segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Crónicas estapafúrdias vol. IV - Ruídos


Um Serviço de Urgência é um sítio cheio de vida, de movimento, de riso, de choro, de choque, de gestos e por tudo isto, de barulho excessivo. Existe um médico de alta patente, alérgico ao ruído. Quase sempre acorda mal-disposto. Quando é confrontado com mais que um assunto ao mesmo tempo, ou quando começa a ouvir barulho a mais então essa má disposição triplica. Consta que durante a azáfama que é um turno da manhã em OBS terá dito, após o telefone tocar continuamente, Ao 3º toque do telefone, é para atender!!. A Enf. P. respondeu, enquanto se ocupava com a higiene da D. Fátima, com ajuda da Auxiliar D. R., Não vamos parar o que estamos a fazer! E o telefone tocou e tocou...
Outra Doutora, igualmente de alta patente, incomodou-se também com a gargalhada de uma enfermeira. Terá pedido: Srª Enfermeira, não se importa de se rir atrás do armário.
Confesso que também me incomoda um pouco o barulho excessivo, às vezes nem nos apercebemos do ruído que fazemos, principalmente no turno da noite. O bom silêncio, aquele que provoca tranquilidade, é importante para o processo de cura e para o nosso bem-estar. Agora garanto-vos, não vou deixar de fazer o que estava a fazer, para atender um telefone e de certeza que não me vou rir atrás de um armário, até porque já não os há.
G.

22 comentários:

  1. Já ouvi falar em médicos alérgicos ao trabalho e alguns até aos doentes. Agora alérgicos ao barulho é para mim novidade! O ideal seria, quem sabe, morrerem... Diz que debaixo da terra o silêncio é maior que atrás do armário!!!

    ResponderEliminar
  2. Por falar em ruídos, se já durante o dia eles são incomodativos, não só aos ditos doutores da “alta patente”, mas principalmente aos utentes que pelo SU permanecem. Utentes estes, que na maioria das vezes estão de facto doentes e que anseiam pelo tratamento, pelo alivio da dor e também por paz e sossego.
    No turno da noite esta ânsia de silêncio é ainda maior, melhor passa a ser uma necessidade básica, um sono repousante, tranquilo, regenerador. Melhor curativo ou terapêutico como lhe queiram chamar. Ter um sono regenerador num ambiente estranho, numa cama/maca diferente e na situação de doente já é muito difícil, mas agora acrescentem-lhe os seguintes factos:

    1 – Poucos são os que prescrevem a terapêutica sedativa que os doentes habitualmente fazem.

    2 – As luzes permanecem acesas até que o serviço esteja minimamente estabilizado (maior parte das minhas noites cerca da 3 horas, e às 6:30 no mínimo há que começar. Portanto com as luzes apagadas e com menos ruídos, apenas cerca de 3:30 horas por noite)

    3 – É muito rara a noite em que doentes não estejam a descansar numa maca no corredor, e digo descansar de propósito, porque dormir é impossível.

    4 – Basta ter um doente desorientado/agitado no OBS ou no corredor para que nenhum outro possa ter sossego. (Mas como os médicos não estão lá, a noite para eles foi sossegada. No entanto quando por algum motivo tem que vir ao SU, o que é raro, mas por exemplo vem tratar um doente que entre de noite com um EAM, e no OBS um doente que gritou toda a noite lhe perturba o raciocínio, ai sim já existem sedativos, mesmo que não seja seu doente ou sequer da sua especialidade.)

    5 – Camas estranhas! Mas em vez de ter uma almofada dou-lhe um cobertor enrolado ou meia dúzia de lençóis. Para os acamados também!

    6 – Doentes sem motivo para permanecerem em regime de OBS, ou porque o seu estado de saúde está estável e podia passar a noite numa qualquer cama de enfermaria vaga, mesmo que venha a ter alta no dia seguinte, ou porque certos clínicos raramente dão altas, deixam tudo para o colega seguinte.
    OBS significa vigilância mais apertada e não local onde se atiram as pessoas para que amanha venha outra equipe médica dar alta. Se calhar existem nos serviços muitos doentes que por algum motivo descompensaram e deviam vir para OBS.

    7 – Profissionais que não percebem que o descanso é uma necessidade básica e interveniente no processo de cura, e que fazem do SU uma feira, quer de dia quer de noite.

