segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Euro-milhões dos hospitais


O email que mais vezes tenho recebido esta semana intitula-se: "Quanto vale a nossa administração". Parece que está a circular a alta rotação! Até o Guilherme o recebeu!! Pra quem não teve a oportunidade de o receber pode clicar aqui . Leiam e indignem-se.
No post anterior falou-se dos enfermeiros chefes, agora dos nossos "patrões", que não se pense ser uma perseguição a quem manda. Simplesmente uma constatação de factos, uma exposição de verdades.
Nunca fui a favor da anarquia.. minto.. quando tinha 13 anos usava o pin anarquista... mas não sabia o que aquele A significava.. era radical. Hoje sei que em qualquer grupo, empresa, instituição tem que haver quem mande. Agora há aqueles (muitos) que mandam à maneira antiga, de forma ditatorial e mercantil e existem os outros(poucos) que mandam atendendo às opiniões dos seus trabalhadores/colaboradores, motivando-os, liderando-os, recompensando-os justamente e acima de tudo respeitando-os. Já justifico o porquê de salientar o respeito.

  • Temos administradores de fábricas/empresas que por obra do espírito santo se tornam administradores hospitalares e julgam que continuam a lidar com mercadoria.

  • Temos administradores hospitalares (AH) que acham os enfermeiros dispensáveis e que se estes reclamam muito, haverá outro tantos em lista de espera para os substituir (exemplo disso as tristes declarações off-record de um A.H. , que também muito circularam pela net).

  • Temos AH que acham que um aumento de 40 cêntimos mensais é justo. (H. Particular de Viana do Castelo)

  • Temos AH que, por "castigo", baixam os suplementos a enfermeiros contratados, reduzindo para 25% o valor das horas suplementares; o que significa, para ser mais claro, um ROUBO que ultrapassa os 200 eur. Onde estão os valores de justiça e igualdade supostamente conquistados com o 25 Abril?! (espantados pelo "castigo"?! leiam então esta circular, clicando aqui )

  • Temos AH que justificam este roubo face ao défice do hospital, ou seja os enfermeiros (contratados) são os que saem prejudicados pelos erros sucessivos de administrações passadas.

...podem continuar, se quiserem, pois já me cansei...
... e o pior, é que estas comissões de administradores são constituídas por enfermeiros. Enfermeiros que no passado lutavam pela evolução de enfermagem, lutavam contra a exploração, por melhores salários ou.. aguardavam o desenrolar dessa luta, passando o tempo talvez a.. limpar sapatos.. digo eu.. (hoje também é assim... há quem se mexa e há quem fique à espreita................................)
Enfermeiros que deveriam assumir um papel de defesa, mas pelo contrário mantêm posição de ataque, com reduções de custo a todo custo. Vão competindo para ver qual apresentará os melhores resultados no combate ao défice, isto através de ginásticas e artimanhas desmedidas, por exemplo na mobilização de enfermeiros e execução de horários (meses críticos sobrecarregam os horários sem pagamento de horas extraordinárias, nos meses não críticos, "dispensam", mandando os enfermeiros para casa vários dias seguidos. Nem de uso se classifica, mas sim de abuso.
Enfermeiros que compactuam com o roubo de 200 euros que referi acima, mas que auferem 52.067 euros de remuneração base e 13.389 euros de despesas de representação mais 891 eur de subsídio de refeição (anualmente), ou seja, remuneração base mensal de 3.719,08 eur 14 vezes por ano; despesas de representação de 1.115,72 12 vezes por ano


PAGUEM-ME EM DESPESAS DE REPRESENTAÇÃO POR FAVOR!


Este é o país em crise?! pudera...


Haja respeito! Exijo respeito!

SESSENTA E SEIS MIL E TREZENTOS E QUARENTA E SETE EUROS de rendimento anual??! deve ser um 2º ou 3º prémio do euromilhões anualmente!!

ok.. têm mais anos de serviço, há um investimento curricular (nós todos também investimos e nada..), há o jogo político, o factor C, gerem milhões, etc.. mas porra! nós colaboramos na "gestão" de vidas!! Mais uma vez o $$$$ prevalece.

Querem poupar dinheiro?? perguntem aos enfermeiros como! Todo os dias vejo dinheiro nos hospitais a ser jogado ao lixo. Lanço o desafio, enumerem formas de poupar num hospital. Eu começo com uma: médicos que fazem turnos de 48h?!? Sabem quanto eles ganham nesse fim de semana?! Não sabem?!.. nem eu... mas sei que são uma largas centenas de euros...e se despertam o seu precioso e valioso sono ui ui...
hasta la vitoria, siempre!

44 comentários:

  1. pois é, colega...eu pertenço a esse leque de enfermeiros q recebe menos 200 a 300 euros por mês e já lá vão mais de 2 anos... se querem saber, havia mts sitios onde poderiam poupar dinheiro... poderiam começar por olhar para as escalas dos medicos e verem quem faz fins-de-semana nas Unidades.... Directores de serviço ou medicos mais graduados!!! so aí ja poderiam ser poupados mts $$$$$ ou entao olharem para alguns serviços q têm 2 enf-chefes (como o SU) ou entao ir a Consulta externa e ver quanto enfº-chefes ha la....ou, ou...ou deixo para outros darem exemplos.....
    é verdade que alguns chefes aceitam as opiniões e preferencias dos seus colaboradores... mas ate esses por vezes se esquecem dos trabalhadores....Acham q uma reuniao de serviço q para além de entre outros assuntos se destribuir os turnos criticos da epoca de natal e ano novo é "discutir o sexo dos anjos" e logo a seguir dizem-nos que iremos ter uma reunião para recebermos a nova directora de enfermagem... só me dá vontade de rir.... e depois sou critica! pudera!!!!!
    se uma reuniao, que toda a equipa acha como sendo importante, nao é feita, pq as chefias rotulam como "discutir o sexo dos anjos" a mim é que nao me vao apanhar nas MINHAS HORAS DE DESCANÇO (a que tenho direito) a ir ao hospital para receber uma sra enfªdirectora q irá receber esses montantes q referis-te (ou provavelmente ate mais pq agora os centros de saude tb fazem parte) e q ira passar o Natal e ano novo junto da familia e eu vou continuar a receber mal e p....mente!!!!
    Quandos os chefes n atendem as necessidades de uma equipa tb n podem esperar q a gente compactue com estas faxadas....

    ResponderEliminar
  2. Olá colega! Antes de mais deixa-me felicitar-te pelo teu blog, por este grito por justiça, honra e ética numa profissão tão nobre e que nos últimos tempos atiram para a lama sem hesitar, que agridem diariamente e à qual querem retirar o devido valor! tal como tu sei bem o que é trabalhar num hospital que considera os funcionários contratados como uma classe inferior, ou então não os castigaria com o corte brutal dos suplementos, com os horários carregadíssimos (ah, e com todos os FDS a fazer TT, TMN, NT e outras conjugações maravilhosas!!!) e com um desdém e indeferença que faz-nos sentir como uma escumalha sem valor, que tem de fazer apenas o que lhes manda, sem sequer receber o mesmo que os outros colegas e ainda não reclamar, que com a crise que anda, nunca se sabe...
    É triste de facto comparar números... e ainda dizem que os enfermeiros são da classe média!!! Cá para mim há uns que são da classe alta e eu por cá estou nas lonas, mais baixo só se ficar a receber o rendimento minímo (na realidade estabelecendo a relação carga de trabalho/sobrecarga física e emocional/descontrole do ritmo biológico/ausência quase total de vida familiar e social/vêncimento, acho que quem recebe o rendimento mínimo fica a ganhar em relação a mim!!!).
    Mas enfim, somos altruístas e vamos engolindo tudo em prol de ter um hospital melhor, de reduzir o défice deixado por quem não aprendeu na escola primária a fazer contas e de compensar quem manda em nós e tem tanto, tanto trabalhinho... bla,blá, blá... whiskas saquetas!!! confesso que já me doi a garganta (e não é gripe!) de tanto engolir e sobretudo de ver que tanto esforço homérico pessoal coloca-me num serviço que consegue estar cada vez pior, onde cada vez falta mais material, braços, humanismo, honra, paciência, sentido de equipa, motivação, empenho, apoio, incentivo, alento e a tal maravilhosa interdisciplinariedade (alguém a viu?! se a virem avisem-me que eu também ando à procura há anos!!!)
    Pobre Florence!!! Se ela nos visse agora poria a mão na cabeça e iria perguntar para que raio andou a lutar, trabalhar e sofrer tanto na Crimeia?! Por entre o horror da guerra ela ainda tinha o brilho da lamparina, a esperança e o altruísmo... por entre o horror que é o panorama da saúde hoje em dia só nos resta um brilho apagado nos olhos que é o brio de ser enfermeiro!!!

    ResponderEliminar
  3. Cara 1ª anónima
    O mundo sem crítica era um vazio. Nunca te cales, nunca permitas que te calem
    Obrigado pelas tuas “dicas” para poupar $$ ao hospital. Tenho o desejo de no futuro juntar tudo e enviar à administração e ao Ministério, cobrando uma comissão claro.
    Continuem!!
    Quanto à nova directora, vamos esperar para ver
    Cara 2ª anónima
    Obrigado pelas tuas palavras. Demonstras o ambiente de desmotivação e revolta que vivemos.
    Lamentavelmente a revolta ainda está muito armazenada no nosso pensamento
    Gostei da tua comparação com o rendimento único.. é triste, mas é a verdade

