligar ao que os vossos (nossos) representantes dizem, pois é completa perda de tempo, má influencia, destabilizante... (para usar palavras simpáticas)...

    Porque será que em Portugal, destas figuras, nunca vem algo de construtivo, mas só lhes sai o "fruto" do cólon da boca com interesses obscuros???

    Enfim, perdi 5 minutos da minha vida a comentar a m€Rd@ do comentário deste senhor...

    ResponderEliminar
  4. Bem a minha opinião é de alguem que anda no terreno e aquilo que vejo é que há de tudo... Alguns TAE são bons profissionais como TAE, outros não têm noção das funções que lhe estão atribuídas...Experiência sem um bom conhecimento vale zero... E este é um dos vossos problemas... Devem pensar que porque andam aqui desde 2004, não precisam de mais ninguém na Emergência e isso é um pensamento delirante Se querem mais competências têm de ter mais formação creditada, com avaliações e tudo o que envolve a boa formação...Depois vão um bocado na corrente do seu Sindicato... Que começou logo mal atacando os Profissionais, não respeitando a hierarquia funcional da Instituição desvalorizando a sua classe...Por aí penso que já perceberam que por esse caminho não vão lá... Da minha parte aquilo que vão ter é um profissional, que sabe qual é o seu lugar sempre pronto a tratar o utente e com uma formação crescente seja colaborando com TAE, Enfermeiros, Médicos, Opcem, Bombeiros, Cruz Vermelha, atc... Enfim todos os que fazem parte do Pré-Hospitalar..... Agora não digam que só andamos cá porque não há TAE suficientes... Como penso que deviam saber há TAE´s formados que nã estão a trabalhar porque não há meios para abrir. (ponto final)...:) CSI concordo contigo:)

    ResponderEliminar
  5. Concordo quer com o Guilherme quer com o CSI:)

    ResponderEliminar
  6. Bombeiro 129:
    Os meus parabéns por não teres dito rigorosamente nada de jeito.Está tudo muito confuso, não sei a que te referes, e não sei quem é o senhor que fez a "merda do comentário" com que terminas.
    Já agora deixa-me ensinar-te uma coisa: Os minutos não se perdem na vida. Vivem-se!!

    ResponderEliminar
  7. Caro CSI,
    Acho que o amigo bombeiro 129 se estava a referir ao senhor presidente do sindicato dos TAE's, acho que interpretaste que ele se estaria a referir a ti, mas acho que não. Pelo que vejo aqui todos partilham da mesma ideia: numá área tão vasta como saude/emergencia, há lugar para todos, e cada um tem muito por onde investir para ser bom na sua área

    ResponderEliminar
  8. Ora bem....
    meus amigos.
    Esse senhor do STAE nao é mais que um menino que ta com ideias megalomanas, que vai mudar isto tudo, e ainda por cima acha que vai mudar tudo e a mal.
    Eu já falei com alguns TAE´s e até eles dizem que esse sindicalista nao vai longe.Eles devem lutar por uma carreira. Mas nao deve ser a custa de desclassificar outras carreiras , já estabelecidas.
    Até porque muitos TAEs, estao a tentar ser enfermeiros.
    Portanto é assim : todos no pré sao importantes.
    Eu defendo sempre defendi a profissionalizaçao do pré hospitalar. Porque acho só se pode pedir responsabilidade a profissionais.
    fiquem bem
    P.S. Vocês viram o roubo que aconteceu ontem no Dragao???

    ResponderEliminar
  9. se calhar o arbito tava mal colocado ou tinha alguem à frente e não viu bem o lance... Parabens aos tripeiros por mais um campeonato

    ResponderEliminar
  10. Ó Filipe pelo amor de Deus.... E o roubo que aconteceu há 2 semanas vá tipo Braga/Benfica...:)
    Pois já te esqueces-te...
    :)

    ResponderEliminar
  11. nao esqueçi nada....
    foi ha 1 semana no porto / braga, outro roubo....ahahahah
    doi nao doi, a verdade é uma merda mas é a verdade.

    ResponderEliminar
  12. Calma que ainda falta muito campeonato:)
    E com a Primavera a coisa deve melhorar para o vosso lado... É preciso é ter calma:)

    ResponderEliminar
  13. Só vos digo, ver um jogo de futebol no local onde está o Filipe é do melhor...e então se o arbitro rouba??
    Mas amigos ainda falta muito campeonato...

