quarta-feira, 14 de maio de 2014

Gincana no Corredor do Serviço de Urgência


Grande parte das macas do corredor do Serviço de urgência foram substituídas por camas modernas e aparentemente mais cómodas para o doente.
Louvámos a intenção de quem tomou tal decisão, de facto os doentes que continuam a permanecer longas horas a fio, no corredor, merecem pelo menos, menos desconforto.
No entanto há algo importante a relembrar a quem tomou tal decisão: Leis da física.
Se já anteriormente, com as macas encostadas à parede, de um e de outro lado do corredor, seria tarefa difícil para os Assistentes Operacionais, passarem com os doentes em maca ou cama, num corredor carregado de obstáculos, tornou-se agora por razões físicas, quase impossível.
O princípio básico de que um corredor de um Serviço de Urgência deva estar desimpedido para situações de emergência, desapareceu agora com esta mudança.
Por vezes temos as melhores das intenções, mas como dizia o outro, "é preciso ber! Ber!"
Finalizo questionando se camas no corredor, não será também um convite para deixar os doentes no Serviço de Urgência...

17 comentários:

  1. A desiçao tomada só demonstra falta de conhecimento e sentido pratico na resoluçao dos problemas do SU, è o que eu chamo de tapar o sol com a peneira. E como essas camas sao baratas quando se estragarem nao há problema nenhum porque pagamos todos e tb quando começarem os atestados por lombalgias de esforço uma vez que as ditas cuja sao " levezinhas" tb nao há problema pq pagam horas extras. AFINAL O PAÍS È RICO nao devemos nada a ninguem...................cambada de irresponsaveis/ imbecis essa direcçao, nunca mais abandonam o tacho!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgo que as camas ainda vão dar muito que falar. Como é que apareceram da noite para o dia? A que se ficou a dever tanta celeridade? Relativamente à direção eu pessoalmente até já sinto vergonha. Parece que nem de "empurrão" lá chegam!

      Eliminar
  2. Mas depois de alguns anos de serviço ainda tens dúvidas que as coisas se fazem porque há negócios pelo meio?
    Tudo é feito em nome dos interesses do doente mas a realidade está mais próxima dos interesseiros!
    Juro que vou passar por aí para "bere" com olhos de gente! E a resposta às necessidades físicas e fisiológicas dos doentes está mais célere? Claro que não ! Investe-se numa coisa para se desinvestir na fundamental,,,recursos humanos!

    ResponderEliminar
  3. Ora agora é q tocou no ponto! Enfermagem aos poucos ate tem melhorado.. Apesar de nao termos um racio ideal, temos q ser justos e dizer q tem havido algum esforço pra melhorar. Agora assistentes operacionais é especie rara pros lados da urgencia e isso é uma das fortes razoes

    ResponderEliminar
  4. Para q a resposta as necessidades dos doentes nao seja celere como se deseja.
    Mudando de assunto, se é quem eu penso que seja, devo dizer-lhe que ja varias foram as pessoas que lhe fizeram fortes elogios principalmente pela capacidade de liderança e gestao. Uma boa e forte recuperaçao, volte rapido porque a ulsam precisa de si

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tem a humildade de não andar a dizer aos colegas que é inteligente. Coisas que outros não têm! Sendo a humuldade, como alguém diz por aí, a primeira caraterística dos Seres Humanos inteligentes, então está tudo dito.

      Eliminar
  5. Sou eu mesmo, de corpo no exterior mas ainda com a alma no interior da ULSAM. O meu comentário não esconde que se o país chegou ao estado em que todos sabemos é porque as coisas não foram feitas de forma correta ao longo de anos, isso determina falta de visão e estratégia política onde imperam os ditos interesses: PPP, Swaps e por aí adiante!
    Obrigado pelo apoio.

    ResponderEliminar
  6. Falta relembrar que a sela de emergência fica a meio do corredor. Às vezes apetece arrancar o «tinoni» da ambulância para passar com doentes em estado muuuuuito crítico até à dita sala....«afasta..... encolhe..... olhó monitor..... Ó minha senhora saía daí e deixe passar».....

    ResponderEliminar
  7. "A antiga ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues, que começou a ser julgada nesta quinta-feira por prevaricação de titular de cargo público por ter contratado o advogado João Pedroso por ajuste directo, defendeu em tribunal que não é prática dos gabinetes ministeriais recorrerem a concursos públicos" Público de 22-05-2011.
    Quem serão os seguintes?

    ResponderEliminar
  8. Só pergunto: A urgência não tem um GESTOR? pelo menos de nome existe, mas para ser sincera nunca o vi preocupado com nada que lá se passa. Não tem um enfermeiro chefe que se diz ser o mais inteligente? Gostava de saber qual é o seu QI. Pasme-se, mas nessa casa tudo é possível. Soube hoje no meu serviço, que há uns dias atrás foi "desalojada" uma doente com uma neoplasia, para nesse mesmo quarto ser "alojado" um familiar do presidente. Foram encontrar a doente a chorar na casa de banho. Pergunto: por acaso há comissão de humanização nessa casa? Se há, está doente de morte.

    ResponderEliminar
  9. Realmente será que também não há gestores para verem o que se passa,por exemplo no Serviço de Anatomia Patológica que uma 'pessoa precisa de 1 exame a uma 6º feira á tarde e liga ou vai lá e tem a lata de informar que não há técnicos ? quanto eu me aperçebo há e bastantes só que ninguém cumpre o horário naquele serviço,é ve-las entrar e sair do hospital a toda a hora,será que não há gestores ? Onde é que parammmmmmmmmmm????????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uma gestora nesse serviço. Essa mesma gestora, é gestora não sei de quantos serviços/departamentos. Não vale um charuto. É uma bailarina, tanto está num serviço como não está em nenhum. Está sempre em reuniões , mas ninguém sabe o local. Vejam só o percurso dela no hospital. Quanto não vale a politica! Preocupa-se mais com as empresas, nomeadamente o IMI, do que com os interesses do hospital.
      Gosta imenso dos assistentes operacionais para os espezinhar. Goza com eles como se fosse algo descartável. Rapidamente se esqueceu por aquilo que passou.
      Como é grande amiga do gestor da urgência, ambos têm a mesma escola, responsabilidade nenhuma. São os verdadeiros parasitas do hospital.

      Eliminar
    2. Julgo que ainda faltam por aqui o morbundo dos serviços gerais e a maluca das consultas externas, para começar a arranjar o rancho. O chefe da banda também não será difícil desencanta-lo, basta escolher lá no oito.

      Eliminar
  10. Até se dão ao luxo de irem almoçar a casa com horários continuos,essa é que é essa.....

    ResponderEliminar
  11. Enquanto uns preocupam-se com a hora de por o dedo, quando faltam 5 minutos para a hora de saida (enfermeiros), outros põe a qualquer hora e saiem imediatamente do hospital!Vergonha!Nunca iremos chegar a lado nenhum, nesta republica das bananas...é que quem paga é sp o mais pequeno (enfermeiro/assistente operacional).
    Quanto as camas, enf. Anibal só mesmo "bendo" com os seus olhos, aquilo parece irreal. Um corredor que deve estar desimpedido, está completamente embarrilado! Ah, agora chegaram a conclusão que as camas não resultam, pk metade já avariou, entao novas macas estão a chegar, já que dinheiro não falta na ULSAM. lol Uma anedota!

    ResponderEliminar
  12. Essa é que é essa....uma autentica pouca vergonha! uns são filhos outros são enteados!!!!!

    ResponderEliminar