    ResponderEliminar
  4. Margarida Barros disse:
    "Há neste País a ideia de que o 25 de Abril de 1974, trouxe a liberdade responsável nos seus múltiplos aspectos do exercício da cidadania, o respeito pelos Direitos dos Cidadãos, a dignidade do Ser Humano na sua complexa diversidade, o reconhecimento , a competência em vez da manipulação dos poderes, a coerência das tomadas de decisão politica, o mérito e um inúmero de outros preceitos , que se foram diluindo no tempo e jogando em desfavor dos direitos e garantias dos cidadãos .
    As decisões politicas são tanto mais gravosas porquanto alteram as expectativas dos cidadãos, face a um documento sobejamente conhecido como é a Constituição da República Portuguesa, que, se regula os deveres dos cidadãos, prevê também direitos e garantias várias, que a diarreica produção legislativa deste governo tem esquecido .
    Um dos direitos consagrados e que internacionalmente está previsto é o que corresponde à máxima " Trabalho digno, Vida digna " à qual o Governo português parece não ter aderido. Penaliza-se cada vez mais , a mais valia da força do trabalho, o conhecimento parece ser um mero acidente de percurso, que afecta várias grupos profissionais, como por exemplo o dos Enfermeiros deste país, retirando-lhes ou tentando-lhes retirar a identidade sócio-profissional, construída e conquistada há longos anos e cujo percurso foi feito de lutas, de trabalho, de estudo, de investigação .
    Os Enfermeiros deste País merecem respeito, consideração , e reconhecimento pois sem eles, quer queiram quer não, o sistema de saúde não funcionará. Sem eles as politicas de saúde ficarão amputadas na sua essência. Não se pode minimizar ao nível da consciência colectiva , a importância da Enfermagem nos caminhos dos ganhos em saúde, reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde; e negá-los é negar uma verdade evidente .
    O governo que temos, no seu orçamento para 2009 continua a pugnar pelo erro de uma governação ineficaz e ineficiente, continua a estrangular a economia, o poder de compra e continua a destruir a classe média que sustenta as transacções comerciais internas.
    Com um crescimento do Pib em 2009, de 0,6, um défice externo de 11.1 e um endividamento da economia de 100%, uma taxa de desemprego de 7,6 com tendência a subir, só pensa em reduzir o défice público para 2.2 . Este défice público tem descido à custa do incumprimento do governo no que diz respeito à melhoria das condições de vida dos cidadãos que empobrecem dia a dia mais um pouco, e à custa do aumento monstruoso dos impostos directos e indirectos.
    As empresas que negociam com o estado vêm o pagamento efectivar-se tarde e más horas, aumentando assim a ameaça de falências e do consequente desemprego.
    O governo privilegia os gestores ,que de gestão nada percebem e que promovem o desencanto, a desmotivação, o medo, a angústia, a pressão, a sanção negativa, a ameaça.
    Importou modelos de gestão hospitalar que beneficia lobbies á semelhança da origem e que estão obsoletos, descaracterizados e redundam em injustiça quer para os que trabalham , quer para as populações, que , a meu ver terão de garantir os cuidados de saúde na base de seguros que engordarão pressupostamente as seguradoras, deixando os mais desfavorecidos à margem do que é um direito inalienável - A SAÚDE.
    O governo esquece que não é nos lobbies que está o desenvolvimento sustentado, que não é no desemprego que está a garantia do enriquecimento , que não é na miséria que se garante a segurança dos cidadãos, que não é em códigos de trabalho que camufladamente garantem a precariedade do emprego, que está a competitividade. Portugal ao longo do mandato deste governo, baixou 18 lugares no ranking da competitividade, como diz alguém com conhecimento em matéria económica..
    Esta democracia está doente . Enferma de uma avidez aguda do sucesso fácil, à custa do terrorismo laboral. Enferma da incapacidade de absorver a mais valia do conhecimento, desencadeando o desemprego de milhares de licenciados. Esta democracia é gerida por abutres que qualquer dia nem esqueletos terão para roer.
    Nesta democracia o governo não zela pela dignidade do trabalhador, não zela pela segurança dos cidadãos, não zela pelo direito à saúde nem pela qualidade da prestação dos cuidados de saúde, garantindo dotações seguras e ratios condizentes com as reais necessidades das populações.
    Nesta democracia o governo tem vindo a fazer experiências de modelos, de gestão, de ensino, de legislação obsoletos, injustos, devoradores dos dinheiros públicos, para os quais todos nós contribuímos.
    Nesta democracia sonha-se com tudo o que é possível fazer para desacreditar a DEMOCRACIA. Esta democracia está uma farsa que se tem disfarçado de ditadura desavergonhada.
    Nesta democracia o governo premeia os maus gestores de empresas públicas , financiadas por dinheiro público, e penaliza os trabalhadores esforçados, competentes, que exercem a sua actividade com respeito por si mesmos e pelos outros.
    Nesta democracia o governo tem esquecido as regiões do interior que cada vez mais abandonam parcelas significativas deste território, em busca de um futuro, que por cá continuará a ser passado .
    Nesta democracia o governo falta à verdade, não respeita compromissos e doura a máscara de um país e de uma nação sem rumo . Nesta democracia o governo tem esquecido compromissos assumidos em campanha eleitoral com os cidadãos que o elegeram e com os que não o elegeram ; tem esquecido que a riqueza de uma nação está nos recursos humanos que detém e que incentiva; tem esquecido que não basta promover a formação é necessário poder aplicá-la em tempo útil ;
    Nesta democracia uma parte do governo, que é ministério da saúde, encetou pela primeira vez na história da negociação com os sindicatos dos enfermeiros, uma farsa a que a ministra não dá a cara , enviando para a mesa das negociações o seu secretario de estado. Porquê senhora ministra , que de modo diferente dos ou das suas antecessoras na pasta ministerial da saúde, a senhora ministra não está presente nas negociações? Muitos afazeres?
    Os enfermeiros estão cansados de esperar por aquilo a que têm direito: UMA CARREIRA DIGNA PARA TODOS SEM EXCEPÇÃO. Os enfermeiros estão cansados de esperar por remunerações dignas que permitam a tão propalada máxima de " trabalho digno, vida digna". Os enfermeiros estão fartos de esperar por melhores condições de trabalho. Os enfermeiros estão fartos da discriminação. Os enfermeiros estão fartos do terrorismo laboral com que são ternurentamente presenteados no dia a dia. Os enfermeiros estão fartos de fazer horas extraordinárias de borla ou mal pagas.,Os enfermeiros estão fartos da precariedade. Os enfermeiros estão fartos de tanta mentira e de tanta exploração..
    Estamos pelos cabelos com a indefinição do ministério da saúde. Queremos respostas. Exigimos respostas. Temos direito a elas..Somos cidadãos eleitores livres ,que contribuem para o bolo que decididamente é delapidado em nome da democracia. Pobre Democracia que estás tão rota e remendada . Pobre democracia ferida nos seus essenciais valores humanos. Pobre democracia que és vítima da desumanização económica disfarçada de crise global. Pobre democracia em que se esquece que governar é prestar um serviço público de qualidade aos cidadãos e em que se confunde os valores humanos da ciência económica com os mercenários que comem da mesma pia".

    In DoutorEnfermeiro

    ResponderEliminar
  5. Bravo João e Margarida!
    Definitivamente sem ironia, apetece-me aplaudir.
    Uma pequena correcção: parece que agora a negociação é finalmente directamente com a ministra.. como diz a minha avó "vem tarde e mal"
    Então onde está a alternativa política??! Na Manuelinha Ferreira Leite??!! não me parece... ainda vamos todos acabar a votar no Bloco.. ou então no PNR (lol)

    ResponderEliminar
  6. Pois é Guilherme, de cada vez que leio o teu perfil penso se és tu ou eu que alí está, observador,ouvido atento, provocador, justiceiro e isso mesmo, um pateta. Não, não tenho irmão gémeo.
    Peguei na palavra chave "administrador hospitalar" e entrei no profundo do texto e dos comentários que estão postados...li, reli e como provocador apetece-me tecer algumas considerações e colocar pequenas questões para a consideração do povo.
    As empresas qualquer que seja o seu âmbito têm que ter uma administração, mas bater em todo o tipo de administradores é pesado...se são gestores de carreira, não percebem nada de saúde, se chegam de alguma empresa parece que estão a lidar com mercadorias, se são jovens recem formados em gestão são inexperientes, se são médicos deviam estar a consultar doentes, se são enfermeiros deviam olhar em primeiro para os enfermeiros e...lá estamos nós a olhar para o umbigo e a fazer o que os outros não deviam fazer.
    Orgão de gestão tem que existir e os seus membros devem ser devidamente pagos e maldito umbigo, deviam ganhar menos do que aqueles que não dirigem , ainda não percebi desde os meus tempos de anarquista para que é que nós queremos dirigentes a dirigir quem trabalha. Penso que não é o problema dos enfermeiros que estão nas administrações ganharem o que ganham, o problema é porque é que há tratamento diferenciado por exemplo entre aqueles que fazem turnos e tem suplementos de valor diferente.
    Pois é todos sabemos que nas 48 horas que os médicos fazem ganham bem e quantos enfermeiros não gostavam de poder fazer 24 horas seguidas para depois irem trabalhar em part time, o que também retira hipóteses de emprego aos jovens enfermeiros que acabam os cursos, eles não tem emprego, enquanto colegas trabalham em dois e tres locais.
    Pois, os médicos dormem e os enfermeiros nos turnos da noite descansam as pernas, vá lá que as rondas acabaram pelo menos na ULS, porque se existissem, lá tinhamos que desancar nesses outros colegas de profissão denominados chefes. Aquela dos dois chefes no SU conheço e não vejo problema, podia acontecer o mesmo no BO, pelo numero de trabalhadores que lá estão. Na CE há a mais? há outros que chefiam mais que um serviço (Pte Lima)e há serviços com coordenador que não chefe ( Neo) e são precisos chefes? claro que não, nós entendemo-nos todos muito bem...népia...cada um olha para o seu umbigo mais uma vez e pode verificar-se no dia a dia a falta de respeito que muitos tem pelo trabalho dos outros, anarquia sempre e sem regras...uma equipa é constituida por todos e não é o chefe que a determina mas sim a acção que as pessoas têm no dia a dia, nos serviços e junto do mesmo....tenho aprendido muito com os meus chefes e tenho a certeza que alguma coisa devem ter aprendido comigo.
    Depois reparo que há comentários acerca de reunioes que não são feitas mas deviam ser e de outras onde as pessoas dizem que não vão porque se estão de descanso não o fazem!!!!!quem se perturba por ter uma apresentação de uma directora numa dessas reuniões? Não vejo onde está o problema, recebem-na, aproveitem para colocar as vossas dúvidas e sentimentos, se se afastarem depois criticam-na, pois é o caminho mais fácil. È preciso dar a cara meus amigos e cara dá-se no frente a frente.
    Também não percebi o que se passa com os horários nalguns serviços, fazem TT, ou TMN, ou NT, ou MT, ou...ou...ou ao fim de semana ? claro que os chefes , nossos colegas voltam a levar no penacho, deeviam dar FF a todos sem excepção essa coisa que os legisladores inventaram que os enfermeiros devem ter uma F um sábado, ou um Domingo por mês devia acabar e ponto final , a gente quer e mais nada...ou antes greve por tempo indeterminado e fim dos sindicatos , sim que esses só querem as nossas cotas,
    Ah Florence, pois é muita gente esquece-se que tu trabalhavas de borla e horas sem fim aos fim de semana para cuidar dor mutilados da guerra e das epidemias....e motivação não era nenhum chefe que ta dava....pensem nisto e imaginem que amanhã quando chegarem ao local de trabalho sejam os motivadores dos vossos próprios chefes.....piquei e vou voltar.

    ResponderEliminar
  7. 1ª medida: acabar com essa palhaçada dos REC´s ou enfermeiros responsaveis ao centro.Isso é um roubo de igreja. aproveitado pelos seus beneficiarios para fazerem o horario, ou a resolver problemas do seu proprio serviço. Quando ha problemas , a gente telefona para eles e a resposta é : tenta resolver tu; liga entao para a farmacia e faz o pedido; liga para os teus colegas para ver se eles podem fazer o turno; pergunta aos teus colegas se não se importam de seguir que amanha ja se resolve....etc...
    Um gozo. Senhores responsaveis ao Centro, esse é o VOSSO TRABALHO.
    Mais medidas: Fins de semana completos para os medicos de urgencia a ganhar ordenados ultrajantes e claro tudo em horas extraordinarias.Todas seguidinhas para render mais.um escandalo.
    outra medida: responsabilzar directamente as pessoas que tem poder de decisao. Com processos disciplinares e até quem sabe com despedimentos.
    Exemplo, quem pagou pelo erro que na psiquiatria existe uma enfermaria onde a cama nao passa na porta.Quem foi responsabilizado pelo pequeno erro de no que era para ser o laboratorio de urgencia , nao haver agua, .. nem luz..nem havia oportunidadee de colocar as maquinas porque a porta era (mais uma vez) estreita.
    Neste hospital ha muitas pessoas que só fazem asneiras e continuao incolumes nos lugares de decisao. Uma vergonha.
    Outra medida: como é que é possivel que os serviços que dao lucro sao vendidos e muito mal vendidos.sempre em prejuizo do hospital, e em beneficio de terceiros. Se a imagiologia dá lucro ao Dr JCC, porque nao dava ao CHAM. Má gestao.
    Existem mais medidas mas acho que já chega...