    8 – Algum iluminado teve a brilhante ideia de definir que a reposição dos stocks seria feita no turno da noite. Primeiro fazem-se os internamentos, colocam-se os doentes em OBS ou MACAS e depois vamos lá repor stocks (AAM – Maqueiros). Resultado: Carro de stocks para trás e para a frente, abre e fecha gavetas, atira caixas vazias, Rasga cartões… um barulho infernal. A que horas? Bem principalmente entre as 01 e as 03 da manha, mas por vezes até mais tarde. Pior é de que nada fez para alterar isto e refiro-me directamente aos enfermeiros chefes e director de serviço. Pessoas que sabem cientificamente que o descanso é importante para o bem-estar dos doentes.
    Pois bem nos turnos em que na área onde eu estava, estabilizava o serviço e apagava as luzes antes do stock ter sido reposto, a partir daquele momento também já não o era. Contentes ficavam os maqueiros!!!

    9 – Quantos doentes ficam deitados numa maca, após observação pelo médico de clínica geral, para observação por uma especialidade. Mas não é uma especialidade que só vem pela manhã, é pelos médicos especialistas que estão de presença física no hospital, pediatras, ortopedistas, cirurgiões, internistas …De manhã são muitos os que são observados pelas ditas especialidades e têm alta. Poderiam eles ter sido consultados mais cedo e ter ido dormir a casa. E muitas vezes não estamos a falar de apenas uma, duas ou três horas, mas sim daí para cima. Quantas crianças transferidas dos Centros de Saúde, chegam ao SU após a 01:00 e como não são vistas por pediatria, ficam até de manha a aguarda observação e alta. (Os clínicos gerais não vão dar alta a uma criança referenciada por um colega para uma especialidade, logo fica até de manhã) Isto passa-se exactamente com muitas outras especialidades.

    10 – Não há vagas nos serviços, fica no SU. Esta é uma das afirmações que mais me revolta. Se os corredores dos serviços, por sinal bem mais calmos do que o do SU, não podem acolher doentes em camas ou macas suplementares, porque é que o da Urgência pode? Será melhor para o doente? Creio que não. Porque é que um doente com AVC diagnosticado, deitado numa maca, aguarda uma vaga no corredor do SU e não no corredor de uma Medicina, ou melhor, numa enfermaria vaga em qualquer outro serviço. Pergunto: Terá ele melhor cuidados na maca no corredor do SU? Não porque o SU é um serviço altamente instável. Por vezes vemos o doente quando o deitamos na maca e depois quando passamos para os vestiários para ir embora.

    11 – Falta de recursos humanos: Como é possível colocar apenas um enfermeiro das 23 às 8 horas responsável por duas áreas de trabalho fisicamente distintas e ainda por cima com a maior carga de trabalho. Gostava que explicassem como se eu fosse mesmo burro um enfermeiro, no turno da noite e nos períodos do almoço e jantar dos outros turnos, responsável por: OBS Pediatria; Admissão/tratamentos pediátricos e Admissão de urgência geral!!!! Pior é que os enfermeiros conseguem. Bem já existiram broncas, tais como crianças a convulsivar durante a noite e o enfermeiro está no seu outro posto de trabalho, PCR na admissão que só são detectadas tardiamente ou, com sorte, por algum familiar que vai a correr pedir ajuda. Só é pena que nenhuma destas situações tenham ido parar à TVI, porque aí sim o problema já estava resolvido.
    Neste contexto a falta de recursos humanos, no que me diz mais respeito enfermeiros, faz com que o tempo para que se preparem os doentes para passarem a noite, quer no OBS/MACAS, quer para os S. de Internamento se prolonguem pela noite dentro. É por isso que cada vez mais os serviços de internamento recebam doentes pela noite dentro, por vezes até devem pensar que estamos a gozar com eles!!!
    Todos os dias vemos doentes e seus familiares a suplicar que os despachemos, pois já estão exaustos e só anseiam por uma cama/maca.

    12 – Existem dezenas de outras coisas que perturbam o paz que quem no SU tem que permanecer, deixo estas para que reflictam.

    ResponderEliminar
  3. Exelente comentário, a tua análise aos ruidos está muito completa, partilho a tua opinião. Todos os outros problemas que também referes são infelizmente reais, seria bom que os nossos gestores/chefes/directores/supervisores etccccc, viessem cá ao blog, assim tinham em 12 pontos uma síntese dos principais problemas do SU, aplicáveis também a outros serviços

    ResponderEliminar
  4. E ainda ha quem diga que os enfermeiros nao tem capacidade de analise?????????????
    Daa-sse!!!!
    nem eu escreviria melhor
    muito parabens.
    revejo-me inteiramente
    Abram alas.....................

