terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Termina o ciclo "Porque deixei de ser enfermeiro". O que é que aí vem?


Passados quase 2 anos, regresso ao blog que nasceu em 2008 e que durante esta última década e meia
(um pouco exagero, mas é só para enfatizar que estou a ficar velho e que lido com blogs desde o tempo em que muitos de vós, ainda nem eram nascidos) me proporcionou momentos de felicidade, orgulho, apaziguamento e introspecção. 

Também me proporcionou vários momentos de tumulto, inquietação, conflitos acesos e polémica. 


Os mais sonantes foram com a senhora Bastonária, amiga do senhor André Ventura, que, como nunca gostou das criticas dos que não a andam a bajular,  me atacou de uma forma vil no facebook, usando para isso referência ao bom nome do meu pai, sem que nada o justificasse. (Nunca terá perdão, nem ela nunca o quereria).


Depois também recordo um conflito com um Sr. Doutor diretor de departamento do meu hospital, (não interessa dizer qual, quanto ao hospital, quem seguiu o blog, provavelmente saberá, assim como certamente saberá que muito me orgulho de lá ter trabalhado e representar a ULS em questão). Também esteve aqui presente um ex-diretor de serviço e o meu ex-chefe (não foi por isso que deixei de o respeitar e considerar). Essa "reunião" foi mais um momento marcante que me fez perceber o impacto do blog e me fez ter que relembrar aos presentes, os valores de Abril e de liberdade de expressão.


Era também um blog que convidava os leitores ou visitantes a colaborarem. Vários aderiram e um deles escreveu aquele, que julgo ter sido, o post com mais comentários (cerca de 200).

O assunto estava relacionado com o departamento de Bombeiros e a polémica foi de tal ordem, que a coisa descambou, ao ponto de ter provocado danos internos.


Teve entrevistas a enfermeiros e enfermeiras conhecidos no panorama nacional de enfermagem. 


Teve cartas à Ministra, Presidente da República, Bastonária. 


Teve posts fraquinhos, outros assim-assim, outros muito bons e outros ainda que, se fosse hoje, não os escreveria (agora tá feito, tá feito).


Teve também muitos temas fora da esfera da enfermagem. 


E teve uma grande dose de revolta e indignação pela forma como nós, enfermeiros, fomos e somos "tratados" por quem nos governa, facto esse (entre outros) que suscitou a escolha do título - Porque deixei de ser enfermeiro.


Este título, por sua vez, levou à visita de vários jovens que procuravam aconselhamento sobre se iriam ou não optar por enfermagem, como escolha de curso e também de vários enfermeiros brasileiros com intenção de vir para Portugal. 

Esse fenómeno deveu-se possivelmente à conjugação das palavras do titulo a quem goglasse a questão "porquê ou porque enfermeiro?"


Foi um blog poderoso, que me encheu de orgulho, mas não de vaidade, porque fi-lo principalmente para mim, para ser a minha página de purga e para que daqui a 20 ou 30 anos, caso lá chegue, possa revisitar, no aconchego da minha reforma (será que já estou reformado nessa altura ?!) aquele que foi o meu passado enquanto enfermeiro e observador de muito do que me rodeava.


A partir de uma altura, com as suspeitas de muitos colegas, tornou-se quase impossível esconder a identidade. Os filtros e travões começavam a ser cada vez mais, perdia-se um pouco a essência.


Os conflitos referidos acabaram por me desgastar, isso porque sou pacífico e emocional por natureza e prezo muito a minha harmonia mental. Este facto adicionado às descobertas da minha identidade contribuiram para que abrandasse o blog, até parar.


É importante relembrar que optei pelo anonimato, apenas para poder conseguir escrever sem filtros e sem travões. Por vezes errei, exagerei, mas na globalidade acho que  construi algo interessante,  algo que, julgo eu, ficará eternizado na internet (ainda tenho que ver se é mesmo assim). 

E apesar do anonimato sempre tive dois princípios sagrados: nunca insultei e nunca fiz referência a nomes ou instituições específicas, no caso do post ser de crítica.


Entretanto o mundo mudou e por coincidência a minha vida (profissional) mudou significativamente, senão radicalmente.


Começou um novo ciclo.


Um ciclo rejuvenescido, motivado e confiante. 

Um ciclo que já há cerca de dez anos era aguardado. Soube aguardar e ele surgiu.


Por isso é o momento certo para colocar um ponto final no "Porque deixei de ser enfermeiro" e lançar o...............


Porque voltei a ser enfermeiro., que já podem visitar clicando aqui


Abraço a todos e todas e espero que apareçam por cá!



1 comentário:

  1. Vou ter pena de deixar de seguir este espaço, onde me ri e onde li opiniões com concordei muitas vezes.
    Vou com certeza seguir o novo blog onde espero que continues sagaz e mordaz, porque isso é que nos dá alento para gerir muitas relações interpessoais. Venha mais...

    ResponderEliminar