    ResponderEliminar
  8. Pois é caro Melga! Sou o anonimo q falou acerca das reuniões... N eu nao tenho nenhum problema em ir a uma reunião para receber um nova directora... Pq ate acho uma formac orrecta de iniciar o seu mandato.... o q me revolta é q nos façam pedidos atras de pedidos e n ouçam o q as equipas lhes dizem.... As chefias têm q perceber q trabalham com 1 grupo de pessoas e q para terem alguma coisa , tb têm q ser capazes de os ouvir..... Acho q n percebes-te bem, se a Sra directaora fosse viesse a uma dessas reuniões q precisamos n haveria problema nenhum, o unico problema é marcarem uma reuniao exclusivamente para a receber...
    E sim conseguis-te picar....
    Só q o nivel de desmotivaçao é tao grande, q a tarefa de "amanhã quando chegarem ao local de trabalho sejam os motivadores dos vossos próprios chefes..." torna-se mt vezes impossivel... Lamento assumir mas estou farta de dar a cara e falar, enquanto q restantes ficam a assistir... Espero voltar a ser um elemento motivador... e este blogue esta-me a despertar essa motivaçao q me tem faltado...
    Abraços, ate breve

    ResponderEliminar
  9. CAROS COLEGAS INTERVENIENTES!
    Gostaria de apelar à vossa imaginação! Se não se quiserem identificar, encontrem uma personagem como o Melga, CSI Viana ou Guilherme, torna tudo muito mais aliciante, curioso e organizado, como calculam

    Caro Melga:
    fico feliz por seres um "zorro, leopardo" no fundo um pateta
    levantas-te uma questao muito interessante "quantos enf não gostariam de fazer 24 h seguidas ?!(...)". Eu, definitivamente não as faria por uma única razão, prezo muito o meu e o dos outros (doentes) bem-estar físico e mental. Agora de facto lamentavelmente muitos são os colegas que preferiam fazer 24h para depois irem para o part time (ou não). Das três uma, ou são super-homens e super-mulheres, ou são conhecedores dos truques do "encosto" à espera que o outro o faça, (ou não) ou então trabalham em serviços género esterilização (uii se a enf. de lá lê isto, ba la que não tenho o mail dela)
    A questão dos part time, penso que não a deves colocar dessa forma. Aturde-me realmente a ideia de conseguir trabalhar em 3 ou 4 ou 5 sítios, mas cada qual sabe da sua vida, desde que o façam (o que não acredito) tudo com a mesma "lucidez"... Porém os nossos jovens desempregados não são os tapa-buracos, eles têm lugar nos nossos serviços, nos nossos hospitais carenciados de milhares de enf... mas percebo a tua posição e de certa forma não deixas de ter razão
    Como anteriormente referi, indo de encontro à tua análise aos chefes e equipas, o chefe, na minha opinião, deveria ser um dinamizador, motivador, coordenador e não mais um prepotente. Devem-se consciencializar da importancia do cargo que desempenham, sem protagonismos e elitismos
    Compreendo a colega renitente à recepção da nova directora, na medida em que espelha literalmente a desmotivação estancada no rosto de todos nós e é legítimo recusar esta reunião quando outras igualmente importantes são recusadas pelo seu superior. Mas mais uma vez concordo contigo e faço NOVO APELO: recebam-na, engraxem-na, exponham os problemas e deêm-lhe o link do nosso blog para ver se ela participa e vê os problemas escancarados sem censura.
    Não percebi a parte dos turnos... ABOMINO turnos a seguir a noites, além de ser ilegal, é como quem "me mata" e agradeço sempre que analisem bem as folgas que tenho aos fins de semana, porque todos temos filhos e netos.
    Seria bom falar no fim dos sindicatos quando todos tivessem um pouco do teu espirito revolucionario. Por enquanto ele ou eles (sindicatos) impreterivelmente têm que manter a força, que, a meu ver, está a ser bem aplicada. Agora com a inercia que se vê na maior parte dos enf. não vamos longe, o(s) sindicato(s) sozinho(s) não vão lá..
    Continua a picar, continua a voltar

    Caro anónimo das 2:19 de 17/11
    concordo pleeeeenamente contigo, REC'S já deviam ter acabado há muito, ou melhor, nem deviam ter começado, ouviu Srª Directora?! é um cargo fantasma para quem gosta de empregos e não de trabalhos.... é mesmo como tu exemplificas
    A questão da infraestruturas é muito bem vista, não confio muito no trabalho do Sr Engenheiro que em tempos chegou a ir ao Brasil. Não sou engenheiro como o Sócrates, mas esse senhor que em tempos chegou a ir ao Brasil não me convençe.
    A questão da Imagiologia é mais uma prova do fracasso das Administraçoes hospitalares
    bjinhos e abraços

    ResponderEliminar
  10. Sei e sinto que mts vezes estamo desmotivados... Para todos os enfermeiros aqui vai um abraço...
    Nunca percam o sentido q vos trouxe para esta nobre profissao

    http://www.youtube.com/watch?v=ZcZYttrE_iY

    ResponderEliminar
  11. Desculpem o anonimato mas vão perceber...não são REC'S são ERC, mais, são colegas nossos que merecem ser respeitados como todos vocês que se sentem obrigados a cumprir funções, certo? ou será que não te vai na alma cara anónima a vontade de seres um dia uma REC'A. Informa-te bem mas olha que os ERC foi chão que deu uvas porque os nossos/vossos colegas chefes de profissão não recebem nem um cêntimo mais, porque as horas estão incluidas nas trinta e cinco horas semanais...os cães ladram e a caravana passa.
    continuem, porque desta forma pode ser que alguns fiquem mais esclarecidos.
    Há quem não queira mas paciencia para esses fica o consolo da descompressão cerebral.
    Estou a gostar da gestão do blog Guilherme.

    ResponderEliminar
  12. Por incrivel que pareça também partilho da vossa angústia.

    Caro Guilherme, provavelmente já nos cruzámos por um desses corredores do CHAM.

    Cumprimentos!

    Nel

    ResponderEliminar
  13. Cara anónima de 18/11, 1:53
    Obrigado pela correcção, é pra veres a atenção que se dá ao rec ou erc..
    Ninguem faltou ao respeito a estes colegas,este é um blog cordial. Provavelmente não são eles os responsaveis por existir este cargo, que na opinião de muitos, mas mesmo muitos, não faz sentido existir.
    Tudo bem que é incluido nas 35h, mas estes colegas seriam possivelmente muito mais úteis nos seus locais de trabalho a apoiar os seus enfermeiros. Portanto a extinção deste cargo, na minha e na de vários, opinião é uma forma de poupar dinheiro e és completamente livre de discordar, mas terás que respeitar, porque este é um blog democrático..
    Mas percebo o teu anonimato..
    É preciso confronto de ideias, por isso volta sempre!!

    ResponderEliminar
  14. Boas!!!
    Acho q todo o problema todo n reside em quanto as nossas chefias e directores recebem.. mas sim no misseravel ordendo que enfermeiros licenciados auferem.... E é revoltante hora para a folha de vencimento e constatarmos que recebemos mais de subsideo de alimentação do que horas suplementes....
    Quanto aos ERC`s é verdade que muitas vezes são os elementos dos serviços que têm que resolver os problemas que surgem... Mas aí parte de cada um de nós, fazermos ver ao ERC q não somos capazes de o fazer...
    Um Abraço

    ResponderEliminar
  15. É a primeira vez que venho a este blog e parece-me que vou voltar. Gostei da forma como o Guilherme comenta, a incentivar os colegas de continuarem...

    Agora desculpem, mas o que são RECs ou ERCs? Isto não se utiliza em todo o lado e portanto!...

    E acerca de: "a mim é que nao me vao apanhar nas MINHAS HORAS DE DESCANÇO (a que tenho direito) a ir ao hospital para receber uma sra enfª directora..." as horas que vamos ao serviço para reunião ou formação, são contabilizadas em horário. Claro que alguns estão fora do turno em que ocorre a reunião, e estarão de descanso ou folga, mas é do interesse de todos a presença da equipa para acerto de procedimentos. Se essas horas fazem parte do horário todos devemos participar, não é?
    Mm

    ResponderEliminar
  16. Olá parabéns por este espaço que desconhecia e que iremos linkar ao Cogitare em Saúde dentro em breve.

    ResponderEliminar
  17. Caro Guilherme.
    As minha sinceras felicitações ao criador deste blog e a todos que nele participam acti-vamente.
    Revejo muitas das minhas ideias aqui expressas, e por isso sou muitas vezes confronta-do com a pergunta, “então és tu o Guilherme do Carmo?”.
    Deixo aqui a minha primeira marca, não apenas a este post, mas a toda a ideologia que neste blog está a ser abordada.
    Não me espanta o orçamento do nosso conselho de administração. Os cargos de res-ponsabilidade devem ser pagos convenientemente. No entanto que me aborrece são as politi-cas por eles emanadas, e que à primeira vista podem ser entendidas como consequência de uma restrição orçamental, mas esta poupança, em alguns custos directos, acarreta a curto médio prazo custos indirectos. Pensem se o mal estar que se vive nos últimos tempos não tem repercussões na recuperação dos nossos doentes? Tem, e mais do que se pensa, mas não é possível medir/quantificar. Cuidados feitos à pressa ou até a omissão deles, facilmente prolon-gam um internamento. E qual é o preço de 1 dia de internamento – enfermaria – UCIM – UCI – OBS. Pior e os danos naquela pessoa? E se fosse eu o doente?
    Em vez de “obrigarem” os “maus” profissionais a ter melhores prestações e aproveitar as potencialidades dos que estavam motivados, não, conseguiram com que os baldas mantives-sem as suas más prestações, e ainda desmotivaram aqueles que estavam dispostos a lutar por um hospital exemplar. GERIR ESTE FENOMENO É, NA MINHA OPINIÃO, TEREFA EXCLUISIVA DOS CARGOS DE CHEFIA. E reconheço que se de facto desempenharem um bom papel devem auferir salários “bons”.
    Sou muito critico em relação a mim e ao que me rodeia, e não pensem que apenas dirijo as minhas críticas à equipe Médica, antes de mais centro-me na minha própria profissão e nas outras sobre as quais temos o papel e dever de orientar. De facto, na minha opinião, o nosso futuro, entenda-se profissão, de nós próprios depende. Devemos exigir o devido respeito e reconhecimento, profissional, social e económico. Mas temos para isso também que corres-ponder com competência e profissionalismo, não podemos ter, como se costuma dizer, telha-dos de vidro”, porque ao atirarmos uma pedra ao vizinho ela pode cair sobre nós. Quero com isto dizer que primeiro temos que estar conscientes da nossa competência e profissionalismo e seguidamente exigi-lo aos que nos rodeiam.
    Srs. Enfermeiros (colegas) deixem-se de:
    • Colocar as folhas para o Sr. Dr. autorizar a permanência no serviço;
    • Colar as etiquetas nas folhas que não vos dizem respeito;
    • Realizar actos e tarefas que não são da vossa competência; (muitas vezes masca-rados com destreza e competência) ECG, GSA …
    • Procurar os utentes para o Sr. Dr. ou para o Sr. Aux., quando eles próprios tem boca e olhos para procurar;
    • Lembrar ao Sr. Dr. que o doente já está à mais de x horas em OBS;
    • Encobrir a ausência de determinados profissionais, quando sabemos que foram todos mas é comer ao mesmo tempo;
    • Preocupar com tarefas/actos/responsabilidades que não nos dizem respeito.

