terça-feira, 25 de outubro de 2011

Porque é que há enfermeiros e médicos tão gananciosos?



Não sou contra o duplo emprego de um prof. de saúde (caso o segundo seja considerado como que um part time, um local onde se vá fazer mais umas horas).
Sou profundamente contra tudo o que seja mais que isso.
Quem não conhece enfermeiros e médicos que trabalham em vários locais, com um total de horas semanal inacreditável??
Cada um faz o que quer com o seu tempo, mas o que coloco em causa é o rendimento destas pessoas. Nalguns o rendimento não é muito afectado, cumprem as suas funções de forma eficaz (pelo menos por enquanto), mas em muitos é afectado e em larga escala. Arrastam-se, dormem nos gabinetes durante o dia, são pouco tolerantes, falam mal para as pessoas, trabalham menos, produzem menos, erram mais… Isto vê-se, mas também se comprova em estudos. (justo será acrescentar que este tipo comportamento é mais evidente nos médicos, pois são aqueles que fazem mais horas seguidas)
E será que estas pessoas têm qualidade de vida? É pelo dinheiro que fazem horas a fio? É que a trabalhar desse jeito nem tempo têm para o gastar… Podem estar a poupá-lo prá herança.
Desfrutem da vida...

10 comentários:

  1. Conheço profissionais que só trabalham num local e mesmo assim arrastam-se pelo serviço... conheço outros profissionais que trabalharam em mais que um sitio e cumprem as suas funçoes de uma forma exemplar... Nada é tão linear como o seu comentário transparece... e sim as pessoas trabalharam pelo dinheiro e não é para a herança.... é que pagar agua+luz+gás+gasolina+alimentação+roupa+renda de casa, etc.... com 1020 euros!!! e ainda sobrar dinheiro para poupar para herança???

    ResponderEliminar
  2. Coitados dos doentes quando caem nas mãos destes profissionais, que trabalham em todo o lado...mas para o seu bolso....

    ResponderEliminar
  3. Claro que a minha intenção nao foi generalizar e nada é linear. Salvaguardei que nao sou contra o duplo emprego..
    Sou profundamente contra tudo o que seja mais que isso.. Porque apesar de haver muitos que facilmente se adaptam ao extremo volume de trabalho, na grande fatia verificam-se os comportamentos referidos.. Nao sou eu que o digo, é so consultar estudos.
    Depois também aqui pode entrar a questão da ocupaçao das oportunidades para recém-formados, mas isso são outras conversas.
    Agora questiono, achas bem que um enfermeiro trabalhe em 3 ou 4 locais, fazendo 100 e tal horas semanais? Eu acho mal, mas respeito evidentemente opinião contrária. Claro que com 1020 eur (u bem menos), não há muita margem de manobra, mas nao passemos do 8 ao 80. E achas bem que médicos trabalhem em 2 ou 3 hospitais com contratos milionários e depois são aqueles que mais se queixam e mais falam mal pros doentes e outros prof? Eu acho mal... Mas se calha tou a ver mal a coisa
    G.

    ResponderEliminar
  4. Pior do que pensarem SÓ neles próprios é não pensarem no objecto do seu trabalho: PESSOAS!!

    Uma pessoa cansada nunca pode dar aos outros grande ajuda pois quem não cuida de si não sabe cuidar dos outros!

    Pois eu percebo que precisem de pagar as contas, também eu e + 11 milhoes!! o problema é que quem está doente tb tem de pagar as suas contas e se não for bem acompanhado/tratado/informado também não será capaz de cumprir as suas obrigações!!

    Nada justifica a falta de profissionalismo e rigor!
    Tudo justifica a ganância e o esbanjamento!!

    Abraço do vosso amigo Enfermeiro Bruno (desempregado)