    ResponderEliminar
  14. Bem este tema anda um bocado esquecido...

    Estou aqui para reportar um Curso a todos os interessados de Cardiologia super intensiva...

    Em 8 horas você pode ler ECG e identificar facilmente um EAM... Brutal... Parece um anuúncio da TV shop mas não é... É um Curso promovido pelo Sindicato dos TAE... para eles... Como eles são muito inteligentes apenas precisam de 8 horas... Enquanto outros menos inteligentes fazem Cursos com 70 horas... É muito nível ou não...

    Peguei neste exemplo para mostrar como é a forma de estar destes "profissionais"...

    Só o facto de pensarem que aquilo lhes dá alguma coisa até me dá medo...
    1- Que certicicação é que isso tem;
    2- É dado por quem... Por um TAE...:)
    3- O que é que vão fazer com isso...:)

    O único meio que vos permite ver como se faz um ECG,e para que serve esse Exame Rápido é uma SIV que é um meio do INEM que vocês são contra e meus caros os vossos colegas que lá trabalham são zero em muitas áreas quanto mais no ECG...

    Vocês são contra mas trabalham lá...

    Em Trauma pensam que por estabilizarem uma cervical estão a salvar alguem... E quando vamos para trauma Grave nem uma aranha sabem colocar, que como sabem é básico...:)

    E se formos falar de patologia médica... Meu Deus...

    Algumas expressões por eles utilizadas:


    Por isso as competências dos TAE´S é saber conduzir e............... acho que me esqueci da outra:)

    Para bem das vitimas que podem ser os vossos amigos ou a vossa familia é bom que os Enfermeiros e os Médicos continuem a tutelar esta área que é um mundo que vocês não têm braços para abraçar...

    Estarei por cá para vos dar mais noticias:)

    Comprimentos:)

    ResponderEliminar
  15. Ola a todos,na minha modesta opinião de tecnico de emergência(TAS),e sem querer defender quem quer que seja,acho que houve um grave erro de comunicação,o dizer que os enfermeiros não tem competênia(conhecimentos)para fazer pré-hospitalar é verdade dependendo da formação que possui,qualquer enfermeiro que acaba a sua licenciatura não tem sequer noção do que é o pré-hospitalar,nem o algorítmo de SBV sabe(arrisva em dizer que nem um médico o sabe),agora se a adquirir tem toda e mesmo mais que qualquer TAS ou TAE,mal seria se assim não fosse,eu costumo dizer que o melhor tecnico de emergência médica e tenho dois amigos nesta situação,é aquele que sendo enfermeiro tirou o curso de TAS,estes sim tem uma capacidade como ninguem,a culpa de certas(des)informações serem assim descritas deve-se em parte ao INEM pagar quase o dobro por um verbete assinado por um TAS do que se for assinado por um enfermeiro.Terminando vos digo,tomara eu na rua em serviço ter um enfermeiro por perto mais não seja para dar duas ampolas de glicose hipertónica a um diabético inconsciente.....um abraço aos TAS e Enfermeiros.
    M.

    ResponderEliminar
  16. "Querem os TAE's ocupar os lugares dos enfermeiros?!"

    Na minha opinião não,sempre que posso saio com um enfermeiro pa guerra mas nem todos.....


    "Quem é que faz a formação dos TAE's?! Não são também os enfermeiros?! O aprendiz volta-se contra o professor.."

    Negativo meu caro,quem faz a formção aos TAS/TAE são médicos;enfermeiros e muitos TAS.

    "Como é possível atacarem uma classe (enfermagem), que tem anos de provas dadas em pré-hospitalar, no INEM, nas Corporações de Bombeiros, na formação, etc, etc.."

    Verdade mas senta qualquer enfermeiro sem formação específica em pré-hospitalar ao meu lado e depois comenta....

    ResponderEliminar
  17. Sr M, o INEM( e eu não pertenço a essa nobre Instituição) para sentar um Enfermeiro á tua beira exige-lhe:
    - Licenciatura em Enfermagem;
    - 6 semanas de Formação ministrada por alguns dos melhores Médicos e Enfermeiros do Pré-Hospitalar (alguns com Mestrados em Catástrofe e essas coisas)... Mais Estágios em SBV, SIV e VMER...

