terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Fórum Sindicatos


O meu amigo colaborador Shadow pediu, eu cumpri ,
Entramos num novo ano e a luta por uma carreira digna na nossa profissão continua acesa. Tenho recebido vários emails sobre o que se vai passando e as notícias não são animadoras. Parece que o Ministério da Saúde continua a evitar os enfermeiros, adiando decisões, divergindo em medidas. A luta vai-se arrastando há já muito tempo, tanto que até já vamos perdendo a noção. Reparo numa maior mobilização, no entanto continuamos muito inertes. Muitos nos queixamos, muitos falamos no incrível movimento dos professores, mas parece que grande parte de nós continua metidinho no seu canto. Muitos ainda não perceberam, que se estiverem informados, unidos e esclarecidos, estão no caminho para fazer tremer o SNS.
Criticamos os sindicatos, a Ordem, mas desses, muitos nem num lado nem no outro, pagam quotas, participam. Compreendo também a frustração, mas é o momento para a deixarmos de parte.
Sendo assim, abro aqui este espaço para o debate em torno de:
Qual a tua opinião sobre o papel dos sindicatos?
Qual a tua opinião sobre o papel da Ordem?
Quais são os pontos emergentes para actuar, na tua opinião?
Quais as soluções?
Aguardo as vossas opiniões
Abraço
G.

5 comentários:

  1. Ontem fui ao Sr. Doutor a uma consulta de rotina porque fiz vários cortes profundos num dedo. Enquanto não desmaiei devido à perda de sangue, reparei que a Enfermeira corta bem melhor dedos que o Sr. Doutor e era bem mais nova. Apoio a vossa causa!

    ResponderEliminar
  2. Caro colega um bom post...
    O sindicato tem um papel diferente da Ordem sendo um o representante do "Poder" e o outro do "Contrapoder". Existem pontos emergentes a debater como é oc aso da carreira e do modelo de desenvolviemnto profissional. É fundamental divulgar a função de cada orgão e envolver cada vez mais os enfermeiros nestas temáticas que dizem respeito a todos. Este e outros espaços de discussão sao fundamentais...
    Recomendo o blog informativo www.enfermeiros-pela-enfermagem.blogspot.com
    Uma vez mais caro colega é um prazer enorme visitar o seu blog.
    Os maiores cumprimentos Shadownight

    ResponderEliminar
  3. O papel da Ordem?
    Ou eu ando distraído e louco ou neste país há pessoas que não compreendem o que as pessoas dizem, ou então não sabem ler.
    Viram o artigo:
    Jornal da Madeira / Ultima Página / 2009-01-18

    "Bastonária esteve na Madeira e garante que existe falta de profissionais"
    «É uma falácia quando se diz que existem enfermeiros a mais». A afirmação é da bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), Maria Augusta Sousa, que esteve ontem no Madeira Shopping para inaugurar uma exposição alusiva aos dez anos da OE. Para comprovar que existe falta de enfermeiros no país, Maria Augusta Sousa sublinha que Portugal está neste momento ainda abaixo do nível dos países da Organização para a Cooperação Económica (OCDE) em 2004 que era de 8,2 enfermeiros por cada mil habitantes. «A manter este ritmo de formação que temos hoje, em 2013 estaremos no nível de 2004 da OCDE», afirmou a responsável. No ano passado, o nosso país tinha uma média de cinco enfermeiros por cada mil habitantes.
    Relativamente à Madeira, a bastonária garante que a situação não é tão «aguda», como em alguns distritos do continente, «mas continua muito abaixo daquilo que deveria ser». Por isso, entende ser positivo o novo concurso para os enfermeiros madeirenses, apesar de referir que a «nível pessoal vem tarde», porque os alunos já acabaram os cursos há algum tempo.
    No que concerne ao duplo emprego, Maria Augusta Sousa explica que só pode ser combatido quando todas as necessidades do país forem supridas. Deste modo, Maria Augusta entende que a questão da política de emprego deve ser estruturada de maneira a que os novos enfermeiros, que todos os anos saem das escolas, possam «progressivamente ir cobrindo as necessidades» do país."