    Focalizemos a nossa atenção em todas as intervenções que apenas de nós dependem e que por vezes são esquecidas ou desvalorizadas face a outras que não nos dizem respeito, por exemplo: Se pensam que alternar posicionamentos num doente acamado é menos importante que fazer gasimetrias, ECG, preparar o campo de pequena cirurgia e as luvas para o Sr. Dr. etc., enganam-se, porque não vai existir mais ninguém a quem a alternância de decúbitos vai lembrar. Ou seja o doente pode ter feito as colheitas todas rapidamente, a GSA, o ECG, a sutu-ra e o penso… mas o facto de não ter sido mobilizado nas 6 horas que permaneceu no serviço, valeu-lhe um ulcera de pressão que leva para casa ou para o internamento. Mas o enfermeiro nunca mais vai saber disso, pois dificilmente se cruze novamente com aquele doente, ou se se cruzar não vai associar aquela úlcera à sua incompetência. No entanto aquela mesma falta de posicionamento vai ser responsável por imenso sofrimento, enormes custos económicos, aumento de morbilidade e até a própria morte, ou pensam que uma úlcera infecta não pode com alguma facilidade transforma-se num quadro séptico?
    Não entendam isto como um bloqueio dos enfermeiros ao trabalho dos outros profissio-nais, mas como uma correcta distribuição de tarefas e responsabilidades, conforme suposta-mente são esperadas.
    Vamos ser exigentes connosco próprios, com o nosso trabalho.
    Vamos depois também ser exigentes com todos os outros que connosco trabalham.
    Documentem, de forma objectiva e irrefutável, tudo o que constitua um obstáculo ao nosso bom desempenho, para que um dia mais tarde não nos venham dizer “… eu não tinha conhecimento.” (Utilizando os meios que a própria instituição tem disponíveis)

    Não podemos ter medo de exigir aquilo a que temos direito, estou-me a lembrar no pagamento de horas extra quando elas foram feitas, mas que por vezes são encostadas no horário para pagamento quando o serviço permitir. Estou-me a lembrar nas mobilizações para outros serviços, sem que seja dado tempo para um integração adequada – Quantos enfermei-ros foram substituir colegas a outros serviço e assumiram a responsabilidade de n doentes sem conhecer minimamente as dinâmicas, regras, métodos de trabalhos, riscos… claro está que somos todos enfermeiros e não tenho a mínima dúvida que qualquer um de nós sabe dar um banho, preparar um antibiótico ou algaliar qualquer que seja o local, mas ser enfermeiro é mui-to mais que executar técnicas. Nós somos responsáveis pela vigilância/gestão de cada doente dentro do hospital. Quando surge qualquer dúvida ou problema, a quem é que o doente/família se dirige primeiro? Quem é o profissional mais próximo do doente? Agora imaginem-se doen-tes – se calhar doentes críticos – a ter perto de vós um enfermeiro totalmente desenquadrado, desmotivado e até desorientado, confiam a vossa vida nas suas mãos, acham que ele será capaz de responder tão eficazmente como um enfermeiro do próprio serviço? Eu acho que não. Mais acham que os colegas que com ele fazem turno tem tempo/motivação para os apoiar/orientar?
    Pois nos últimos tempos (anos) tenho presenciado à política dos enfermeiros tapa bura-cos, um dia/mês aqui, um dia/mês ali. Pior já vi um enfermeiro YYYY a fazer um mês num ser-viço X e no mês seguinte esse elemento volta para o seu serviço e vem outro enfermeiro do mesmo serviço para o continuar a tapar o buraco no serviço X. Desculpem-me o desabafo, mas isto é de loucos. Passado o primeiro mês de dificuldades, e quando o enfermeiro YYY já estava minimamente integrado, trocam por outro!!! Ora vamos lá integrar mais um enfermeiro para fazer outro mês e depois ser substituído. Não admira que tenham sido mal recebidos e sem culpa nenhuma. Aproveito para pedir desculpa a esses colegas pelas vezes em que a minha revolta a eles foi direccionada.
    Tinha milhares de coisas para dizer… mas hoje fica por aqui.
    Tenho manifestado as minhas opiniões com os meus pares e chefes, mas concordo que escrito, as opiniões se tornam mais visíveis.
    Até breve.

    ResponderEliminar
  18. A ideia dos ERC´s foi boa, acho eu, mas a filosofia da mesma é que foi deturpada a partir do momento que quem está destacado para ERC, não resolve os problemas para os quais é contactado e atribiu a responsabilidade da resolução do problema ao enfermeiro responsavel de turno que o contacta! Há chefes que quando estão de ERC fazem trabalho e resolvem problemas de alguns serviços, mas no entanto, outros chefes, Não resolvem e dizem "vê lá como resolves e depois diz-me algo"

    Quanto aos ordenados dos administradores e direcções, Por mim podiam ganhar muito mais do que isso, mas se mostrassem trabalho de qualidade e sem retirar €€€ a uns para dar a contratos milionários que fazem para outras classes (faceis de advinhar quem são).

    O Governo apesar de ser socialista, não o é! É apenas um gestor ecnomicista (mau por sinal) que premeia os seus, apesar de preguiçosos e alguns "vagabundos", sem lar, nem esteira.
    (PS: o nosso ministro das finanças foi eleito como o PIOR ministro da Comunidade Europeia, em 19 ministros, é Obra! Mas de certeza que o socrates o premiou - "Porreiro pá, prémio, é sempre um premio" - sic da RFM, café da manhã de hoje"

    Peço ao Autor do Blog que coloque em Post os curriculos dos administradores da ULS (disponiveis no decreto de lei que dá a conhecer as administrações das ULS´s). Verão que não param muito tempo no mesmo sitio, mudam de lugar sempre que há mudança de cor politica no governo. Por exemplo, um dos elementos da direcção passou da gestão dos CTT para a saúde. Como se "distribuir cartas", fosse a mesma coisa qe fazer gestão de cuidados de saúde. Anda sim a Distribuir job´s e contratos milionários a alguns. Por isso poupa de uns para dar a outros! E se no proximo ano, até os que estão no quandro, tb recebessem apenas os 25% de suplmentos. Esse boato corre na Net!! Já viram quanto iriam poupar, ou melhor, roubar para dar a outros???!!!

    Colega Guilherme, é mais que certo que já nos cruzamos nesses corredores do´s Hospital´s 8são dois não é). Mas apesar de não sabermos ;) quem somos, dou-lhe os parabens pelo blog.

    De um colega Vianense

    Shadow Cronicles

    ResponderEliminar
  19. Boa Noite colegas ENFERMEIROS,
    Não quero discutir qualidade…sim não somos todos iguais, não temos todos os mesmos conhecimentos, somos seres humanos e portanto como tal, acertamos e erramos…e…se… do erro nasce a luz…aprendemos e…aprender até morrer…
    Mas vamos a um comentário. Passo os dias a picar e não é que me tenho sentido picado? Melga idiota, ou antes pateta! Não é que no pior pano cai a nódoa? Pois é meus caros amigos estou irritado, muito irritado, capaz de ferrar tudo o que tem o sangue quente e a ferver e também aqueles amorfos que permanecem como camaleões, constantemente em metamorfose para apanhar os incautos e desfrutar do poleiro. Claro amigo Guilherme, a enfermagem padece de um grande mal, a autofagia…atrai-se, consome-se, destrói-se, lentamente, muito lentamente, penso que nisso não tens dúvidas…passamos tempo demais a retirar poeira dos olhos de quem não quer ver…
    Isto é irritação meu caro Guilherme, será que o problema do CHAM, ou antes, utilizando a terminologia moderna, ULSAM, está nos ERC? Deixem esses “pobres” enfermeiros nossos colegas em paz. Olhemos para nós, será que precisamos deles para dizer que temos uma inundação no serviço? Que a impressora não funciona? Que não temos tinteiros? Que não temos luvas nem fraldas, nem lençóis, nem … nem …nem…que fundiu uma lâmpada numa enfermaria? Que uma visita está a incomodar os outros doentes? ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ. Não me chamem ignorante, eu resolvo isso, não preciso do ERC para isso, certo? Respeito as vossas opiniões, mas por favor eu sou ENFERMEIRO e sei resolver os problemas nos turnos em que estou, umas vezes melhor outras nem por isso, para quê os ERC? Eu bem disse no comentário anterior informem-se…sei que os ERC foram criados à luz do processo KF para AJUDAR a resolver problemas de maior complexidade. Não sabiam? Não compliquem! aqui tenho que atribuir a responsabilidade às chefias que não souberam explicar junto das equipas qual o papel do ERC.
    O problema meus amigos, é que ao contactar os ERC e ouvir dizer “vejam lá como é que podem resolver isso”, essa é uma resposta coerente dos mesmos e o que fica demonstrado é que o pessoal, que está de serviço nos serviços, passe o pleonasmo, é INSUFICIENTE. Esqueçam os ERC para aquilo que os solicitam, consultem-nos por exemplo para esclarecer algum procedimento de enfermagem na área da sua especialidade, porque todos eles são reconhecidos como especialistas pela Ordem dos Enfermeiros, peçam-lhes esclarecimentos na área de enfermagem e não façam deles vossos moços de recados, como muitos maus colegas o fazem.
    Não resolver problemas “minor” no próprio local chama-se falta de recursos porque quando assim não é …é incompetência. Estou irritado já disse! E o pior que podem fazer é ter uma melga irritada…oh colega Shadow Cronicles não me digas que estás á espera que um ENFERMEIRO RC te vá levar as luvas em mão pois não? Sei que há ERC’s humildes que fazem isso. Ou estás à espera que ele telefone para a Farmácia, não estás a perder tempo a ligar para o ERC? Não sabes o número do BIP do pessoal das oficinas que está de permanência? Não sabes? Amanhã pergunta ao teu chefe, se ele te disser liga para o ERC, pensa com os teus botões, será que eu não me posso dar ao trabalho de consultar uma lista telefónica? Faz sentido que esses colegas estejam de permanência sem receber mais nada para chamar Farmácia e Informática que estão de Prevenção? Isto não são funções de Enfermagem, percebes?
    Mobilidade. Vamos falar disso. Há quem goste, sim lamentavelmente já ouvi colegas dizer que assim mudaram umas fraldas, viram umas TA, avaliaram umas glicemias, no trabalho á tarefa sempre se faz menos que trabalhar no nosso serviço onde conhecemos os doentes e temos que fazer mais do que podemos…por falta de recursos. É isso Shadow Cronicles, eu sou avesso a algumas chamadas do ERC, sou avesso a mobilidades pontuais, sou avesso á subversão daquilo que é ser ENFERMEIRO. Mas gostei de te ver por aqui, estás vivo e tens o sangue a ferver, portanto uma picada de Melga não te vai fazer mal.
    Parabéns pela análise Soldado Raso, trabalhar à tarefa é do outro século, fazes uma apreciação 99,9% correcta. Trabalhamos como loucos, mas pior, é deixar que façam de nós loucos. Reparaste que nos serviços de Medicina e Cirurgia está a ser feito um esforço suplementar para conseguir aplicar o SCD e demonstrar que o número de enfermeiros é insuficiente? Perguntem aos vossos chefes se eles não conhecem um documento do Ministério da Saúde onde está relatado um estudo efectuado nos Hospitais onde já se aplica o SCD. Depois, perguntem-lhes se eles sabem qual é o número de (HCN/DI)Horas de Cuidados Necessários por Doente Internado na vossa valência/especialidade. O mesmo vai ter que vos dizer que neste momento o HCN/DI é o mínimo aceitável e, se não vos disser, que o tal estudo diz que o HCN/DI é na maior parte dos casos superior ao máximo aceitável, é porque o vosso chefe não conhece o estudo (o que eu estranho) ou então quer receber alguma medalha de cortiça e enterra a cabeça na areia á espera de um chuto no rabo que o atire para um dos poleiros (que nunca terá porque já estão todos ocupados).
    Vou poisar que começam a faltar as forças…mas volto, enquanto não for apanhado, porque apesar de subsistir onde há pântanos e muito lodo, preferia morrer e renascer amanhã como um profissional a quem é reconhecida a dignidade de o ser. Saberei aplaudir e apoiar quando sentir que as coisas estão a mudar…para melhor, o que não é difícil e já agora a vinda de uma colega do exterior para a nossa comunidade possa trazer algo de novo…como sou crente assim espero e nessa altura poderei transformar as minhas picadas venenosas em inoculações preventivas….maldita irritação
    Deixo-vos por hoje com
    http://www.youtube.com/watch?v=lnlQczM8N5M&feature=related