    Da experiência que passei e fiz Estágio nas SBV do Norte com mais saídas, nas situações complicadas pediam-me para dar a opinião... Outros pediam-me para ser Team Leader e eu ajudei sempre, porque o importante são as vítimas...

    Mais... Em SIV Situações em que nos mandam ajudar TAE/TAS para vítimas inconscientes( G=3) e a vitima estava a dormir... Bem, enfim podia estar aqui a noite toda...

    Por isso Sr. M não tenho medo de me sentar á tua beira desde que saibas conduzir e faças aquilo que te pedem...

    Obrigado e Boa noite:)

    É claro que no meio disto tudo há um ou outro que cumpre mas cada vez são menos... Estão mais preocupados em atacar Enfermeiros pois sabem que não têm qualquer hipotese...

    E em vez de se juntarem a eles preferem atacar...

    Mais, são contra o Projecto SIV mas trabalham lá porquê?.... Porque esses meios abriram á beira da casa deles e estão sempre a ver até onde podem ir... Comigo têm uma sorte que nem imaginam...

    E depois dizem mal de tudo e todos incluindo o INEM depois vestem aquele casaco fluorescente e o Torax hipertrofia

    ResponderEliminar
  18. "Pensam que andamos a dormir" e se calhar alguns andam:):)

    Pois é meus amigos Enfermeiros... É verdade que não temos competências para andar numa Ambulância de Emergência... Pois não, de facto numa SBV só podem andar TAE( a maior parte a tirar Licenciaturas em Enfermagem, Cardio-Pneumologia, Radiologia, Fisioterapia, entre outros)...
    No INEM, os Enfermeiros apenas podem trabalhar em meios diferenciados nomeadamente SIV, VMER ou Helicopetero... eeeeeeeeeeeeeee.... Porque será?? Pois porque não temos competência:):):):)
    É por não termos competência é que somos atacados todos os dias...
    Pois não... Mas quando é preciso ir á televisão falar sobre a intervenção em Grandes Catástrofes como a do Irão, quem é que foi convidado... Foi um TAE.... ERRADO... Foi um Enfermeiro que já anda nisto há vinte anos e não há 5 anos como vocês andam em SBV...
    Pois é pensavam que andavamos a dormir mas é garantido que este ano as coisas vão mudar...
    Tudo poderia ter sido diferente se vocês quisessem trabalhar com outros profissionais e não contra eles...
    Agora para além de continuarem na mesma têm vários frupos profissionais que não me parece que vos vão ajudar...Mas vai continuar a atirar areia para s olhos de muita gente...
    Teremos agora de ter cuidado com a nossa Costa e o consequente desaparecimento das nossa dunas:):):):):):)

    ResponderEliminar
  19. E depois quando as verdadeiras catástrofes acontecem uns metem a primeira vitima que encontram e fogem a sete pés para o Hospital com ela (queimadura do braço):):):):):) Enquanto outros tratam quem realmente precisa pois 80% de área corporal queimada é um bocado complicado...

    Depois tentam atacar pois aproveitam os poucos conhecimentos de alguns colegas e a sua insegurança nomeadamente individuos que nem são do nosso país com fraca personalidade e fracos conhecimentos... Pois a Ordem dos Enfermeiros anda em cima e esses vão ser chamados a responder pelos seus actos, bem como outros técnicos que usurpam funções que não são deles...
    Vieram meter-se comigo logo eu que sou ambientalista e a favor das Dunas e das sereias, metade mulher, metade baleias:):):):):)
    Like a bolt, a lightning bolt:):):):):):):)

    ResponderEliminar
  20. Boa noite, entre 1987 e 2004, fui socorrista na US de Viana do Castelo da CVP, frequentemente fiz equipa com enfermeiros, medicos, fisioterapeutas, nas mais diversa operações em que a US parcitipou, e posso-lhes garantir meus amigos todos podemos conviver na cadeia de socorro, mais, ela necessita destes grupos multidisciplinares o importante e que cada grupo saiba os seus limites e até onde vão as suas capacidades para não colidir com as area pertencentes aos restantes.
    Chalangers Trophy; ralie Galp, mundiais de moto cross, enduro e jet Sky, festivais roque de verão, são exemplos de convivência entre as varias classes profissionais e qm que todos certamente apreendemos uns com os outros.
    Evitem as guerras trabalhem em conjunto para o bem comum.
    cpts

    ResponderEliminar