segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A estrutura dos Serviços de Urgência


Este post vai de encontro à sondagem lançada aqui mesmo ao lado. Consta que hoje aconteceu algo de extraordinário para a equipa de enfermagem do serviço de Urgência. As enumeras lamentações dos elementos da equipa foram finalmente ouvidas por quem tem o poder de decisão – a direcção de enfermagem. Esta, ao que parece, apresentou-se com um estilo inovador, baseado no diálogo, na cooperação e com uma ideia fundamental: MUDANÇA. Parece que todos estavam de acordo que a mudança na urgência é urgente, mas que não depende exclusivamente dos enfermeiros. Ideias interessantes foram debatidas, notou-se optimismo, pelo interesse dos órgãos de gestão de incluir a equipa na tomada de decisões, mas receio pela ideia chave que foi proposta: A equipa de enfermagem ser dividida em duas, OBS /Urgência geral. Este é o espaço para se reflectir sobre os prós e os contras dessa proposta. Pelo que percebi, o objectivo será potencializar cada unidade funcional, tornando OBS e Urgência Geral dois serviços distintos e independentes. Mas será esta uma das soluções?! Não será possível atingir os mesmos objectivos de outra forma?!
Não acredito que metade da equipa deseje ficar única e exclusivamente em OBS e outra metade na Urgência Geral. A equipa ficou de se pronunciar e apresentar projectos. Podem aqui começar a reflexão.
Ate já!
G.

16 comentários:

  1. O projecto pode ter o seu "quê" de interesante, ou pode ser também o grito do Ipiranga.Ou seja uma ideia arrasadora de alguém que pensa que vai morrer ao nascer, e quer deixar uma marca.
    Guilherme,dizes que não acreditas que alguem queira ficar só no OBS, ou só no SU. Como sabes? Já falaste com a malta? Pode ser que tenhas uma surpresa!
    Uma coisa é certa: Se vos deram a possibilidade de dar a vossa opinião, já é uma coisa boa. No meu tempo, sempre que nos pediam opinião, já estava decidido!...
    Reunam-se todos. Nem que seja fora do hospital. Um jantar é um bom pretexto.Levem um bom projecto. Há aí muita gente capaz de o fazer. Eu conheço-vos bem...
    E não se esqueçam que podem voltar finalmente a rezar a um só santo.

    ResponderEliminar
  2. O quê? vão fazer obras nas urgências? Então façam um bar!


    Brevemente vou ter novidades. Andem atentos! Eu também ando.

    ResponderEliminar
  3. Havia uma vez um circo,
    que alegrava sempre o coração,
    um mundo de alegria,
    um mundo de ilusão...
    preparem-se que vai começar a função!
    Milagres nem no céu...
    Ganhem juízo, porque o que vos parece que tem a vossa participação é uma ilusão...está tudo decidido meus caros amigos.Há muito tempo e na sombra de muita gente! Tal e qual como nos bons velhos tempos!
    Boa CSI, vejo que sabes do que falas, um encontro á volta da mesa funciona sempre, é seguir o exemplo de quem vos devia dar o exemplo.
    O Melga que anda por aqui fala em polivalência para o ferfil dos enfermeiros do SU, mas tal como o CSI diz há pessoas que só gostam de trabalhar em obs, tens dúvidas Guilherme?
    Desculpa não responder ás perguntas que me tens feito, mas eu estou aqui só para te aborrecer.
    Grande CSI estás a ver o que eu vejo a curto prazo, um só santo a quem rezar no SU e nesse aspecto nem sempre ganha quem merece....mas que adianta a gente capaz de levar um bom projecto?
    Sempre a cantar,
    sempre a andar,
    mas venham ver o circo...
    Vão ver como vão ganhar juízo Srs Enfermeiros!

    ResponderEliminar
  4. Depois de uma tarde complicada chego a casa e acabo de ler os comentários com muita atenção, especialmente o do anónimo visitante que não nos larga. Está cá para aborrecer!!! mais parece uma carraça.
    Falam em projectos para o SU?
    Podem consultar para ajudar:
    http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/publicacoes/manuais/urgencia.htm

    ResponderEliminar
  5. Santo??? Que Santos??? Não conheco, nem imagino quem sejam...
    A unica coisa que conheço são dois individuos que gostam de lá estar (???) e que fazem tudo para de lá não sair, e se para isso há que alterar 50 postos, então mudem-se, façam-lhes a vontade, o posto é que tem que ser mantido....