    My Only
    Goodnight Nurse
    What happened to you and me?
    One moment changed everything
    It's done and there's no way to take it back
    Mistake gave me the pain I never had
    There is no way to justify it so
    Now i breathe in and let it go

    This is the end of everything
    Goodbye my only
    I hang my head and i give in
    Goodbye my only friend

    Part of me I'll never see
    Come visit me in my dreams
    I feel my actions are destroying me
    Deep down below the shallow life I lead
    The pain is mine to keep and call my own
    I'll carry it until i'm gone

    This is the end of everything
    Goodbye my only
    I hang my head and i give in
    Goodbye my only friend

    I cant forgive myself that i let go
    My life is worth no more than yours i know

    This is the end of everything
    Goodbye my only
    I hang my head and i give in
    Goodbye my only friend

    ResponderEliminar
  20. Balanço,
    MG, mérito, dura, algo vingativa
    LS, uma Enfermeira, pena que tenha saido tão mal
    RO, sensível, voluntariosa, afastada por quem está afastado
    FM, político, sensível, absorvido pelo sistema
    CS, huum!!! quer dizer!!! em balanço
    CF, sensível, é cedo demais pra comentar
    Perceberam?

    ResponderEliminar
  21. "oh colega Shadow Cronicles não me digas que estás á espera que um ENFERMEIRO RC te vá levar as luvas em mão pois não?"

    Colega Melga, pessoalmente não preciso do ERC para me ilucidar daquilo que me pertence como enfermeiro! Não o contacto por isso!!

    " Olhemos para nós, será que precisamos deles para dizer que temos uma inundação no serviço? Que a impressora não funciona? Que não temos tinteiros? Que não temos luvas nem fraldas, nem lençóis, nem … nem …nem…que fundiu uma lâmpada numa enfermaria? Que uma visita está a incomodar os outros doentes? "

    Em Ponte de Lima, resolvemos isso, não contactamos o ERC. Não faz parte das funções dele!

    "Ou estás à espera que ele telefone para a Farmácia, não estás a perder tempo a ligar para o ERC? Não sabes o número do BIP do pessoal das oficinas que está de permanência? Não sabes? Amanhã pergunta ao teu chefe, se ele te disser liga para o ERC, pensa com os teus botões, será que eu não me posso dar ao trabalho de consultar uma lista telefónica? Faz sentido que esses colegas estejam de permanência sem receber mais nada para chamar Farmácia e Informática que estão de Prevenção? Isto não são funções de Enfermagem, percebes?"

    Essa lista telefonica funciona direitinho, em Viana, Mas em Ponte de Lima, não temos farmácia 24 h/dia, não temos informatica 24h/dia, não temos oficinas 24h/dia. Não temos outras que funcionam 24 horas por dia. A Enfermagem, sim funciona 24 horas por dia!
    A indicação que temos dos nossos chefes é: "Telefonem para o ERC para ele encaminhar a chamada e resolver o problema!" è preciso medicação (experimente não ter hidrocortisona ou lasix num hospital e ter doentes instáveis a necessitar dessa medicação), temos que ligar ao ERC para ele providenciar o transporte, porque senão, sem ordem dele não o há! Agora para assuntos de oficina, ligamos para o eng. e NUNCA para o ERC. Temos falta de pessoal. Temos que ligar para o REC para ele autorizar chamar em Horas extras, Temos falta de material (dado que o armazem tem horas de abertura e fecho e os sotck´s são muito limitados, entre outras coisas.... Apesar de sermos a mesma instituição, são realidades distintas.

    Recentemente a Demissionaria Enf.ª Directora mandou uma circular para os serviços a relembrar as funções do ERC (que era inicialmente ajudar a resolver problemas de grande complexidade, posteriormente acrescentaram a de logistica e outras), dada a contestação que houve ao ERC.

    "Mas gostei de te ver por aqui, estás vivo e tens o sangue a ferver, portanto uma picada de Melga não te vai fazer mal."

    Tenho pena que não tenha percebido o conteúdo da minha mensagem. Não sou contra os ERC´s. Sou contra a actual, que é quase essencialmente logistica. As funções deles foram deturpadas, agora por culpa de quem?

    Picou-me mas, o seu veneno não me afecta! :))

    Saudações colega Melga.

    Shadow Cronicles

    ResponderEliminar
  22. se te consola, pensa que, pelo menos, não receberam prémios de desempenho ou productividade (não sei qual a designação correcta, mas no CHAM ainda não vi a aplicação prática destes conceitos TÃO abstractos, portanto...)

    ResponderEliminar
  23. A primeira interesante discussão deste blog sobre o tema ERC, (enfermeiro responsavel ao centro - pra colega que não conhecia)animada por "shadow cronicles" e "Melga".
    Penso que estamos de acordo ao concluir que as funções do ERC foram "deturpadas". Sou da opinião de facto, que há n coisas que devem ser resolvidas pelo próprio serviço através do responsável de turno, mas para isso é necessário atribuir-lhe mais poder, mais independência e fundamentalmente mais tempo, porque em turnos complicados, como muitos o são, estes colegas estão ocupados com os utentes, não havendo tempo para burocracias .
    Percebi agora alguma utilidade que o ERC terá no apoio a P. Lima, em casos como os mencionados pelo Shadow cronicles no penúltimo comentário.
    Agora a imagem que seguramente a maior parte dos colegas têm do ERC é de inutilidade... que não haja dúvidas sobre isso, doa a quem doer.. Que repensem as suas funções, senão continuem sentados a fazer os horários e resolver problemas do próprio serviço.

    ResponderEliminar
  24. MG, LS, RO, FM, CS??! acho que percebi apenas o RO e o CS.. e se assim for, acho que tens que conhecer melhor as pessoas, as aparências por vezes iludem..

    ResponderEliminar
  25. Cara anonima de MG,LS,RO,FM,CS...
    Bem se é q te estas a refereior as ex-directoras de enfermagem do hospital de viana (HSL;CHAM e todos os nomes q ja teve e tem), eu so da geração do mandato da RO (se for o q penso sera Rosa Olivia) e na minha humilde opiniao, o desanimo e toda esta insatisfação pelo qual a maioria dos enfermeiros vivemos, surgiram no mandato do sr director FM...
    foi nessa altura q surgiram as equipas moveis- o q ganhamos com isso??? INSATISFAÇAO tanto dos colegas q faziam parte dessa equipa como por parte dos colegas dos serviços...
    depois vêm as FORMAÇOES de carater obrigatório, o q nos transmite,desanimo as nossas necessiades ja n sao necessarias, e reparem o DEP tem ennfermeiro..
    E depois vem a fase da ACREDITAÇAO... e o q acontece querem mudar o q ate os destraidos reparam, riscos no chao, portas corta fogo etc etc, mas esqueceram-se que para serem acreditados é preciso mais q isso...EU n ACREDITO....os estrangeiros tb NAO ACREDITAM...Acordem mts vezes nao temos material essencial para trabalhar....
    Depois os cortes nas HORAS SUPLEMENTARES dos contratados...
    Bem de uma forma grosseira posso opinar q a gestao do sr FM trouxe a desmotivaçao aos enfermeiros.....
    desculpem se melindrei alguem, mas este é 1 blog democratico

    ResponderEliminar
  26. "...Agora a imagem que seguramente a maior parte dos colegas têm do ERC é de inutili-dade... " (Guilherme do Carmo)

    Não posso deixar de concordar com esta afirmação, embora entenda que até posso estar errado. Mas para que, este possível erro, deixe de existir gostaria de deixar um pedido em nome de todos os enfermeiros rasos que não estiveram por dentro da verdadeira ideologia da função do ERC.
    SOLICITO, A QUEM SE ACHE CAPAZ DE O FAZER, EXPOR O QUE REALMENTE DEVE SER ESPERADO DO ERC.
    QUAIS AS SUAS VERDADEIRA FUNÇÕES?
    QUAIS AS VANTAGENS PARA A INSTITUIÇÃO E OU A ENFERMAGEM?

    Talvez depois de esclarecidos, possamos aceitar melhor determinadas decisões e até, quem sabe, colaborar no sentido de dar ao ERC a sua verdadeira função.

    Já lá vai o tempo em que uma indicação de um superior era uma ordem inquestionável, nós somos soldados rasos mas não somos anaencéfalos, temos cabeça própria e neurónios. Se de facto concordo que tem que existir uma linha hierárquica a respeitar, ela deve ser regu-ladora e não ditatorial. Nós cumprimos melhor o que nos é pedido se o entendermos como lógico, útil e necessário, e não porque “eu quero posso e mando”.
    O respeito a ordem do tipo “…vocês fazem por sou eu que mando…” é um respeito falso, que só existe enquanto o funcionário se sente observado, ou seja, cerca de 1/3 dos dias úteis.
    Longe de mim, soldado raso, querer ensinar o “padre nosso ao vigário”, mas é assim que eu vejo a questão.