    Somos todos loucos, estúpidos, burros, ignorantes que ninguém nos ouve?
    Realmente estamos mesmo mal quando chegamos a excluir candidatos a concursos de enfermeiros por não apresentarem o certificado de habilitações do 12º ano....

    Para mim a Ordem já disse que devem existir racios de enfermagem seguros, mas alguém nos ouve?


    Oa Sindicatos?
    Muita coisa mal organizada durante os ultimos anos...quando um diz, vamos fazer greve o outro diz, agora não e vice-versa...nunca qiseram entender que a união faz a força....tu és da esquerda eu sou da direita e daí resultaram perdas e destruição do melhor que a carreira tinha...e ponto final, metam a mão na consciência.

    ResponderEliminar
  4. * Papel dos Sindicatos "vs" Papel OE na construção/definição de uma carreira Digna, Articulação das duas instituições;

    * Vantagens de ser ou Não Sindicalizado (tem vantagens fiscais por ex.), Direitos e Deveres; dos Sindicalizados e Não Sindicalizados;

    * Porque é que os Sindicatos não falam a Uma Só Voz em questões Chave relacionadas com Carreira de Enfermagem nos ultimos anos e que ajudou (e se calhar ainda)a dita fragmentação/cisão dos enfermeiros. (deixo a sugestão que em reunião de sindicato nas instituições deveriam estar representantes dos Sindicatos, e porque não tb um representante da OE?!);

    * O porquê do Complemento de Enfermagem e as suas repercurssões (positivas e negativas) e até quando vai-se esperar pelo reconhecimento das competencias adequiridas (e porque não tb monetário);

    * Que alterações vão ter os Enfermeiros com a entrada em vigor do novo Código de Trabalho e alteração do vinculo de "Funcionário Publico" para Contrato de trabalho da Função Publica? E os Enfermeiros com Contrato e CAP, como ficam?

    * Remuneração das horas qualidade (como vai ser para no futuro?);

    * Modelo de Desenvolvimento Profissional, (o Que é, Vantagens,Desvantagens quais as implicações para a Enfermagem);

    * O que é que podemos esperar do sindicatos e que é que os sindicatos podem esperar de nós?

    * A eterna questão dos regimes dos suplementos remuneratórios. A mesma classe profissional, com distintas remunerações - Papel dos sindicatos na negociação;

    * A eterna questão: falta de enfermeiros, o papel do SCD e a tentativa dos CA em adulterar os mesmos para não haver necessidade de contratação de mais enfermeiros (ver comentário no blog do DOUTOR ENFERMEIRO - http://doutorenfermeiro.blogspot.com/2009/01/porque-que-os-enfermeiros-esto.html?showComment=1232541840000#c495582606929906287 ALERTA VERMELHO);

    * Que alterações podemos esperar com a alteração de CHAM para ULS;

    * Subida de escalões, congelada ou não! Os sindicatos dizem que podemos subir, mas a entidade patronal, diz que não! Em que ficamos? O que fazer? Qual a Intervenção dos Sindicatos para ajudar a desbloquear a situação. Podemos recorrer para Tribunal Administrativo?

    * Nova Carreira de Enfermagem, quais as alterações Major e suas implicações para a Enfermagem e respectivo regime remuneratório? (o que está entre linhas).

    Mais haveria a questionar....

    Saudações caros colegas.

    Shadow Cronicles

    ResponderEliminar
  5. Muito bem Guilherme,
    agarraste a ideia das votações, conheço perfeitamente o que se está a passar em termos de projectos para o SU, já votei...tanta invenção meu amigo em coisas que estão mais que inventadas...o que urge é encontrar resposta a problemas estruturais e depois o capital humano de enfermagem dará sempre resposta, se ajustado às necessidades dos utilizadores...por mim deixo correr a tinta, apenas lamento a hipocrisia e a desfaçatez com que algumas pessoas se movem no nosso meio...onde impera o CQC(caia quem caia)
    O futuro vai dar-me razão.
    Desculpa mas este comentário foge um pouco ao post,mas os sindicatos somos nós e a Ordem somos nós...
    Um abraço...

    ResponderEliminar