    ResponderEliminar
  5. Quando eu nasci, já tinham sido inventadas todas as palavras que haviam de salvar o mundo!
    Só faltava ... salvar o mundo!
    Fernando Pessoa

    ResponderEliminar
  6. Nem tanto ao mar nem tanto à terra,
    diz o povo com razão
    quem abre a boca mais erra
    quem cala fica sem pão!

    Falas tu e falo eu
    dizemos asneiras os dois!
    mas só mudamos o mundo
    se der-mos os nomes aos bois!

    A urgência é mesmo assim...
    um mundo de imprevistos!
    mas o que mais me revolta
    é porem-me os olhos "piscos"

    Coragem rapazes, trabalhem
    e deixem-se de queixumes...
    castiguem os vossos chefes,
    com os vossos azedumes!

    Não parem de azucrinar
    tais cabeças eruditas!
    Pressionem sem parar
    e não se deixem ir em "fitas"

    Acabem com os cordeiros,
    que dizem não ter poder
    eles tem que ser os primeiros
    a dizer o que há a fazer!

    Mas, deixo aqui um recado!
    não se isolem na vossa dimensão,
    lutem pela urgência aberta
    aos utentes sem distinção!

    Quando tudo estiver entupido
    com toda a gente a gritar,
    será mais fácil ser ouvido
    por quem nos está a administrar!

    deixem-se de excessos de zelo,
    e o povo deixem entrar,
    podem ter que lhe fugir
    mas muitas serão as vozes para tudo relatar!

    ResponderEliminar
  7. No parente pobre do CHAM, agora ULSAM, os internamentos "aceitam" doentes nos corredores, salas de espera, salas de arrumos, enfim, onde houver espaço para por camas (sem grades, enferrujadas... mas ainda não se lembraram de beliches!)
    Que duas realidades tão diferentes... mas qual a melhor?!

    ResponderEliminar
  8. os "erros" de uma crónica:

    1- há muitos doentes que estão habituados a tomar sedativos, sem serem necessários, porque há aquela mania de prescrição por sintomas e aquela mania de automedicação...não seria mais útil, o acompanhamento do doente por um profissional que tenha tempo para tranquilizar o doente? a psicoterapia!

    2 - luzes acesas ou apagadas? onde estão as "vigílias" ou luz de presença, que até os miudos pequenos gostam de ter para se sentirem seguros? eu gosto de atacar ás escuras mas a luz de presença é suficiente e tranquilizadora!

    3- será que os doentes descansam numa maca? dormir? isso só em casa, porque acho que ninguem fica num SU para dormir! quando um doente dorme sossegado numa maca, ou já não está doente, ou encomendou a alma ao além e espera que o tirem daquela maca HOORRROOOROSAAAAAAAAAAAAAAA!

    4- erro meu, pensei que alguns dos ditos só desciam ao SU pelas 7,59 horas para passar o doente ao colega que entrou às 8,29 horas! é o que faz o "numeros clausos"!

    5- "Camas estranhas"? São todas reguláveis em altura! já sabia que faltam almofadas e realmente confirma-se que ao menos o SU tem stock de cobertores e lençõis para emprestar aos outros serviços de internamento! Ops!!!

    6- Ena Lá! e eu que pensava que OBS não era para acampar! mas é! já sei onde posso montar a tenda...

    7 - a demonstração que quando o edil camarário queria deslocalizar a feira semanal do shopping center Agonia para o shoping center north beach tinha mais alternativas, o Sta Luzia Diseases Center!

    8- Ha! que horror! trabalhar da 1 às 3 horas? e logo no período em que estão mais doentes em standby e menos AAM e menos Maqueiros e menos enfermeiros e raros Drs! Há contudo uma coisa que me preocupa mais, ainda há coisas para repor nos stocks? e eu que pensava que já nem material existia! Curioso! repõe-se de noite e de dia falta! non e vero!
    aos chefes um recado, porque é que o SU não segue os padrões internacionais dos rácios constantes em qualquer dos turnos? será que se aplica a máxima "de noite não quero mais, porque para "descansar" chegam os que lá estão"?
    "trabalhem malandros, que sois menos e quantos menos, mais! Ora bem!