    ResponderEliminar
  27. Brilhante, cheguei onde queria, não, não somos patetas Guilherme!
    Somos Enfermeiros, e o que concluímos? A culpa do estado da Enfermagem na ULSAM, melhor no Sta Luzia, é dos enfermeiros chefes, é dos enfermeiros ERC, é dos enfermeiros que….não vos disse, autofagia meus amigos, AUTOFAGIA. Sei que como Melga não serei totalmente entendido, sei que também não vos vou compreender completamente, mas o meu papel é picar, por isso sou Melga, crescida, adulta e capaz de picar os amigos e tenho muitos, seeeeeeeeeeee tenho e não sou convencido, pratico a amizade, pura, nua e crua. Tudo na vida tem uma explicação e não é que me apetece picar ainda mais os meus colegas de profissão? Peço-vos no entanto que entendam que prezo a união, que gostaria de ver o respeito sobrepor-se às vontades pessoais, sei o que é a DEMOCRACIA porque cresci numa família, vítima do antes do 25 de Abril de 1974, sei o que eram as ameaças de ir passar a noite nos calabouços porque familiares tinham ideias diferentes do poder de então. Voo á vontade e pico à vontade, sem maldade e com sinceridade e permito-me ter ideias diferentes e aceito ideias diferentes.
    Shadow Cronicles, colega anónimo de 19/11 19:08, não me trate por você, faz-me sentir pesado e sem força para voar, somos colegas, não? Ora aí está uma dificuldade que se instituiu no nosso meio, muita diplomacia. Verifico que estás em Ponte de Lima, que aprecio e muito estimo. Viana também não tem Farmácia e Informática 24 horas, até só tem duas horas para atendimento dos serviços por dia, a não ser que seja urgente…pois…oficinas 24 horas? Onde em Viana? se houver inundação vem o electricista para fechar os passadores…da água…pois…custa-me sentir que por vezes não tenhas hidrocortisona ou furosemida, ou…ou..ou…sei que faltam coisas por aí…já te questionaste porquê? E pedir aos porteiros para avisar quando vier uma ambulância que passe por Ponte de Lima para levar os medicamentos , será que isso é serviço de Enfermagem? Para quê ter um ERC para dar essa ordem?
    São realidades distintas colega e diria eu absolutamente desnecessárias. Passamos o tempo a atacar-nos uns aos outros quando no fundo são seres, que não enfermeiros, que criam todos esses esquemas para enfermeiro cumprir…
    Informa-te bem ou então não disfarces tanto, porque não foi a Demissionária (ou antes demitida, ou antes não escolhida) Directora que mandou a circular a relembrar funções, ou antes, mandou a circular mas foi para explicar que o problema dos $$$$não era verdadeiro face a denuncias anónimas que surgiram no CHAM…certo? Porque é que surgiu o ERC? Porquê? Eu sei!! Informei-me! Até às 24 funcionava e depois entre as 24 e as oito horas da manhã existiram algum tempo responsáveis á chamada!!! Será que alguém os chamou? Termino a minha apreciação dizendo que ninguém deturpou funções, seria fácil dizer que foram os próprios ERC ou todos nós, o ERC nasceu já com funções deturpadas.
    Guilherme, achas que os ERC não devem fazer os horários sentados? Se não fizerem nesse turno, vão ter que o fazer no outro, a não ser que o façam em casa. Discordamos neste aspecto, ou não?
    “o seu veneno não me afecta” como assim? Imaginas-me aqui a envenenar quem quer que seja? Errado, repara que eu disse que preferia morrer para ver nascer num novo dia, que nos confira RESPEITO e DIGNIDADE como ENFERMEIROS. Um abraço ou um beijo pra ti conforme a preferência  : ) ) )*
    Não sei se o anónimo seguinte ainda é o colega Shadow Cronicles, por isso comungo da ideia do Guilherme, uma identificação facilita a compreensão. Prémios de desempenho e/ou de produtividade, existem mas não são para enfermeiros, alguém recebeu…sabe-se quem.
    O ERC até pode existir, mas não se aflijam mais, o problema no que concerne à enfermagem é que há falta de recursos humanos nos serviços. Têm dúvidas? Aguardem para ver, que melhores tempos virão apesar do plano estratégico da ULSAM prever crescimento zero para recursos humanos. Tenham calma!
    MG,LS,RO,FM,CS, CF, percebi o anónimo e apetece-me picar. Grande Robin dos hospitais, as aparências iludem e de que maneira, a quem o dizes. Sabes que a forma como vemos os outros é afectada pela nossa forma de ver, pela nossa receptividade ao outro, pela forma como o outro nos vê, etc, e essa coisa muito importante dos princípios da comunicação.
    Em relação á apreciação do anónimo eu não retiro nenhum adjectivo nem altero nenhuma frase mas, acrescentaria:
    MG- sem papas na língua para se impor perante Administradores Hospitalares(HA), o que não acontece agora, amiga dos amigos
    LS – Uma ENFERMEIRA, atenta, de espada em riste para cortar a direito, conseguiu que todos os serviços vissem os rácios de enfermagem alterados para níveis mais consentâneos com as boas práticas de Enfermagem, nunca perdoou traições, não resistiu às pressões de AH
    RO – eleita pelos pares, não resistiu á asfixia do AH, traída por alguns dos próprios pares derrotados nas eleições, vítima de jogos duplos
    FM- reconhecedor do trabalho dos enfermeiros, não fosse o mesmo um Enfermeiro Graduado, o que vem demonstrar que nem todos os chefes/supervisores, serão as melhores opções, político oriundo de um partido minoritário, portanto, vítima de outras opções políticas maioritárias
    CS – em balanço aparentemente negativo, foi desaparecendo como o anterior por causa das opções
    CF – sensível para os défices de enfermeiros, conhecedora do terreno mas com cautelas, porque sabe que o terreno está minado, é mais uma opção, resistirá?
    Glosa, permite-me discordar e picar-te um pouco. Não atires as culpas da equipe móvel para cima do FM, ele era o director…só que tinha adjuntos…e alguns estão a passar incólumes…que santinhos que eles são…é verdade. O FM foi-se e a equipe móvel acabou por finar porque alguém foi constatando que os enfermeiros não eram suficientes nos serviços. És contra a formação obrigatória, eu também na medida em que para uns irem à formação outros acabam sacrificados nos serviços, acumulando horas no final dos horários. Mas olha que a formação devia ser sentida sempre como uma necessidade a todo o tempo. E essa do DEP ter enfermeiro, achas mal? Devia ser médico ou administrativo? Olha que não, até devia haver mais enfermeiros em todos os sítios.
    Não acreditas na acreditação? Compreendo, mas se não fosse este modelo teria que ser outro, não ter acreditação é ser NADA. Devíamos ter orgulho em ser reconhecidos pelas boas práticas. Estaria de acordo contigo se me dissesses que não temos boas práticas porque faltam recursos….também acredito que não acredites na acreditação porque só de olhares para a data de revisão de manutenção dos elevadores até causa arrepios…eu sinto-me seguro porque uso as asas : ) A falta de material nos serviços tem duas origens, não providenciado pelas chefias ou esgotado nos armazéns.
    Os cortes dos suplementos? LEX DURA LEX, LEX SED LEX, esse é o problema ,não foi o FM, senão teria sido corrigida tal injustiça.
    Vantagens e desvantagens do ERC? Nenhumas Soldado Raso. Acabe-se com isso, também para demonstrar que quando isso acontecer o hospital não vai ver o défice corrigido, os suplementos não vão ser repostos, os rácios não vão aumentar, o material não vai deixar de faltar…etc…
    Concordo que essa do “eu quero, posso e mando” não faz sentido, mas poderá fazer todo o sentido quando os nossos chefes dizem: “eu QUERO que vocês se empenhem no cada vez melhor(dentro do possível)atendimento ao doente e família” eu POSSO procurar satisfazer as vossas necessidades(mesmo sabendo que não será nunca possível atender a todas as necessidades de cada um de nós, que muitas vezes colidem umas com as outras), “eu MANDO pelo que vocês também me devem respeito e têm que cumprir as regras da organização(porque as organizações têm regras e nem todos têm a mesma vontade e disposição para as cumprir. Todos os teus colegas entendem de igual forma o pedidos da chefia? Não acredito, até porque, como dizes temos cabeça própria e neurónios, só que por vezes há sinapses que não funcionam e até uma simples gripe nos destrói uns milhentos, levando o cérebro algum tempo a recompor-se , tomo como exemplo os TCE, os doentes tem todos cabeça e cérebro, mas…não te digo mais nada porque todos nós temos uma “pancada”.
    Meu Deus (qualquer que ele seja) vês como me dás razão, porque será que nalguns serviços é perceptível que se os chefes não estão, cada um faz um pouco como lhe apetece e chega a faltar ao respeito aos colegas de turno… tu sabes que assim é e eu digo-te que não faço isso à minha chefia, pelo respeito que ela merece, pelo respeito que os meus colegas merecem e pelo respeito que os próprios doentes merecem….Fez-se luz e eu não me sinto bem, as Melgas preferem atacar no escuro…hoje não me exponho mais porque amanhã faço Manhã e Noite, na melhor das hipóteses saio do serviço às 16,30 e entrar às 23 horas, depois de fazer vários quilómetros até casa e regressar ao hospital, não me vai dar sequer 5 horas de descanso entre turnos, pelo que a minha família vai sofrer com isso….e eu estresso….boa noite e desculpem qualquer coisinha, mas por favor, sejam ENFERMEIROS, portanto pronunciem-se SEMPRE.

    ResponderEliminar
  28. Obrigado Guilherme pela explicação da sigla ERC. Pelo que li dos comentários, compreendi que têm um enfermeiro que está de chamada (em casa ou presencial?) para resolver problemas dos serviços. Posso dizer que no hospital onde trabalho isso não existe, daí a minha dificuldade em perceber o que é o ERC. Quando há falta de medicamentos procuramos nos serviços em que pode existir um pequeno stck e ser dispensado, se de todo não se encontra telefonamos directamente para o farmacêutico que está de prevenção e este desloca-se ao hospital para o fornecer. Qualquer problema que tenha a ver com manutenção, chamamos alguém das "oficinas". Desculpem que pergunte, ms para que é preciso o ERC? e tem que ser enfermeiro? Isso pode ser feito por qualquer pessoa que tenha poder de decisão. Isso só foi assumido pelos enfermeiros porque nos serviços são eles (nós) que gerem a manutenção dos equipamentos, mas a nivel dessa gestão a nivel hospitalar tem que ser um enfermeiro?
    Mm

    ResponderEliminar
  29. Meus amigos, o problema é que ninguem sabe a função do "REC´S", servem para resolver coisas muito importantes?? Do tipo: o hospital tá a arder..... ou coisas desse genero.Tenham paciencia, eles nao servem para nada.Mesmo que seja no horario deles, é sinal que nessas 8 horas nao estao no serviço deles, a TRABALHAR.
    Mas eu gostava de se debater outras medidas, afinal o problema da gestao do CHAM nao se baseia nos ERC. O dinheiro vai para outros sitios, horas extras (claro que para os enfermeiros nao ha), medicos a ganhar milhares de euros por fim de semana. De administradores que sao cada vez mais.De serviços vendidos ao desbarato e que depois dao lucros astronomicos, aí é que vai o dinheiro.....

    ResponderEliminar
  30. colega anónimo estou a ver que pelos lados de Viana do Castelo é tudo muito científico, só que se os nossos colegas não se acautelam, qualquer dia estão a limpar o chão, pela falta de pessoal auxiliar que há, isso não aconteceu porque me parece que são poucos.
    chegou-me ir na semana passada visitar uns amigos em dois serviços distintos e constatei a brilhante limpeza que por lá vai.
    não gostei de ver foi umas luvas num dos elevadores, só demonstra que há lá maus profissionais, valha-me Santa Luzia.

    ResponderEliminar
  31. Caro Melga mais uma vez não me compreendes-te... Eu concordo plenamente que o DEP seja composto por enfermeiros...
    o q nao concordo é com as formaçoes obrigattórias que nao vao de encontro com as nossas necessidades... Desde que trabalho não me recordo de terem feito levantamento das nossas necessidades... Pelo contrario surge sempre, planos de formaçao em que algumas delas sao de caracter obrigatorio!!! (Planos de evacuação, incendios, manipulação de cargas etc etc..) e depois chegas aos serviços e tens por exemplo a ex-cir3 a evacuar para a UCIM, que por acaso ja entrei na UCIM e no lugar q dizem q é a evacuação têm 1 balcão q no maximo cabe um carro de higiéne... ENfim é neste tipo de formaçoes que eu discordo....
    E sim também sou da opiniao que a nossa formação tem que ser constante, e para isso tenho feito investimento pessoal...
    É claro q teria orgulho que o CHAM fosse acreditado, uma vez que prezo por um Hospital melhor e de qualidade....

