sábado, 12 de maio de 2012

Publicidade ao enfermeiro



Antes de mais, neste dia especial para a enfermagem, o meu abraço a todos os enfermeiros que se preocupam pelo bem-estar do doente e por melhorar no exercício das suas funções. Deixo-vos com um comentário de uma colega acerca do anúncio lançado pela OE.

(...) Mesmo assim espero que publique o meu "grito de alma": A pensar no Dia Internacional do Enfermeiro, a OE criou (ou ao que parece copiou dos Colegas Brasileiros) um spot publicitário (de gosto duvidoso - algo que poderá ser constatado pelos comentários que tecerei em seguida sobre o mesmo) de 30 segundos que passará 68 vezes em 4 canais diferentes de TV ( 2 em sinal aberto e 2 em cabo ) e que há de passar inúmeras vezes em 189 Salas de Cinema. 
Perante tantos números que nos são dados a conhecer no site da OE, só quero saber mais um número: quanto custa esta brincadeira? Como é que num País em Crise como o nosso, em que há gente a passar fome, doentes que não têm dinheiro para os medicamentos e para taxas moderadoras, com tantos Enfermeiros desempregados e outros tantos a verem-se forçados a emigrar como é que se cai neste ridículo? 
O que hão de dizer as pessoas quando ouvirem os Enfermeiros a reclamar por melhores salários, melhores condições de trabalho, a afirmar que há muitos Enfermeiros no desemprego e outros que emigram? Que legitimidade há para reclamar quando um Spot de 30 segundos (que já de si não deve ser barato- equipas criativas, equipas de filmagem, actores) e todos os tempos de antena e espaços publicitários em salas de cinema? Um Spot que terá custado largas dezenas de milhares de Euros para dizer o quê? Que os Enfermeiros querem um abraço ou que estão cá para dar um abraço? Se o País não estivesse na Crise em que está e a situação dos Enfermeiros Portugueses fosse outra seria a primeira a apoiar, mas assim? Quando tudo aperta o cinto passamos a ideia que não podia estar mais errada de que os Enfermeiros estão tão bem que até podem dar-se ao luxo de gastar largas dezenas de milhares de Euros em marketing e publicidade. Isto fora todo o que demais se fará. Meu Deus! Será que a Direcção da OE perdeu o juízo? Será que não há bom-senso? Não viram que durante 6 anos o Sócrates e tantos outros políticos antes deste viveram da fumaça do marketing mas que obra concreta nada? Que de concreto só mesmo o que custou todo o circo! E que fomos nós fazer? Embarcamos na mesma onda, que credibilidade teremos para dizer as dificuldades da nossa Classe? Será que vamos ter uma Ordem que vive de aparências e imagem? É isso que, e não as ideias e os factos, hão de melhorar as condições dos Enfermeiros. Que loucura! Mas neste fim-de-semana, mesmo com os seus parcos vencimentos todos os Enfermeiros vão poder ir ao cinema pois apresentando a Cédula Profissional nas bilheteiras da Zon Lusomundo vão poder ter o seu bilhete por 50% do preço normal. Assim não ficam desculpas para que TODOS os Enfermeiros vejam o Spot que a OE fez para o DIE e a OE dizer que o Spot foi um sucesso. Nesta espécie de pescadinha de rabo na boca quero agradecer à OE por lutar por aquilo que realmente importa... um bilhete de cinema por metade do preço (uma espécie de pagamento a todos para que se possa ver todo o trabalho que os narcisos têm feito). 
 Agradeço ao Colega Enf Guilherme do Carmo a publicação do meu comentário

e eu agradeço o teu comentário! A minha opinião,
Concordo com algumas questões lançadas pela colega. Seria importante saber quanto custou esta brincadeira, que decerto foi paga com o nosso dinheiro, com as nossas quotas, que tanto nos custam a pagar (pelo menos a mim, bem me custa). Se custou pouco e foi financiada por outras entidades, ainda estou como o outro, apesar de ser um anúncio fatela, ok valeu. Se custou bem mais que isso, ai dou toda a razão à colega.
Agora falando do anúncio em si.... bahhhh.. mau gosto, podiam ter sido mais originais... mãozinha da grávida sobre a mãozinha da enfermeira, o avozinho enfermeiro a puxar a cadeira de rodas, já a passar a mensagem que vais trabalhar até à terceira idade... subtis os gajos..   

10 comentários:

  1. Partilho da mesma opinião aqui relatada. Dinheiro mal-gasto. Se era para valorizar a profissão, a ideia foi infeliz. Será só através de publicidade?

    Só espero que o aumento dos 50 cêntimos deste ano não tenha sido por isto, nem para encher bolsos.

    ResponderEliminar
  2. Olha, afinal andei a estudar para abraçador, que é o que transparece deste spot.
    Isto é que é ser enfermeiro? É por estas razões que depois queremos ser reconhecidos e melhor remunerados? Não é. Isto é um erro grave de quem nos representa. Esta imagem da nossa profissão, já é, infelizmente, a que grande parte da população tem de nós. Somos uns queridos... É ridículo. O que define verdadeiramente enfermagem, que é uma ciência, mas não de dar abraços e beijinhos, passa pelo conhecimento, o saber fazer, a responsabilidade. Poderá até ter um efeito negativo e distorcido do que realmente fazemos, do salto qualitativo que demos ao nível do ensino em enfermagem na última década, das competências adquiridas em estudos pós-graduados.