    9- Acho muito bem! a especialidade aos especialistas e as crianças não devem andar fora de casa depois da 1 hora, a essa hora já deviam estar na cama, excepto quando têm que ir a um SU!

    10 - cá no Minho é mesmo assim, fica tudo no hall de entrada, os quartos são só para os amigos e que celeridade a arranjar isolamentos!

    11 - Tambám já estou farto de ouvir essa de colegas que pensam que no SU se brinca aos doentes, quando um doente internado de manhã só chega ao internamento pelas tantas da madrugada! Deve ser problema dos elevadores estarem sempre em manutenção!

    12 - estou em reflexão!

    I......
    IR.....
    IRO....
    IRON...
    IRONI..
    IRONIA.

    ResponderEliminar
  9. Não tem nada a ver com o barulho mas esta...........sim ESTA!!!! tenho que a contar antes que me salta a tampa!!!!!!!!!

    Manhã em OBS = 15 doentes destes 2 ventilados, 2 bipap descompensados, 1 EOT em expontânea, fora o resto... e os mesmos 3 reis magos de costume!!! Estava eu a prestar cuidados de higiene a Dona O. - cama 9, ventilada - com a ajuda da minha aluna quando chega o tecnico de cardiologia D. para a realização de ECG pedidos no SU. Coloca-se junto da Dona A - cama 8 - procura uma ficha para ligar o electrocardiografo, como não encontra à primeira, abra a cortina para o meu lado (sem pedir licença, CLARO!) e aqui também vê as 4 fichas existentes...ocupadas. Surge aqui a brilhante ideia de brincar ao "pim-pom-pum". Mais 1 vez sem pedir, desliga a ficha que teve o azar de ser sorteada e prossegue o rumo normal da sua rotina... Peço então à minha aluna para ver o que o ilustre iluminado tinha desligado.................e SURPRESA !!!!!!!!!!!!!!
    Tão simplesmente desligou o VENTILADOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Brutal!!!!
    Gritei-lhe, oops desculpa!!! chamei-lhe a atenção, ligou-se pronteamente o ventilador. E diz-me ele "qual destas fichas posso desligar?" OBVIAMENTE NENHUMA!!!!....Apenas lhe disse que do outo lado da cama existia uma ficha disponível pois mas isso de ter que se dar a volta à cama com o aparelho atrás de si dá muito trabalho. Pois dá, pois dá!!!!
    E nós aturar idiotas então nem lhe digo!!!

    Já agora mais vale tarde do que nunca...
    Bom 2009 prá todos!!!

    ResponderEliminar
  10. Srs Enfermeiros: Tenho andado atento ao vosso blog que me foi dado a conhecer por uma pessoa amiga, que vos é proxima.Vou-me apercebendo de muitas coisas interessantes que se passam no vosso/nosso hospital. Que bom!! Assim, finalmente é posta a nu uma realidade que é bom que o publico em geral, utentes dessa instituição,seja conhecedor. Sou funcionário de um conhecido restaurante da nossa praça. Lamento o estado em que daqui saem alguns medicos que cá vêm jantar quando estão de serviço no banco de urgencias.......
    Pergunto: É normal ficar quase 3 horas fora do serviço ? É normal consumir bebidas alcoolicas em EXCESSO quando se trabalha com pessoas? Ninguem controla isso? É fácil notar! Até porque alguns têm cara de quem não bebe só ao jantar...Por vezes saem daqui por volta da 1 hora da madrugada. Se calhar são esses que vão acordar os doentes acendendo as luzes, tal como diz o Soldado Raso.Deus nos livre!!!!.... Gostava que isto fosse lido pelos directores. Eles também são cumplices. Bem hajam.

    ResponderEliminar
  11. FORMIGUINHA
    esse senhor que faz os ECG's é um imbecil. entra em OBS nem bom dia nem boa tarde, nao pede autorização para nada, pensa que tá em casa, e é capaz de deixar os doentes destapados

    TASQUEIRO,
    GRANDE BOMBA!! ISTO VAI DAR QUE FALAR
    Abram alas como diz o outro

    ResponderEliminar
  12. Ora aqui está uma análise com pés e cabeça, e depois ainda dizem que os "Enfermeiros não foram feitos para pensar"... Gostei especialmente da do soldado raso, como em tão pouco espaço, consegue sintetizar os problemas do SU, que são tb comuns ao internamento...
    Como sempre o melga tem resposta pra tudo...
    Mas por incrivel que pareça acho que ambos estão correctos.