    Contra a vontade e "opinião" da equipa há anos esta foi dividida, para melhorar...
    Já olharam bem para a equipa?? Melhor?? Não me parece...
    Agora querem novamente opinião,para tornar a dividir a equipa, para quê??? Para poder dizer que a pediram?? Ou para garantir a sua divisão. Não vá alguém chegar e dizer que esta não tem sentido.
    Nunca teve!!!!

    ResponderEliminar
  6. Chama-se a isto dividir para reinar!!!!
    Mais um numero de circo...
    Os palhaços que entrem em cena...desculpem os enfermeiros...

    ResponderEliminar
  7. Caro anónimo desta vez, pela 1ªVEZ, vou ter que concordar contigo, para minha tristeza. Realmente tudo está decidido. A minha opinião é a mesma que (acho que posso dizer) a totalidade dos meus colegas, ainda não ouvi um que fosse, que achasse esta "política" positiva. Mais uma vez uns pagam pelos erros de outros, mais uma vez fazem-se mudanças contrariando a vontade de quem realmente constitui a equipa. Mas eu estou aqui também para admitir que poderei estar errado e que esta solução vai dar certo. Espero sinceramente que dê certo e que eu esteja errado, porque se estiver errado é sinal que me sinto bem da forma que a urgência brevemente há-de ficar. Como é óbvio o que mais quero é sentir-me bem no meu trabalho, a ver vamos...
    Não me aborreces, pelo contrário... às vezes fazes-me rir, já te agradeci por cá vires, és um assíduo participante e só isso deixa-me feliz, é sinal que mesmo aqueles que não me gramam, têm alguma consideração pelo que eu penso.
    Agora finalmente percebi que não és enfermeiro, cheira-me a médico frustrado por não ter entrado em enfermagem..
    Abraço!!

    ResponderEliminar
  8. Sad very sad! so much sad!
    what im seeing? I dont believe? where is GOD?
    The SKI is so much darkness?
    http://mortesubita.org/jack/jesus-freak/apocrifos/epistola-de-poncio-pilatos/

    Excerto de Relatório de Pilatos enviado a Tibério César sobre o novo personagem que surgiu em Jerusalém


    "E quando ainda o pânico se fazia sentir apareceram alguns mortos que haviam ressucitado, como testemunharam os próprios judeus, e disseram ser Abraão, Isaac, Jacó, os doze patriarcas, Moisés e Job, e, como eles diziam, os primeiros dos que haviam falecido tres mil e quinhentos anos antes. E muitíssimos deles, que eu também pude ver que apareceram fisicamente, lamentavam-se por sua vez, por causa dos judeus, pela prevaricação que estavam cometendo, pela sua perdição e pela perdição de sua lei. O medo do terremoto durou desde a sexta até à nona hora da sexta-feira. E, ao chegar a tarde do primeiro dia da semana, ouviu-se um eco vindo do céu, que por sua vez adquirira um resplendor sete vezes mais vivo que todos os dias. Na terceira hora da noite chegou a aparecer o sol, brilhando mais que nunca e embelezando todo o firmamento. E da mesma forma que no inverno os relâmpagos sobrevêm de repente, assim também apareceram, subitamente alguns varões, excelsos pelas suas vestes e pela sua glória, que tinham vozes semelhantes ao soar de um enorme trovão, dizendo: "Jesus, o que foi crucificado acaba de ressucitar. Levantai do abismo aqueles que estão presos nas profundezas do inferno". E a fenda da terra era tamanha que parecia não ter fundo, já que deixava ver os próprios fundamentos da terra, entre os gritos daqueles que estavam no céu e passeavam fisicamente no meio dos mortos que acabavam de ressuscitar. aquele que deu vida aos mortos e acorrentou o inferno dizia: "Dai este aviso aos meus discípulos: Ele segue à vossa frente até a Galiléia. ali poderão vê-lo"."

    Pilatos existe, pilatos é real, a história repete-se...vou para o cantinhodomelga...
    Não é possível mas é real...das trevas vai renascer a luz, acreditem mas isso só depois do caos, ou seja, do fim do mundo .....da macacada...
    ironia
    sarcasmo
    uma noite dificil!!!

