quarta-feira, 24 de março de 2010

SIV TAXI

Hoje triei uma senhora que veio com a SIV. A senhora estava a tomar banho e de repente sentiu uma dor atrás do joelho, ligando para o 112. Foi feita a triagem e o iluminado de lá, achou que devia lá ir uma SIV buscá-la. Não tinha a ideia que as SIV´s tinham sido criadas para servirem de taxi. Mas o pior é que não é um caso isolado, tem vindo a acontecer demasiadas vezes. Quando se questiona os colegas sobre o porquê de trazerem estes doentes, até eles próprios nem acreditam, mas têm que o fazer, manda quem está ao telefone.
Acho que se está a entrar numa distorção daquilo que é a SIV, numa vulgarização... Depois não se admirem!! Um doente com um problema respiratório grave em Monção, não foi assistido a tempo, porque a SIV estava a deixar uma unha encravada no hospital...

segunda-feira, 22 de março de 2010

Desafio...


Chegou há dias este email enviado pelo "Bob o construtor" e eu como também estou preocupado achei importante publicar

"Olá guilherme.
Mando este mail, numa de desafio a toda a classe de enfermeiros e principalmente aos colegas do nosso hospital.
Acabei de receber um convite da parte da Ordem para ir a uma "reunião" no proximo dia 27 de Março.
O tema é Modelo de desenvolvimento profissional, que preocupações???
Certamente terás recebido um igual.
O desafio é, publicares no nosso blog a seguinte pergunta:
E se fossemos todos lá, fazer essa mesma pergunta??????????.
Tendo em consideração de como anda a profissão, como andam as nossas chefias (diga-se directora).
E se aparecessemos todos nesse dia 27, a dizer a aqueles burgueses da Ordem que estamos fartos de demagogias e de lenga lenga, queremos factos e atitudes.
A reunião é na CESPIU de Famalicão, nem é muito longe...
Aqui deixo o desafio, primeiro a ti para postar isto e depois a todos os colegas, que nao se revêem nestas politiquices.....
Obrigado

domingo, 21 de março de 2010

Paga o que deves!


Já não bastavam todos os problemas subjacentes à nossa carreira, eis que surge um novo,
a administração da ULSAM corta as horas extraordinárias aos enfermeiros. Quem desconhece a realidade pode e bem pensar "Acho bem, estamos em crise", mas convém ressalvar o seguinte,
As equipas de enfermagem são as primeiras a concordar com a admissão de mais enfermeiros, facto que iria acabar com as horas extraordinárias. Porém isto não acontece, não entram mais enfermeiros e os que lá estão têm que responder às necessidades dos serviços, logo têm que trabalhar mais. Por lei, quem trabalhe mais do que aquilo que está estipulado, tem o direito a ser remunerado justamente, ou seja, que lhe paguem as horas extraordinárias. A "coisa" já se arrasta há demasiado tempo e várias engenharias se têm feito para ir tapando o problema, mas agora chegou ao ponto de "estouro".
Todas as horas já efectuadas, têm que ser pagas, é um princípio básico! Mas é um princípio que não está a ser respeitado!
Só não entendo que os enfermeiros sejam logo o primeiro alvo de poupanças, quando temos médicos a ganhar exorbitâncias em horas extraordinárias e é algo que já é tão normal que ninguém se incomoda. Quando temos médicos em que todas as suas horas de urgência são pagas como horas extraordinárias, em que em todas as horas extraordinárias já estão previamente definidas em todos os seus horários, eu pergunto, onde está a poupança??!! Que fique bem claro, os enfermeiros não querem fazer horas extraordinárias, mas se têm que as fazer que as paguem!!!!!!
Como é dito pelo Doutor Enfermeiro (ver link, fala exactamente deste problema), é mais um caso de sindrome invertido do Robin dos Bosques e eu como verdadeiro Robin dos Hospitais, tenho o dever de expor, já que não posso roubar aos ricos para dar aos pobres

domingo, 14 de março de 2010

Vais de ambulância? Não!.. Vou na "carreira"


Comenta-se cá pelo nosso hospital que há um(a) enfermeiro(a), que quando faz uma transferência de um doente para outro hospital, costuma ir ao lado do condutor e desliga os monitores, talvez para não se incomodar com o som dos alarmes. Além disso, parece também que é comum transportar dois (!!) doentes ao mesmo tempo, e não!! ... não se tratam de doentes que vão a uma consulta de rotina, são apenas doentes que vão para unidades coronárias, etc, etc.. Mas não há crise, eles estão sossegaditos, são doentes que estão sempre perfeitamente estáveis... Nunca nada há-de acontecer, ou já aconteceu?? E Siga a viagem!

Mais uma flecha do Robin!

Senhoras e Senhores que mandam, acordem para o problema das transferências de doentes críticos, neste hospital!! Qualquer dia vão haver problemas sérios e vai sobrar para vós, não tenham a menor dúvida disso

sábado, 6 de março de 2010

O chat do SEP


Abro aqui este espaço para todos os visitantes que queiram fazer questões aos responsáveis máximos do SEP.
O assunto obviamente será a nossa carreira e tudo o que com ela posso estar interligado.
Se a coisa correr bem, as questões serão enviadas para José Carlos Martins ou Guadalupe Simões, duas das caras do SEP. Depois eles responderão, ou não... Mas acredito que sim.
Tens aqui a oportunidade de esclarecer dúvidas, lançar sugestões, etc, etc.
Eu lanço já duas questões... já ia pra terceira, mas deixo para vós
1º O facto de nesta última greve da administração pública, se ter tomado a decisão de nos unirmos com a administração pública em geral, não irá atenuar as energias dos enfermeiros para futuras lutas que se avizinham?
2º Qual o próximo passo dos sindicatos de enfermagem? A já falada "radicalização" vai consistir em quê?