terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

RE...CI...CLA...GEM

Eu digo devagar pois há muita gente que parece que desconhece esta palavra... para estas, o lixo é todo no mesmo saco. Ou são daltónicas ou então ignorantes, porque até os miúdos da 2ª classe sabem quais as cores para reciclar.
Nos hospitais há formações para a separação de lixo, mas mesmo assim há muitos enfermeiros, médicos e assistentes operacionais que não separam lixo nenhum, é tudo pro mesmo saco, ou então nem para um saco vai, fica mesmo ali na banca (esta é mais para os médicos que fazem gasimetrias e deixam o invólucro em cima da banca de trabalho do enfermeiro), mas isso é outro assunto que diz respeito ao respeito, à educação e higiene.
O assunto de hoje é mesmo reciclagem e o apelo que faço para que se mude de atitude. É um pouco incomodativo, tanto para o emissor como para o receptor, ter que dizer,  "Olha que essa caixa do medicamento é para o saco azul, Olhe que essas luvas usadas são pró saco branco, Olha que esses toalhetes de limpar as mãos são pró saco preto", etc etc, porque somos todos adultos com formação. Por isso por favor, aqueles que não reciclam, mudem de atitude, pensem no futuro dos vossos filhos. Sejam o exemplo para todos os outros que não a fazem.

9 comentários:

  1. Cá na Madeira, no serviço de Medicina acontece o mesmo, e ultimamente são raros os dias em que há roupa... eu contribuía.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. nos hospitais o plastico é no saco azul. amarelo é pra roupa. mas obrigado pela correçao,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. depende dos Hospitais Guilherme, no meu a roupa é no saco Laranja.


      abraço

      Eliminar
    2. tens razao, as cores variam. Vou mudar a parte inicial do post

      Eliminar
  3. Reciclar?, cá pela parte que me toca, reciclava era o gestor da urgência. Gostava de perceber porque no dia de Carnaval não agiu como outros.Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. reciclar ou não é discutivel. O lixo que vai para o saco preto é reciclado posteriormente em locais proprios por pessoas «especializadas». Nao sei se sabes mas a parte do papel que vem a proteger a seringa não é reciclavel com o restante papel e o proprio plastico se subdivide em grupo diferentes. enfim , o lixo do saco preto e azul é todo ele reciclavel só que pelo facto de já fazermos uma previa selecção o hospital recebe dinheiro pelo saco azul e paga pelo saco preto. a minha pergunta é: o hospital recebe mas alguem vê algum incentivo monetario para reciclar? as vezes penso que com o desemprego que há, deixa o pessoal da resulima e outras empresas trabalhar... e a consciencia ecologica vai ficando em paz:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discutivel?! Eu axo que reciclar é importante. O que quis realçar foi o facto de poucas serem as pessoas q estao consciencializadas para tal. No saco azul por vezes veem_se compressas c sangue.. assim como no prto.. é tudo indiscriminado. O hospital provavelmente devia formar e responsabilizar melhor e mais

      Eliminar
    2. Bom dia, Guilherme
      É tudo uma questão de civismo.
      E como já tenho dito várias vzs: a educação, não se vai buscar na escola...
      Tenho dito!
      Abraço!
      L.F.P

      Eliminar