    ResponderEliminar
  9. O que Interessa o interesse de varios profissionais!!??? O que interessa que eles sejam muitos ou poucos, desde que esteja salvaguardado o interesse de alguns ou um, nem que esse passem o dia, o turno a cortar unhas que uma pessoa até tropeça nelas quando trabalha! E nas barbas dos chefes e reponsáveis!
    O que interessa se és bom profissional, desde que alguns passem o dia ou o turno a ler revistas! O que interessa é que esses sempre que omitem uma opinião é levada em conta! Aqueles que lutam diáriamente por serem bons, e que realmente são bons profissionais, para prestarem bons cuidados na miseria de condições que ás vezes temos, esses são CRUCIFICADOS em prol de outras negociatas ocorridas para satisfazer outros intresses #*$%$#$"! Mobilizam-se, crucificam-se bons profissionais para satisfazer aqueles que tudo tiveram, mas pouco o fizeram para o conquistar! Nem que sejam 50!

    Desculpa G, mas hoje estou revoltado e triste com aqueles que nos deviam representar e defender, mas que afinal apenas ......

    Uma revolta silenciosa, mas que vai começar....

    Shadow Cronicles

    ResponderEliminar
  10. Porque não fazem a rodar meio ano em Obs uns elementos e depois rodam... Em alguns serviços de urgência aqui no Norte é prática comum, assim todos rodam.

    ResponderEliminar
  11. poque tem que haver 2 chefes na urgencia!!!!!

    ResponderEliminar
  12. Enviaram-se esta frase do dia!

    "O meu grande sonho, é ser pobre um dia, porque ... ser todos os dias é .. f#$#"#$!"

    ResponderEliminar
  13. Incomodam-te? Pergunto eu.

    ResponderEliminar
  14. o problema nao é os dois chefes.
    O problema é o que se aproveita disso.
    Ter dois chefes, foi uma mudança para melhorar a urgencia , e , o resultado final foi um estrondoso fracasso. Nao se melhorou, dividui-se a equipa, só problemas.
    isto foi dito as chefias, mas ninguem nos ouviu. É pena teriam poupado tempo.
    Agora nao me parece uma soluçao separa o serviço de urgencia do OBS.
    Meus caros, o OBS é a nossa valvula de escape para fazer funcionar a urgencia.
    Se , para internar-mos doente no OBS, precisarmos da assinatura de um médico estamos mesmo f*did**, mas mesmo mesmo.
    Vamos ter doente até ao shopping.
    A nova direcçao quer remodelar. Ouçam os enfermeiros que trabalham no serviço,eles sabem qual a melhor maneira d o fazer.....
    ABRAM ALAS....

    ResponderEliminar
  15. Comentário curto, muito curto...
    Tive oportunidade de comentar em devido tempo que os enfermeiros deviam ser ouvidos na tomada de decisão. Sei que com o decorrer dos tempos os oportunistas foram-se servindo da Enfermagem em vez de servir a Enfermagem (constato com muita pena e comiseração este facto, por isso alguns enfermeiros deitam as mãos na cabeça preocupados com o futuro da carreira de enfermagem, lamento mas não tenho pena dos coveiros que cavaram a própria sepultura).
    Nem todos os enfermeiros estão preparados para a liderança mas o que estão, porque são sinceros e honestos para com a profissão, têm sido irremediàvelmente excluidos fruto dos tempos que cada vez mais se aproximam....
    Fala-se do mérito, quem o tem reconhecido? Pena que os inaptos não se afastem ligeiramente em vez de se colarem aos poderes de ocasião!
    Obrigado anónimo que não se cansa de dizer "ganhem juízo", começo agora a compreender-te e mais vale tarde que nunca...
    Tenho dito... porque para bons entendedores meia palavra basta!

    ResponderEliminar
  16. Anonimo de 1 de FEv as 23h 09
    Este anónimo alem de falta de cabelo na cabeça (é claro, digo eu) do lado de dentro da dita (digo eu) pouco mais deve ter. E em vez de "ganhem juízo" ! … eu digo ganha juízo!!!, e reforma-te que já vais tendo idade, porque podes ficar desamparado e depois o trambolhão vai ser maior.

    ResponderEliminar