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que a questão não tem haver com a carga horaria de trabalho mas sim com a postura das pessoas perante o trabalho e o seu discernimento.... eu concordo que a partir do momento que a carga horaria interfira com a prestação de cuidados aí sim o colega deve ter o discernimento de cessar o 2 emprego ou reduzir a carga horaria... mas isto é como tudo na vida, há bons profissionais e maus profissionais.... e os bons profissionais não é por ter 1 ou 2 empregos que irão diminuir a sua eficiência, pois são responsaveis e não permitem que um emprego interfira com o outro.... quanto ás oportunidades para os recém licenciados... a questão não se resolve com a exclusividade e a haver exclusividade esta tinha de ser paga como tal.... todos os portugueses tem direito a trabalhar em mais que um sitio e não acho justo os enfermeiros serem prejudicados nesse sentido a não ser que sejam pagos para isso... além disso muitos hospitais privados dependem dos enf dos hospitais publicos pela experiência profissional, como tu deves saber as experiência mais significativas estão no público....além disso a continuar esta politica de formação de enfermeiros desenfreadamente, algumas escolas sem cursos com o minimo de qualidade.. podia-se acabar com o 2 emprego e mesmo assim ia continuar a existir desemprego em enfermagem.... somos mais de 60.000 enfermeiros... uma completa loucura... qualquer escola superior de esquina tem um curso de enfermagem com 100 ou mais alunos por ano....na minha opinião a solução passava pela diminuição de cursos de enfermagem e um aumento significativo da qualidade de ensino, qualidade esta que se perdeu nestes novos cursos de 100 ou 200 alunos....
    Agora também te digo que o facto de trabalhar em urologia num privado e em medicina no publico foi benéfica para mim em termos de conhecimento e também para o hospital público e vice versa... ouve uma vez que um doente não foi transferido a meio da madrugada para um hospital central para ser visto por urologia por uma situação que até é de facil resolução para quem está habituado a doentes urológicos pelo simples facto de eu estar á vontade e ter experiência nessas situações... ganhou o hospital e o doente... Quanto aos médicos, a mesma coisa... existem uns que são muito profissionais e trabalharam em varios sitios e depois ha outros que só veêm euros á frente....então aquele do algarve com 740 mil euros ano.... só se operasse dia e noite todos os 365 dias do anos para justificar tal quantia.....Bom , mas isto é a minha opinião...

    ResponderEliminar
  6. Penso que a maioria dos enfermeiros tem duplo para ganhar mais uns trocos porque na verdade os enfermeiros ganham mal. Somos cada vez mais especializados e cada vez mais mal pagos...

    bjssssss

    ResponderEliminar
  7. Somos cada vez mais vendidos....

    Queremos parecer sem ser, e varremos o lixo pra debaixo da cama

    Para alguem ter duplo ha muitos sem emprego

    alguem que tem duplo nao vai para a luta à procura de soluções, nao se mexe pois está comodo a ganhar o seu!!!

    nao querendo estar a dizer mal, mas acho que se vive uma inércia silenciosa...que convem a quem está no puleiro

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Caro colega(???)...Se o salário fosse o desejavél, ninguém trabalharia a duplicar ou triplicar... Não venha falar de colegas que só porque têm duplo não vão á luta ou à procura de soluções...São eles os primeiros a lutar, são eles os mais interessados pela melhoria das condições de trabalho, nomeadamente a remuneração pois, são eles os que irão lucrar no imediato e quem sabe, não necessitarão trabalhar tanto e com isso sobrarão mais horas de trabalho para outros.
    Não me venham falar em desemprego e desrespeito pelo doente...Somos profissionais de saúde e aqueles que mais se dedicam e preocupam com o doente. Por isso, sim preocupam-se com o doente!!
    Se não consegue dar resposta
    á situação, por cansaço, têm que ser os primeiros abdicar de horas de trabalho mas, a isso chama-se responsabilidade profissional. Cada um de nó tem uma tolerância diferente ao cansaço eterá que definir os seus limites para excercer a profissão com qualidade. Qd ultrapassa esse limite e não consegue dar a resposta desejada aí sim, poderá ser chamado de irresponsavél mas, isso parte de ca um de nós. Bons e maus profissionais existem em todas as áreas.
    Não venham falar de médicos e enfermeiros porque, todos nós precisamos de um salário, todos nós temos projetos e objectivos e lutamos por eles. Quer sejam médicos, enfermeiros, engenheiros, operários fabris, advogados, professores, cozinheiros, arqitetos, todos trabalham um duplo ou triplo para atingirem uma situação de qualidade de vida razoavél. Os salários estão como todos sabemos e o dinheiro faz falta a todos.
    Quanto ao desemprego, eu também sou desempregada mas, compreendo perfeitamente aquilo que os colegas fazem. Qualquer um de nós que ambiciona uma vida estavél faria o mesmo. Oportunidades? Irão existir para todos...ou não!!
    Infelizmente nenhuma área tem prtunidade para todos e todas as áreastêm duplos para alguns. Por isso, porque falar sempre só dos médicos e enfermeiros. Deixem-nos trabalhar e exijam-lhes sim qualidade nos cuidados. Se acham que foram "mal tratados", devido ao cansaço, façam queixa, é para isso que existe o livro de reclamações, só assim acabamos com os maus profissionais que independentemente de fazerem 10, 20, 50 ou 100 horas serão os mesmos. As pessoas avaliam-se pela qualidade do seu trabalho, não pelas horas que exercem a profissão.

    ResponderEliminar
  9. Mas as horas influenciam a qualidade do seu trabalho.
    Bom há ai alguns pontos em que discordo, alem de alguma confusao de assuntos... dou a minha opiniao amanha... que agora tou sem cabeça

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde, amigo!

    Deve ser cefalalgia, derivado a paciência q tem, para aturar alguns comentadores. Como eu, por exemplo! kkkkkkk

    Bjs;
    L.F.P

    ResponderEliminar