    Até breve

    ResponderEliminar
  32. pois é, já que já havia um melga, decidi ser a barata (até porque só recebo os ditos 25%)!!!
    gostei de toda esta lavagem de roupa suja sobre o ERC/REC, mas na verdade estou-me nas tintas para a definição das suas funções!!!
    Nesta instiuição gostava era de saber o que é ser enfermeiro... tempos dificéis!!!

    ResponderEliminar
  33. Palmas pro noddy, mas quando o hospital começar a arder não sei quem o vai apagar, há enfermeiros que não sabem usar um extintor...claro que há...
    amigo ou amiga Glosa, vais-me desculpar mas eu percebi-te muito bem, quanto mais discordar-mos mais gosto de ti...esqueces que eu sou um provocador? apenas para dizer que estranho ninguém te ter questionado sobre as tuas necessidades de formação, se estranho!!!!!eu no meu serviço respondo todos os anos a diagnosticos de necessidades de formação que são do conhecimento da minha chefia, também reconheço que o papel dos formadores do serviço só tem cerca de oito horas por mês para isso, logo não funciona como seria de esperar porque estamos sempre nos minimos....olha que a formação sobre incendios e outras do género como manipulação de cargas é importantissima, repara que apesar de se falar em picadas elas continuam a contecer e no serviço de SHST há bastantes casos de lombalgias de esforço...portanto.
    Vou voltar aqui um destes dias para expor a miha opinião sobre as necessidades individuais e as necessidades de grupo, fala-se muito em necessidades individuais numa área onde o trabalho é essencialmente colectivo....pois.
    Grande barata, ainda bem que apareceste, sabes bem que gostava que recebesses os suplementos como eu , porque trabalhamos na mesma em qualqur dos turnos. também concordo que já chega de ERC acabe-se com isso....ou antes, acho melhor não, porque então tu tás a trabalhar e não sabes o que é ser Enfermeiro???????? oh diabo, com seiscentos diabos, venham as melgas todas e os ERCS e os outros todos, .....não sabes o que é ser ENfermeiro...?????? não acabaste o curso????? Não leste o código deontologico nem o REP?????isto tá muito mal....espero que não sejas hemafrodita como as outras baratas tontas, porque se começam a proliferar os enfermeiros que não sabem o que é ser enfermeiro....,eu então quero é ir para a ILHA...ai não que não quero....acode-me GUILHERME, acode-me GLOSA acode-me Shadow Cronicles, acode-me Noddy,acod-me Soldado Raso, livrai-me dos enfermeiros que não sabem o que é ser-se enfermeiro...
    provocação barata minha cara barata....tens direito á vida como todos nós ...é a tua opinião e atua forma de sentir, mas eu conheço-te portanto um Beijinho sem veneno...

    ResponderEliminar
  34. Cara anónima "forasteira"
    já que não te identificas ou inventas uma personagem, invento eu (não leves a mal o "forasteira" - é apenas porque não és de cá)
    O ERC é presencial. Para que é preciso o ERC?! Perguntas tu? Na opinião de muitos para nada.. se reformularem as suas funções, sou o primeiro a admitir que afinal o ERC poderá ser necessário

    Colega Soldado raso
    o que deve ser esperado do ERC?! perguntas tu? que acabe, respondo eu.

    Caro Melga
    tu és a verdadeira personagem!! :))
    1. queria felicitar-te pela tua capacidade de crítica e de intervenção (pelo menos neste blog), pelo resto não posso falar pois infelizmente não te conheço, mas acredito que sejas bastante interventivo no teu dia a dia. Quem sabe um dia não descobriremos a nossa verdadeira identidade, off record claro..
    Fico feliz porque acho que este blog te ajuda a desanuviar, a libertar-te de energias negativas de toda essa revolta que vejo contida... a mim também muito me revolta o estado em que nos encontramos e este blog está a ser um grande apoio psicológico sem dúvida, daí perceber o desabafo do outro colega quando diz, "o que é de facto ser enfermeiro?!" ele decerto sabe o que é, mas parece que quem manda em nós não sabe.
    2. Quando nos chamo de "patetas" não é no sentido depreciativo, pelo contrário.
    3. Ainda sobre os ERC's, quando dizes:"...consultem-nos p.e para esclarecer algum procedimento de enfermagem na área da sua especialidade". Desculpa mas discordo completamente, acho que não faz sentido, ou então posso não ter entendido o que querias dizer..
    Para serem "moços de recados" aqui já estamos de acordo, evidentemente que não foi para isso que os ERC's foram criados
    4. O problema da falta de medicação em P. Lima não se resolve "pedindo aos porteiros para avisar quando vier uma ambulância que passe por P. Lima", não sei se foi isto que querias dizer, se foi, mais uma vez, na minha opinião, não é a solução
    5. Claro que os ERC's devem fazer os horários sentados!! O que eu disse foi: repensem a utilidade do ERC ou então eles, no turno em que estão de ERC, vão continuar (p.e) a fazer horários, que deveriam ser feitos nas horas em que estão nos seus serviços
    Um grande abraço para todos e em breve vão ter surpresas!
    ps: quem não estiver a receber notificações de novos posts deste blog e o desejar, que me enviem os emails para guilhermedecarmo@iol.pt

    ResponderEliminar
  35. Antes de mais obrigada Guilherme por me compreenderes tão bem! De facto leste perfeitamente o que me vai na alma com o meu desabafo! Quanto ao querido melga, és mesmo do melhor em provocação... eu por acaso tenho alergia a melgas, mas tu até me divertes!!! os teus comentários fazem mesmo pensar e se de facto quem manda nesta instiuição tivesse a visão, a audácia e a capacidade de crítica do melga e do guilherme, talvez eu achasse que ser enfermeiro nesta instiuição é mesmo tão nobre quanto aprendi nas cadeiras da escola e repito para mim mesma, cada novo dia! Se assim não o fizesse já tinha mesmo pedido o rendimento minimo, pelos motivos que anteriormente expliquei (sim, aquele 2º comentário também era meu!!!)
    Estou a adorar ler e participar neste blog... parece que andávamos todos meios adormecidos, mas afinal ainda resta aos enfermeiros este espírito rebelde e de mudança!!! talvez o espírito da Florence ainda não tenha evaporado de vez... até breve

    ResponderEliminar
  36. Amiga Barata não penses que eu não te percebi disseste "nesta".... é que reside a tua dificuldade, porque numa outra não a terias.
    No Jornal de Notícias de 22 Novembro pode ler-se" governo reduz camas disponíveis nos hospitais", desta vez monitorizada pelas administrações regionais de saúde...diz-se que se pretende desanuviar as enfermarias e fazer quartos com melhores condições para os doentes, dizem que querem diminuir 5 a 10% por ano durante três anos...espero que esta engenharia seja bem aplicada porque a seguir o exemplo do encerramento da CIR3, ainda apaece por aí alguem a dizer que há enfermeiros a mais....tudo para estimular ainda mais a cirurgia do ambulatório. A parte mais importante da notícia é a que diz que os BAmbulatório devem ter pessoal exclusivo para o mesmo, designadamente enfermeiros, aam e administrativos....esta parte vai levar tres anos, vá lá que não se prevêm enfermeiros móveis...
    estou mais calma, sinto-me uma melguinha sem stress... sinto que a minha amiga barata quer acabar comigo ao elogiar o sentido crítico que me poderia guindar até ao topo...não quero, tenho medo das alturas, gosto muito de me rodear nas bases....

    ResponderEliminar
  37. Boa tarde a todos!
    é a primeira vez k participo num blog, mas este blog já há uns valentes dias (e noites!!) k m andava a azucrinar a alma... :)
    Antes de mais vou-me apresentar...mobilete...pq? pertenci a essa afamada equipa móvel do CHAM que entretanto se transformou (pena k só no nome...)em ULSAM...
    Caro Guilherme, parabéns pela iniciativa, é bom sentir k conseguiste (permite-me tratatr-te por tu)dinamizar o pensar em enfermagem...algo tão importante como é reflectir!!!reflectir para a acção, na acção e após a acção!Sinto um turbilhão de ideias a fervilhar na minha mente...ele estava em banho maria...mas tu trouxeste a o lume que faltava para voltar a levantar fervura!!!Vou tentar organizar o discurso e para o próximo comentário prometo ser mais interventivo!
    Continuem a perticipar!

    ResponderEliminar
  38. Saudações colegas.

    Caro(a) Melga,
    "São realidades distintas colega e diria eu absolutamente desnecessárias. Passamos o tempo a atacar-nos uns aos outros quando no fundo são seres, que não enfermeiros, que criam todos esses esquemas para enfermeiro cumprir…"
    Concordo plenamente no que diz. São Realidades diferentes. Bem Diferentes. Mas porque é que a enfermagem fica com o que os outros não querem, esses esquemas? Pessoalmente recuso-me a fazer aquilo que não me compete e quando me vem perguntar o que se faz, eu e cada vez mais gente repondemos "sei quem não vai resolver pois não me compete como enfermeiro". E se todos fizessemos isso? A começar pelos ERC´s e chefes! Azucrino a cabeça á minha chefe sobre isso, não devemos fazer nem assumir aquilo que não nos compete como enfermeiros e no caso dela, como Enf.ª Chefe!

    "(...)Passamos o tempo a atacar-nos uns aos outros (...)" Por vezes perdemos (ou acomodamo-nos) a capacidade de argumentar e fazer criticas construtivas para sim atacar por ser mais facil! Melga, Sei que não foi com esta intensão que disseste esta frase, mas não poderia deixar de frisar este ponto!

    "...se houver inundação vem o electricista para fechar os passadores…da água…pois…custa-me sentir que por vezes não tenhas hidrocortisona ou furosemida, ou…ou..ou…sei que faltam coisas por aí…já te questionaste porquê? E pedir aos porteiros para avisar quando vier uma ambulância que passe por Ponte de Lima para levar os medicamentos , será que isso é serviço de Enfermagem? Para quê ter um ERC para dar essa ordem?"
    Pelo menos têm elecricista :))))))
    Realmente custa a acreditar, mas custa mais sentir, não termos essa medicação. Não temos mais porque se calhar apesar da chefe ter pedido por mais de varias vezes para aumentar os stock´s, a farmácia não aumenta! Porque é que uma informação com pedido de uma enf.ª chefe não resolve o problema, apesar de todos sabermos qual é? Mas porquê que uma farmacia não responde de forma eficaz! Mas porquê? Não chega, vamos reajustar, porque senão vamos continuar a chatear outros serviços para pedir o que é eternamente racionado "justificando" assim os eternos telefonemas para Viana para pedir mecicação e material! Agora pedir ao porteiro para quando vier um ambulancia, essa é nova para mim! Tudo em prol da poupança de €€€, sobrepondo-se isso á qualidade! Por isso é que um dia destes pedi uma medicação urgente a Viana mt especifica para uma doente com uma patologia grave e terminal e só apareceu no dia seguinte á noite! Dá para uma "cronica estapafurdia". Felizmente tinha pedido á familia para trazer de casa essa medicação para a toma da noite desse dia, pois estava a demorar a entrega!