    Já agora colega essa do ventilador não é única do SU esse sr. dito técnico, faz muitas dessas...

    Bom ano 2009, já vai tarde, mas é de bom grado...

    ResponderEliminar
  13. Onde é o tasco?
    Realmente grande bomba a do Tasqueiro
    Quase adivinho quem seja

    ResponderEliminar
  14. "I have a dream" por sinal gostava de ter resposta pra tudo, mas infelizmente ando fraquinho...
    fiquei inebriado com a vaporização do Tasqueiro, vai pegar fogo o alcool e parece-me que o desemprego pode bater na porta da restauração.

    profissional da saúde não bebe, amigo tasqueiro, desinfecta-se por dentro...

    já agora duas formas de saborear a questão:

    Alcool

    Guilhotinas, pelouros e castelos
    Resvalam longamente em procissão;
    Volteiam-me crepúsculos amarelos,
    Mordidos, doentios de roxidão.

    Batem asas d'auréola aos meus ouvidos,
    Grifam-me sons de côr e de perfumes,
    Ferem-me os olhos turbilhões de gumes,
    Desce-me a alma, sangram-me os sentidos.

    Respiro-me no ar que ao longe vem,
    Da luz que me ilumina participo;
    Quero reunir-me, e todo me dissipo -
    Luto, estrebucho... Em vão! Silvo pra além...

    Corro em volta de mim sem me encontrar...
    Tudo oscila e se abate como espuma...
    Um disco de ouro surge a voltear...
    Fecho os meus olhos com pavor da bruma...

    Que droga foi a que me inoculei?
    Ópio d'inferno em vez de paraíso?...
    Que sortilégio a mim próprio lancei?
    Como é que em dor genial eu me eterizo?

    Nem ópio nem morfina. O que me ardeu,
    Foi alcool mais raro e penetrante:
    É só de mim que eu ando delirante -
    Manhã tão forte que me anoiteceu.

    Mário de Sá-Carneiro, in 'Dispersão'


    ou então:
    Bemdito Sejas

    Bemdito sejas,
    Meu verdadeiro conforto
    E meu verdadeiro amigo!

    Quando a sombra, quando a noite
    Dos altos céus vem descendo,
    A minha dôr,
    Estremecendo, acórda...

    A minha dôr é um leão
    Que lentamente mordendo
    Me devora o coração.

    Canto e chóro amargamente;
    Mas a dôr, indiferente,
    Continúa...

    Então,
    Febríl, quase louco,
    Corro a ti, vinho louvado!
    - E a minha dôr adormece,
    E o leão é socegado.

    Quanto mais bêbo mais dórme:
    Vinho adorado,
    O teu poder é enorme!

    E eu vos digo, almas em chaga,
    Ó almas tristes sangrando:
    Andarei sempre
    Em constante bebedeira!

    Grande vida!

    - Ter o vinho por amante
    E a morte por companheira!

    António Botto, in 'Canções'

    Atirem-se a ele ou ao homem da tasca mas fiquem sempre a saber que, se bebem é porque:

    "O álcool não faz as pessoas fazerem melhor as coisas; ele faz com que elas fiquem menos envergonhadas de fazê-las mal."(William Osler)


    Boa noite e portem-se bem que a gripe anda por aí e é sempre bom não descurar a nossa desinfecção!

    ResponderEliminar
  15. Eh lá.....
    O tasqueiro abriu aí uma brecha do c*ralho
    Muita coragem.
    De certo com algum conhecimento de causa.
    Isto vai pegar fogo...
    Mas "quem diz a verdade nao merece castigo"
    Abram alas........................

    ResponderEliminar
  16. xiiiiiii
    Bebeu? Tramou!
    Você é memo danado pra brincadera seu Tasqueiro,
    Com quanta caipinha terminou o cara que estava bebendo demais?
    Xiiiii
    num diga não seu Tasqueiro vai perder seus clientes
    Beijão pra você seu Guilherme, danado de minino a botar as coisa de fora! num confio muito em você eu axo que tu é ela, a gente se encontra qualquer dia nessa selva de urgência, axo que até leão perde a juba lá, né?

    ResponderEliminar
  17. Ei cara! tudo legau?
    é a selva de facto, mas é o serviço mais pitoresco do hospital! temos leões com e sem juba, hienas, macacos, víboras, koalas, formigas, melgas, vespas, elefantes e até poneis, é uma mixelânea animalesca. Claro que dentro destes apenas só não simpatizo com as hienas, macacos e víboras.

