quarta-feira, 9 de maio de 2012

Cuido do seu idoso durante o dia ou à noite...


Encontrei esta relíquia cultural na montra de um estabelecimento comercial.
É um retrato claro do significado do idoso para a sociedade... um fardo, sem querer generalizar obviamente.
Quando li, só me lembro de pensar que uma altura também vi um anúncio que dizia "Cuido do seu cão, dou-lhe banho, faço a tosquia e levo-o a passear".
Eu em casa tenho um idoso, um cão e um papagaio... será que me cuida do papagaio também??

7 comentários:

  1. Sei que o texto que se segue não se enquadra com o tema sério sobre a triste sociedade que temos que o nosso colega tão bem apresentou.Mesmo assim espero que publique o meu "grito de alma":

    A pensar no Dia Internacional do Enfermeiro, a OE criou (ou ao que parece copiou dos Colegas Brasileiros) um spot publicitário (de gosto duvidoso - algo que poderá ser constatado pelos comentários que tecerei em seguida sobre o mesmo) de 30 segundos que passará 68 vezes em 4 canais diferentes de TV ( 2 em sinal aberto e 2 em cabo ) e que há de passar inúmeras vezes em 189 Salas de Cinema.

    Perante tantos números que nos são dados a conhecer no site da OE, só quero saber mais um número: quanto custa esta brincadeira?
    Como é que num País em Crise como o nosso, em que há gente a passar fome, doentes que não têm dinheiro para os medicamentos e para taxas moderadoras, com tantos Enfermeiros desempregados e outros tantos a verem-se forçados a emigrar como é que se cai neste ridículo?

    O que hão de dizer as pessoas quando ouvirem os Enfermeiros a reclamar por melhores salários, melhores condições de trabalho, a afirmar que há muitos Enfermeiros no desemprego e outros que emigram?

    Que legitimidade há para reclamar quando um Spot de 30 segundos (que já de si não deve ser barato- equipas criativas, equipas de filmagem, actores) e todos os tempos de antena e espaços publicitários em salas de cinema?
    Um Spot que terá custado largar dezenas de milhares de Euros para dizer o quê? Que os Enfermeiros querem um abraço ou que estão cá para dar um abraço?

    Se o País não estivesse na Crise em que está e a situação dos Enfermeiros Portugueses fosse outra seria a primeira a apoiar, mas assim?
    Quando tudo aperta o cinto passamos a ideia que não podia estar mais errada de que os Enfermeiros estão tão bem que até podem dar-se ao luxo de gastar largas dezenas de milhares de Euros em marketing e publicidade.
    Isto fora todo o que demais se fará.

    Meu Deus! Será que a Direcção da OE perdeu o juízo? Será que não há bom-senso?
    Não viram que durante 6 anos o Sócrates e tantos outros políticos antes deste viveram da fumaça do marketing mas que obra concreta nada? Que de concreto só mesmo o que custou todo o circo!
    E que fomos nós fazer? Embarcamos na mesma onda, que credibilidade teremos para dizer as dificuldades da nossa Classe?
    Será que vamos ter uma Ordem que vive de aparências e imagem? É isso que, e não as ideias e os factos, hão de melhorar as condições dos Enfermeiros.

    Que loucura!

    Mas neste fim-de-semana, mesmo com os seus parcos vencimentos todos os Enfermeiros vão poder ir ao cinema pois apresentando a Cédula Profissional nas bilheteiras da Zon Lusomundo vão poder ter o seu bilhete por 50% do preço normal. Assim não ficam desculpas para que TODOS os Enfermeiros vejam o Spot que a OE fez para o DIE e a OE dizer que o Spot foi um sucesso.

    Nesta espécie de pescadinha de rabo na boca quero agradecer à OE por lutar por aquilo que realmente importa... um bilhete de cinema por metade do preço (uma espécie de pagamento a todos para que se possa ver todo o trabalho que os narcisos têm feito).


    Agradeço ao Colega Enf Guilherme do Carmo a publicação do meu comentário

    ResponderEliminar
  2. obrigado pelo teu comentario!
    Tens acesso a esse spot? está disponivel na net? fiquei curioso. concordo com o que dizes e gostaria de publicar o teu comentário como um post. Fico a aguardar, abraço.

    ResponderEliminar
  3. O Spot já conta com cerca de 15000 visualizações no Youtube -- http://www.youtube.com/watch?v=ceemqf5zEis&feature=player_embedded

    O número de Enfermeiros Portugueses ronda os 65000.
    No Facebook da OE, na página oficial da OE e nos diferentes blogues de Enfermagem (Dr. Enfermeiro, Cogitare, etc,etc) existe um link ou mesmo o referido video embutido. Assim pergunto:

    - dessas 15000 visualizações quantas acha que foram por não-Enfermeiros?

    - sendo 15000 visualizações e 65000 os Enfermeiros, isso não quererá dizer que apenas 20% da Classe viu o Spot no Youtube?

    - quantos não terão visto o referido Spot mais de que uma vez (no computador do local de trabalho, em casa, etc) contando assim como mais de uma visualização por indíviduo?

    Será que tudo isto foi mais publicidade para dentro da própria Classe do que para a Sociedade?
    Uma espécie de "abraço" de Enfermeiro para Enfermeiro?

    ResponderEliminar
  4. Ah! E claro que autorizo o Colega a publicar o meu comentário se assim o entender

    ResponderEliminar
  5. E acrescento que esta campanha iniciou-se há já uma semana no dia 5 de Maio de 2012. Tudo o que afirmo pode ser verificado junto da fonte mais fidedigna -- a página oficial da Ordem dos Enfermeiros. Tudo está muito transparente exceptuando as questões que aqui coloquei e os dados do número de visualizações no Youtube (o qual pode ser confirmado visitando a página do Youtube onde está alojado o Spot - http://www.youtube.com/watch?v=ceemqf5zEis&feature=player_embedded ) e as referidas constatações que fiz.

    ResponderEliminar
  6. Concordo com o anónimo que comentou sobre o video promocional,chega mesmo a ser hipocrisia...tantos problemas que ha para resolver,tantas "falhas de estrutura", de definição de competências,ja para n falhar no problema do desemprego e bora la gastar dinheiro,nao vai ser a ver um video que as pessoas vao deixar de ter ideias mal formadas ou entao nem sequer ter ideia nenhuma do nosso trabalho.

    ResponderEliminar