segunda-feira, 19 de março de 2012

U24 na RTP? Muito bom pra quem gosta de telefilmes


Mas que treta de programa é aquele sobre "emergência"? 
Tal como tinha dito no último comentário, já andava a  meditar sobre este tema e afinal parece que não sou o único com esta opinião, dado o desafio lançado pelo último anónimo.
Já vi uns três ou quatro programas e fiz questão de assistir a outro, antes de publicar este post, para confirmar a imagem distorcida que a RTP passa cá para fora, sobre a emergência em Portugal.
Vemos TAE´s muito eficientes, a assistir pessoas com queixas abdominais, outros com febre, ou luxações do ombro e outros traumatismos minor, etilizados, toxicodependentes, crises de ansiedade, hipoglicemias e outras situações mais ou menos urgentes, mas NUNCA EMERGENTES! Onde estão os traumatismo major, os AVC´s, as Paragens cárdio-respiratórias, as complicações cardíacas e respiratórias súbitas, onde estão as vítimas efectivamente críticas???  
Depois transportam a "vítima" para o hospital e aqui acontece algo surreal. Vemos atendimento imediato, como que encenado para a câmara, num cenário improvável vazio de doentes, com uma banda sonora digna de filme de suspense fatela. Pergunto que hospital será aquele? Fantástico diria, sem doentes nos corredores e sem filas de espera. Será que encostaram os doentes para a RTP passar?
Pelo que li, neste e noutro Blog (DE), alguns já falam em inveja e azia, mas deixem que vos diga com toda a sinceridade, não sinto inveja rigorosamente nenhuma, apenas um forte sentimento de injustiça pelos enfermeiros e médicos do pré-hospitalar. A RTP mostra (e bem) o trabalho dos TAE´s, mas na rua também andam as vmer´s e as siv´s. Com este programa acho que as pessoas vão identificar o TAE como o único interveniente no pré-hospitalar, mas não se esquecem que há outros e esses não merecem ser esquecidos. Querem fazer um programa sobre emergência em Portugal, façam-no com pés e cabeça.
Nota: Acabei de enviar o post para o Provedor da RTP

8 comentários:

  1. Podemos fazer o exercício inverso e afirmar que é também para mostrar que não há so vmer`s e siv`s, não há só médicos e enfermeiros...Os tae`s, dentro das suas competências, também actuam nessas "verdadeiras" emergências, e realmente isso a RTP não mostra. Agora tenho que admitir que apesar da pequena provocação o seu post é equílibrado e ponderado. Os meus parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Cá no nosso Hospital também tentaram fazer. A equipa de filmagem chegou, até pediu fardas mas o gestor mandou-os dar um volta. Aliás, tanto quanto se sabe este projecto era para começar no hospital da gelfa com o título "mentes perversas" tanto quanto se soube na altura. Mas a mente perversa do tal gestor não o permitiu, vá lá perceber-se porquê.
    Mas era ver como o jeitoso, andava hoje, abaixo e a cima para que se realizasse uma Rm cá no Hospital, quando todas as outras estão a ir para o Porto. Pois, é que se trata do pai de um dos elementos de lá do piso 8, mais uma x ninguém investiga....

    ResponderEliminar
  3. O que o enfermeiro vai fazer numa emergência de tão importante?, puncionar uma veia e por um soro a correr, ou dar uma pica e administrar uma Glicose, pode também ligar o Monitor e os Eléctrodos e imprimir um ECG,a sim ja ia me esquecendo administrar um fármaco peros sublíngual, isso o Tae ainda não fez...lool santa ignorância, só em portugual. " Mamãe eu é que sou o Dr. enfermeiro" fdc.

    ResponderEliminar
  4. as tuas palavras demonstram uma ignorância e frustração sem limites, que até dá pena. é por pessoas como tu que se alimentam guerrinhas que para mim não fazem sentido. escreve-se Portugal.. e não Portugual..
    Mas fiquei com a sensação que és brasileiro, será que tens a noção da realidade em Portugal? Mesmo que sejas português, mantenho a mesma dúvida

    ResponderEliminar
  5. O Provedor da RTP vai ter algum trabalho para te responder sem te chamar ignorante.

    ResponderEliminar
  6. Talvez. Mas tenho dúvidas sobre quem será o ignorante.
    É preferível ser ignorante do que alguém com poucos princípios, que faz acusações em qualquer fundamento.
    Mas voltando atrás... acho que não tenho dúvidas sobre quem é o ignorante

    ResponderEliminar
  7. O anonimato é sem dúvida uma grande aliança do maldizer.
    A cobardia é o pior dos defeitos.
    Em relação ao post, está bem construído e é equilibrado. Parabéns.

    ResponderEliminar