    ResponderEliminar
  18. hummmm... cheira-me a enfermagem

    http:\\seraquesoueu7.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Se há coisa que me irrita verdadeiramente (até os meus fígados se contorcem)é ouvir profissionais de saúde a falar, durante um turno da noite,no mesmo tom de voz com que falam durante o dia. Será tão dificil imaginar que os doentes querem, e precisam do seu merecido descanso? Ou será que partilham daquela máxima, de uma senhora enfermeira chefe, em que disse a um doente (quando este se lamentava que não tinha conseguido descansar)que ele estava no hospital para se tratar e não para DORMIR...
    Uma resposta desmesuradamente ESTÚPIDA.

    A ti Guilherme, independentemente de quem quer que sejas, quero-te agradecer pela iniciativa, pela franqueza das tuas ideias, e acima de tudo, pela tua absoluta sensibilidade.

    ResponderEliminar
  20. olha-me pra esta Og de fígados contorcidos a divagar nos limites da estupidez, é mais um ressabiado com as enfermeiras chefes e que não faz bem ideia do que deve ser um hospital durante a noite, é só apagar luzes, deitar os profissionais e mandar dormir os doentes.
    Mais uma que deve ganhar juízo.

    ResponderEliminar
  21. Provavelmente a Og não vai ter a oportunidade de te responder, mas mais uma vez, é mais forte do que eu, tenho que comentar os teus comentarios infelizes. Quando a enfermeira, que por acaso era chefe, diz que num hospital não é para se dormir, é pra se tratar, é de facto um comentario desmesuradamente estúpido. Não está em causa ser uma enfermeira-chefe, podia ser um médico, um enfermeiro, a Og até podia ter dito apenas enfermeira, porque uma enfermeira chefe é uma enfermeira, mas não disse e daí não deduzo que ela seja uma ressabiada com as enfermeiros chefes.
    Cada vez tenho mais dúvidas se serás enfermeiro, "deitar os profissionais e mandar dormir os doentes"??! Tens a certeza? Uma coisa que os enfermeiros têm é responsabilidade, pelo menos a sua maioria. Dormir?! toda a gente sabe que sim. Também já vi turnos em que ninguem dormiu (turno da noite). Asseguram os cuidados de enfermagem e algumas vezes, outros cuidados que por eles, não deveriam ser assegurados.(O que está mal, mas isso são outras questões) Percebeste o que quis dizer? No teu serviço todos dormem? Não acredito.. No meu não é assim te garanto

    ResponderEliminar
  22. Desde já agradeço a colaboração do Guilherme no seu comentário. Na verdade vou ter a oportunidade de responder ao provável enfermeiro, com uma divagação, tudo menos estúpida (é a minha opinião):
    1 – Sei bem o que se passa num hospital, nomeadamente num turno da noite, pois é desde há uma dúzia de anos que o faço;
    2 – Umas das coisas que muito preso é o respeito pelos outros, sobretudo os fragilizados, como são os doentes, e no contexto do que falamos, para mim, o período de descanso é sagrado;
    3 – Porque já tive várias vezes internada, a exercer o papel de doente, sei bem o desagradável e horroroso que é haver profissionais de saúde (sejam eles querem forem) a falar no mesmo tom de voz com que falam durante o dia (e volto a repeti-lo!);
    4 – Ressabiada com os enfermeiros chefes? Não! De forma alguma. Tive a sorte de ter tido bons chefes, com excepção de um caso menos feliz. Todos eles, como pessoas que são, tinham e têm os seus defeitos, mas continuam a ter todo o meu apreço.
    Num turno da noite, se eu tiver que falar com um outro doente ou com outro profissional, se eu tiver de acender a luz para fazer alguma tarefa ou cuidado, se tiver de abrir as gavetas que estão tudo menos oleadas, fá-lo-ei certamente, mas garanto que o meu ruído em nada é igual ao que faço durante o dia.
    Na verdade, julgo que precisavas de passar uma noite num hospital, em que ouvisses continuamente histórias de vida do pessoal que estivesse a trabalhar, tal como eu ouvi, sem que conseguisse “pregar olho” e logo vias se os teus fígados não se iriam contorcer!
    Na verdade, julgo que o que deve ponderar em cada um de nós, enquanto enfermeiros, (e sem querer ser politicamente correcta) é o respeito e a sensatez pelos doentes que querem e precisam de dormir.

    ResponderEliminar