    ResponderEliminar
  3. Eu sou contra o spot da ordem dos enfermeiros...Achei ridículo e de falta de ética.

    ResponderEliminar
  4. Eu percebi o seguinte: que os enfermeiros para além daquilo que fazem nos seus serviços e que não é minimamente relatado neste spot, são a alma e o coração do cada serviço e dispostos a abraçar a causa, causa essa que é o doente.

    Ganhamos um ordenado aquém daquilo que seria de desejar e lutamos (pelo menos uma parte luta ou lutou e outra manteve-se e/ou mantem-se Acomodada e a ver os outros a dar a cara. Se a coisa saiu bem, chegam-se à frente, se a coisa saiu mal, "não fui eu.... nem sei quem são eles..."). Quantos foram para a luta e outros ficaram a ....

    Numa manifestação em Lisboa em frente ao MS, da região de Viana, fomos apenas 2 carros ligeiros e sobraram lugares.....

    Ainda me lembro o Cordenado do SEP gritar em frente ao MS e afirmar "Só por cima do meu cadáver". Uma grande manifestação.... Fomos carne para a canhão dos partidos da oposição, das centrais sindicais para massacrar o governo. Depois dessa manifestação, caímos em esquecimento. Apenas se vão lembrar de nós se precisarem de mais carne para canhão para "massacrar" quem estiver no Governo... indepedentemente da cor politica que estiver no poleiro!

    Irão se lembrar de nós apenas aqueles que precisarem de Nós, Enfermeiros. Veja-se o caso de Miguel Portas. Antes não valorizava a Enfermagem. PRECISOU de estar doente para nos Valorizar.... Antes disso, eramos mais uns paus mandados dos médicos. Reconheceu-nos pelas piores razões e soube, como Um Grande Senhor que foi, prestar-nos a devida valorização e reconheceu o seu erro publicamente

    As pessoas só se lembram dos Enfermeiros se precisarem de nós; só nos valorizam se precisarem de nós; Só de lembram de nós, não pelas nossa capacidade técnica em fazer as coisas mas pela capacidade de as fazermos enquanto CUIDAMOS.
    Acho eu que o abraço significa isso! Acho também que o spot não foi bem conseguido em demonstrar isso.

    Os Melhores spot´s publicitários são aqueles que fazemos todos os dias nos nossos locais de trabalho. Sabermos como Cuidar do doente. Utilizarmos o que aprendemos e não precisamos que seja um programa informático a nos dizer o que fazer. Esses são apenas mais uma ferramenta e não a ferramenta que Cuida o doente...

    ResponderEliminar
  5. "Os Melhores spot´s publicitários são aqueles que fazemos todos os dias nos nossos locais de trabalho." Muito bem dito Colega, é isso que é preciso entender e que tentei explicar no meu "grito de alma". Infelizmente vejo muitos Colegas (sobretudo os mais novos, talvez fruto de terem crescido numa era que vive de "fogo-de-artíficio" e de aparências mais do que Ideias, Ideais e Coisas Concretas como o Trabalho). É tão bom saber que ainda há na Enfermagem gente com cabeça, com noção do que realmente conta. Apesar de assistir a cada dia que passa uma degradação da Enfermagem (quando seria de esperar o contrário com a Evolução de Conhecimentos e Técnicas que assistimos) acende-se em mim uma luzinha de Esperança quando vejo e ouço Colegas a pronunciarem-se como o Colega o fez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é a enfermagem que está a se denegrir, mas sim algumas as pessoas que nela estão. Antes eram casos pontuais, Agora começa a ser o "prato do dia"

      Abraço

      Eliminar
  6. De facto este Spot roça o ridículo. Nem o Enf. Rogério Gonçalves, membro da OE, é capaz de dizer sem gaguejar - http://195.23.58.155:8080/streamtv/2012/05/WMS_RM_FILTER/41741381.wmv - sobre o que versa este Spot cujos custos a OE ainda não revelou.

    Mas como nenhum bolo fica completo sem a cereja no topo vejam como a jornalista Fernanda Freitas se refere a uma iniciativa - 50% de desconto nos bilhetes da Zon Lusomundo que pudemos usufruir no passado dia 12 (para que OE tivesse a certeza de que víssemos este spot) - como sendo um "miminho" para os Enfermeiros. Já o Enf. Rogério Gonçalves todo cheio de bajulação ao chefe faz questão de enaltecer este desconto como sendo uma "grande conquista" do Bastonário. Simples anedótico.

    ResponderEliminar
  7. Hoje o Enf Couto deu ao "I" uma entrevista e perante alguns absurdos que li questiono-me sobre os seguintes pontos:

    Curiosamente, uma notícia que parecia trazer à ribalta os especialistas em saúde materna, começa por falar em saúde familiar, nos lares de idosos e no excesso de escolas.

    Não foram esquecidos os 3500 jovens enfermeiros que este ano terão sérias dificuldades em encontrar emprego. Diz a peça, que o bastonário SABE que há escolas SEM qualidade.
    Pois bem, diga quais são. Haja coragem ou será que está tão preso ao lobby das Escolas que não vai fazer nada?

    Insiste-se na comparação (tonta) entre os médicos de família e os enfermeiros de saúde materna. Onde ficam então, os enfermeiros de saúde comunitária?

    ResponderEliminar
  8. E não conseguiram pessoal mais fotogénico que este trio?

    ResponderEliminar