quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PEDITÓRIO NACIONAL - Roupa para o Hospital de Viana


Esta ideia surgiu a partir de um comentário de uma assídua leitora, no post anterior.
Não se trata de ironia, nem de sátira. A ideia é mesmo lançar um peditório.
Já várias vezes falei do problema da falta de roupa para os doentes, especialmente no meu serviço (Serviço de Urgência), mas parece que nos outros Serviços o problema é o mesmo.
É sistemático haver rupturas nos stocks, é sistemático não haver lençois, cobertores e pijamas.
É sistemático ter que andar a "pedinchar" roupa a outros serviços, quando eles também não têm capacidade de resposta e pouco ou nada emprestam.
É lamentável ter que dizer a um doente que não temos um cobertor para lhe dar, uma almofada, ou um pijama em condições.
Por isso, caros amigos, abro aqui um espaço para o vosso espírito de solidariedade.
Pensem no efeito que isto não teria?? Imaginem só? No mínimo, quem gere iria ter vergonha. Mas o objectivo seria mesmo mudar o estado da situação.
Claro que por enquanto não há contas, nem NIBs, nem nada do género, apenas aguardo a vossa receptividade a esta ideia.. O que dizem em contribuir? Nem que fosse com 1 Euro. Eu alinho. E tu?

13 comentários:

  1. Caro amigo, Guilherme

    Fico feliz por ter aproveitado minha ideia, que foi dada com muito respeito e carinho, pelos utentes.
    É só me dizer a quem devo me dirigir, para entregar roupa, farei o que puder para ajudar.

    Quanto a dinheiro é preciso saber, para as mãos de quem vai!?
    No mínimo, quem gere iria ter vergonha. Onde está ela!? Os utentes é que sofrem, com falta da mesma...

    Cumprimentos;
    L.F.P

    ResponderEliminar
  2. Corina, é mesmo a sério. Quem me dera levar esta ideia avante.

    Lúcia, a entrega de roupa também seria interessante, o problema é que acho que o hospital não aceita qualquer tipo de roupa, pesno que há regras para isso. Não tenho a certeza e se alguém souber que me corrija pf.

    Relativamente a dinheiro, esta ideia é só um começo, porque decerto não iria abrir uma conta se apenas 2 ou 3 pessoas demonstrassem desejo em contribuir, por isso é que aguardo a receptividade, aqui nos comentários.
    Caso houvesse muita adesão, a conta seria aberta por mim. Claro que pouco percebo disso e teria que me informar acerca desse tipo de contas e dos trâmites de doações. Existe a questão da confiança.. a maioria dos leitores não me conhece, mas alguns sabem quem eu sou e seria uma vergonha caso eu tivesse a ousadia de ficar com o dinheiro para mim. Primeiro por causa dos meus princípios e depois por causa da vergonha. Caso se conseguisse juntar uma quantia razoável, teria que ser feita uma doação a administração e eles têm o dever de utilizar o dinheiro para o fim pretendido (tudo isso teria que ser confirmado e aí a Lucia poderia ajudar caso concordasse. Seria a porta-voz da iniciativa, assegurando que o dinheiro seria para a compra de roupa)
    Eu acho que esta iniciativa iria trazer mudança, basta divulgarem e aderirem

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Vamos a isso...a falta de roupa é um serio constrangimento em todos os serviços!!!Muitas vezes é necessário "poupar" os lençóis porque há poucos....as calças de pijama também não abundam, ou seja, tudo que seja roupa falta...já nem para falar nas ALMOFADAS que alem de serem muito importantes para os posicionamentos muitas vezes os doentes estão com frolhas com esponjas aquelas que se utilizam para a higiene a fazer de almofada e outras vezes nem isso..SE me permitem vamos também recolher ALMOFADAS PARA OS DOENTES!!!! Acreditem que fazem toda a diferença!!!!!
      Abraço

      Eliminar
  4. E aquela roupa toda que está nas prateleiras da rouparia?? É para quem?

    ResponderEliminar
  5. Para os doentes não é de certeza. Deve ser pra muita gente levá-la para casa

    ResponderEliminar
  6. e quando falta uma farda??????a senhora responsável pelas mesmas é imbatível, simplesmente não cede uma farda limpa para se trabalhar..chega a ser cómico.deve achar que as levamos para casa...........o mesmo se deve passar com essa roupa que pelos vistos faltar não falta, mas esta guardada nas prateleiras a ganhar traça.....devemos é pedir também naftalina.coisas mais ridículas....
    abraço

    ResponderEliminar
  7. Olá a todos, o problema da roupa é intangível, ou seja, quanto mais houver menos há. Pronto, eu explico sobre o ponto de vista económico. Quanto maior a oferta maior a procura, isto é, os desvios. O problema não é do fornecimento, é do enquadramento. No fundo é um problema cultural que teima há anos em destruir este país. Mas deixemos a roupa para acessório e utilizemos este “blog” para fins mais prioritários e, essenciais. Quiçá, evidentes. Todos nós sabemos que há oito dias não há RM, no hospital estando os doentes a ser desviados para o Porto. Com que custos? O que é que o gestor da urgência já fez? Quanto se consta anda caladinho que nem um pat(c)to.

    ResponderEliminar
  8. Por favor publiquem, já que alguém procura atacar quem menos culpa tem, os senhores enfermeiros e senhores doutores, alguns, parecem que são intocáveis. Quero-lhes dizer, que quando a roupa chega a alguns serviços, estes mesmos senhores, a primeira coisa que fazem é retirar lençóis, cobertores, almofadas, toalhas, para durante a noite terem para fazerem o seu ninho e de manhã tomarem o seu duche. Procura-se poupar dinheiro neste hospital em coisas menores, mas noutras coisas que toda a gente sabe, só quem quer é que não sabe, mas mexe com alguém o que é pena, são pagos para trabalharem e não para dormirem e prestarem assistência de quem dela precisa. Isto é que é a realidade. Se quando falta uma farda "a senhora responsável pelas mesmas é imbatível", ela, sabe muito bem o motivo de ser "imbatível", pois muitos desses "senhores" nem se preocupam em mandar a dita farda para lavar, estão à espera da "criada" que o faça.

    ResponderEliminar
  9. OK, vamos ao que interessa. No 14.º dia sem RM, com dezenas de doentes desviados pergunto? já algum familiar escreveu no livro amarelo, já alguém pediu responsabilidades ao gestor do SU? Pois não, porque com um bocado de jeito até vamos ver que o aparelho nem avariou, não fosse ele o feitor da contabilidade. Tenho dito.

    ResponderEliminar
  10. sr pedinte, pelos vistos coube-lhe a carapuça... quanto aos ninhos não são apenas enfermeiros e senhores doutores :-), e por acaso no meu serviço, muitas vezes vêm apenas 2 pares de calças e duas batas, pergunto eu? será que é para serem vestidas de noite pelos senhores enfermeiros/doutores, ou para levar para casa? pensemos 1º nos doentes e depois no resto...

    ResponderEliminar
  11. sr anónimo fev 25, 2012 02:30 PM, por acaso não me coube a carapuça, pois não sou trabalhador nessa empresa. O sr anónimo, assumiu que faz parte desse grupo ao afirmar "quanto aos ninhos não são apenas enfermeiros e senhores doutores:-)infelizmente passei uma parte da noite nesse serviço e vi muito bem o que aí se passava, principalmente, a partir das três horas e pouco. Não ponho em causa que esses 2 pares de calças e duas batas fossem para o senhor e companhia, pois não são os doentes que vestem esse tipo de indumentária. De facto pense(m) 1º nos doentes.

    ResponderEliminar