    "Informa-te bem ou então não disfarces tanto, porque não foi a Demissionária (ou antes demitida, ou antes não escolhida) Directora que mandou a circular a relembrar funções, ou antes, mandou a circular mas foi para explicar que o problema dos $$$$não era verdadeiro face a denuncias anónimas que surgiram no CHAM…certo?"
    Claro que me informei, sei quem fez as denuncias em viana, quase sempre a mesma pessoa, apesar de ser de ponte de lima! Mas se bem me recordo, ela fez alusão ás funções do ERC em conjunto com o problema dos €€€€.

    Caro Melga, temos o mesmo objectivo, presumo, pelo que li, Sermos Enfermeiros, mas que estamos a ser sobrecarregados com aquilo que não é nosso e/ou aquilo que ninguém quer!Temos formas diferentes de o demonstrar presumo! A seu tempo diremos!
    Há quem se tenha esquecido de ser enfermeiro provávelmente, mas o porque? Diáriamente estamos sobrecarregados por falta de pessoal, material que prejudica o nosso desempenho com o brio que desejavamos ter, mas não o temos e culpamos quem está no poder, independentemente da sua classe profissional! Claro que a nossa é a mais visada!

    A pergunta que hoje em dia se coloca. O que é ser enfermeiro nos dias em que correm? Tem o mesmo significado do que naquele dia em que terminamos o curso (eu já fiz 14 anos) em que não havia Ordem, sem Codigo Deontologico nem REPE!

    Tem o mesmo significado, mas querem deturpar/acrescentar/mudar algumas das nossas funções! E deixamos?

    Um amigo meu disse isto em relação á acreditação:
    "Acredito na acreditação, não acredito na acreditação á moda portuguesa, onde se confunde: O investir hoje para poupar e ganhar em qualidade e prestigio no amanhâ; e Lavar a cara, passar uns cremes de beleza e amanhã veremos." Vem a acreditação escondem-se as macas, enchem-se os sotck´s, colcam-se placas novas, pedem-se a funcionários para mentirem sobre as suas funções (isso foi em ponte quando pediram ao porteiro e ao maqueiro para dizer aos elementos da acreditação que um horario de entrada e saída e rondas pelo exterior do hospital. Estes tiveram brio e disseram a verdade. Nem queiram ver como ficou o chefe deles para descalçar a "bota da mentira" e a cara dos membros da acreditação quando foi isso. Um escandalo silencioso!!! Realidades bem diferentes, como podem ver! Entre outras coisas!!

    Eu digo em relação á acreditação á moda portuguesa: "Olha para a montra, mas não olhes para o armazem, que nem sempre tem para cobrir o que por ventura alguma coisa se gasta na montra! Improvisamos á moda portuguesa"

    Shadow Chronicles

    ResponderEliminar
  39. Eu gostava era que a os membros da acreditação passassem hoje no meu serviço:
    -desde Junho (não sei precisar o dia) que no meu serviço, leia-se internamento de Medicina (não vou especificar o piso mas certamente pelo que vou contar vai ser facilmente identificado) não temos sistemas de chamamento do enfermeiro/AAM (leia-se capaínhas).
    Quer dizer, o doente toca à campáinha, o sinal luminoso verde acende para o corredor, mas não faz sinal sonoro... o que é muitissimo útil num serviço com +/- 30 metros de comprimento e 34 camas.
    - Sei q a Enf. Chefe já enviou inumeros...pedidos de reparação/substituição do sistema e recebeu uma resposta VERGONHOSA do Sr. Engenheiro que em tempos foi para o Brasil(mais valia ter ficado lá porque não fazem falta cá mais imcompetentes) a dizer que o novo sistema já tinha sido adquirido pela instituição, mas não era possivel colocá-lo por falta de verbas.
    A esse imcompetente vou-lhe perguntar qual é a utilidade de ter um sistema de chamamento no armazem quando num serviço de Medicina, onde a maioria dos dts são idosos com dificuldade na marcha, etc, etc, etc, não temos campaínhas desde JUNHO!!!!!!!
    Se sabe o que é passar um turno da noite com 2 enfermeiros e 1 AAM sempre a espreitar se existe alguma luz verde acessa de 5 em 5 segundos porque como não há sinal sonoro nunca nos apercebemos de quando o doente chama.
    Será preciso alguem morrer porque não conseguiu pedir ajuda para esse IMCOMPETENTE ir para o raio que o parta....
    Nessa altura, de quem vai ser a responsabilidade. DELE? Não que a ele nada o atinge. Da Admnistração que também já tem conhecimento do que se passa? Não que a eles nada os atinge.
    Vai ser dos enfermeiros que estiverem a trabalhar nesse turno porque não conseguiram socorre-lo a tempo.
    Mas temos no relvado do Hospital um placard a dizer "Hospital com acreditação total internacional"....Santa hipocrisia!!!

    ResponderEliminar
  40. Depois de ler o post e os comentários fica-me a impressão de que o CHAM está caótico, e seria mais se a força dos enfermeiros e a sua prestimosa intervenção não se fizesse sentir. E eu a pensar que o meu hospital está mal!.afinal devo estar no paraíso.
    O problema da gestão de qualquer unidade de saúde ou de qualquer organização, é ausência de diálogo e a falsa impressão de que mandar é fazer calar o outro.Quando os gestores souberem ouvir os colaboradores que garantem o sucesso, quando os colaboradores entenderem as orientações e as motivações da gestão , quando todos se entenderem e interagirem com a convicção de que todos fazem o Todo e não alguns, quando a arrogância e a autocracia forem abolidas, nesse dia acredito no sucesso das organizações. até lá não há nada de novo e a degradação virá para ficar apesar do esforço de UNS quantos em colmatar as falhas e as imprecisões que a ignorância permite.

    ResponderEliminar
  41. MIkito...gostei do nome, parece-me familiar, quando li pela primeira vez pensei que estava a ler "mosquito" e mosquitos e melgas entendem-se lindamente nas picadas...e se pedissemos ajuda aos nossos colegas do CHAM para saber quantos serviços estão nessa situação de falência técnica de campaínhas? Quando alguém pensou um dia substituir as ditas, teve a feliz ideia de fazer uma exposição, então substituiram o sistema num dos serviços de cirurgia, outra num serviço de ortopedia e outra numa das medicinas...os outros serviços esperam até que algo aconteça.
    Qualidade com humanização? onde, quando e como?
    ...si no lo veo no lo creo... sobre isso conto uma estória que me foi relatada que podes ler nas crónicas estapafurdias...vai até lá....
    Amiga vespa, que normalmente só ataca quando a incomodam ao contrário das melgas que atacam quando o movimento é quase zero, o CHAM não está caótico, apenas tem problemas que podem ser resolvidos se houver vontade, e diálogo é o que há mais ,mas é um diálogo de surdos, cada um para o seu lado, lutas intestinas para determinar directores de departamento, substituição de director clinico por dificuldades logisticas, gestão de pormenores sem ir ao fundo das questões e o segredo está como tu dizes na interacção entre gestores e colaboradores, nada se faz contra as pessoas, tudo se faz com as pessoas...volta Vespa porque a união faz a força...

    ResponderEliminar
  42. Esperei vários dias para ver se alguém seria capaz de defenir qual o papel do ERC, mas ao que parece não foi possivel.
    Assim tiro as minhas conclusões, que partilho:
    O ERC foi criado, não pela maioria dos enfermeiros chefes, mas pelo Conselho de Administração e algum enf. iluminado simplemente para eliminar as chamadas de enfermeiros em horas extra para substituir colegas em falta, assumindo este ERC a responsabilidade de mobilização ou da não substituição. Mas passar pelos serviços e ver as reais necessidades, isso não, dar uma mão: nem pensar. E do resto nem vale a pena falar.

    Mas o que mais me intriga é ver caros colegas (chefes) que até não concordam com esta ideia de ERC, e não fazem nada, simplemente enclausuram-se nos seus serviços e "rezam para que os BIP's se calem".

    ResponderEliminar
  43. Sejas bem aparecido Soldado Raso,
    ou eu me engano ou tu sabes mais do que aquilo que nós imaginamos sobre o ERC...fiquei com astenia depois de abordar este assunto em anteriores crónicas, porque falar de uma coisa, que para mim não faz sentido existir, provoca-me cá umas nauseas e cólicas viscerais que só me resta auto-entubar-me e fazer uma lavagem gástrica. Reparo que o conteúdo que está a sair pela sonda tem algumas caracteristicas que posso resumir:
    Macroscópicamente,
    cor - verde escuro misturado com elementos acastanhados, o que evidencia uma grande descarga biliar a raiar a borra de café;
    cheiro - intenso e muito desagradável talvez pela existência de elementos em putrefacção;
    Microscópicamente,
    - restos alimentares de uma sopa de letras, E(enfermeiro), R(responsável, C (centro...hospitalar), onde se conclui que eram/são enfermeiros com responsabilidades acrescidas, porque se assim não fosse ninguem lhes ia ligar nenhuma e já se viu que eles foram/são contactados pelos motivos mais estapafúrdios;
    - o ERC foi criado pelo CA por proposta da DE vigente, com a aceitação da grande maioria dos chefes(quase todos) mesmo por aqueles que hoje dizem que não;
    - propósitos: mobilizar os elementos que tinham sido contratados para a equipe móvel, responder a intercorrências da acreditação, manter um enfermeiro no topo,dando-lhe visibilidade e assegurando niveis de responsabilidade e ainda...justificar questões remuneratórias;
    - Não se vislumbra que a ideia era de simplesmente acabar com as horas extraordinárias, até porque o BO e o SU nunca conseguiram ficar com zero horas;
    - não se constata que precisassem de passar pelos serviços para ver reais necessidades porque , neste momento quer eu quer tu, quer qualquer outro enfermeiro, sabe em que condições se trabalhou hoje no SU, nas três cirurgias, nas Ortopedias, nas Medicinas, etc...e ainda bem que não passaram, só se fosse para atrapalhar, como alguns colegas que foram mobilizados com desconhecimento total dos serviços para onde iam, aliás se não serve para nós a mobilidade sem integração, que sentido fariam alguns chefes em serviços que desconhecem há mais anos do que nós (ex.chegar ao recobro e nem saber onde estão os soros, como aconteceu a alguem que lá foi substiutir um colega por meia hora, durante o jantar);
    - não se consegue observar que os colegas chefes fiquem enclausurados nos serviços sem fazer nada, a não ser que fechem as portas e tenham lá alguma cama para dormir, porque os turnos que fazem, são parte integrante das 35 horas semanais, portanto, para mim sempre devem fazer horários, requisições, avaliação de planos de cuidados, de registos, comunicações para outros serviços, análise de documentos e emissão de pareceres sobre estágios e outros...)
    - há forte evidência de que rezam para que os bip's efectivamente fiquem calados porque só iriam perturbar aquilo que estão a fazer, e convenhamos, para lhes dizermos que é preciso a informática, a farmácia, ou então para lhes dizermos que a unica auxiliar da tarde no serviço xpto foi jantar e não devia, porque primeiro tinha que ir ao BO transportar os doentes operados para o serviço, ou então para lhes dizermos que o serviço estava com trinta doentes(no sonho, porque na realidade só tinha 25 pois ninguem informou as altas que foram dadas depois do administrativo sair) !!!
    CONCLUSÂO: Colecistite aguda, com indicação de remoção cirurgica logo que seja possível....os enfermos(eiros)agradecem desde já.
    E, cá está.
    Soldado Raso, prometo que não falo mais disto a não ser que valores mais altos se levantem, um abraço esoecial para ti caro amigo....

    ResponderEliminar