sexta-feira, 18 de junho de 2010

O (des)acordo do Ministério da Saúde com os enfermeiros

Acabo de ler um email do José Carlos Martins, sobre a novela das negociações...
Definitivamente parece-me que não vamos chegar a lado nenhum. A carreira de enfermagem vai continuar desvalorizada e os enfermeiros a serem licenciados de 2ª... os licenciados pior pagos no país! É para vermos o valor que os nossos governantes dão à enfermagem e saúde portuguesa.
A batalha foi ganha pelo MS, mas parece que já estava ganha desde o início, pois por mais reivindicações, manifestações, greves massivas, protestos e esforços dos enfermeiros e sindicatos, que se fizessem e tivessem, eles (MS) nunca iriam ceder em quase nada, isto porque têm a faca e o queijo na mão.
Têm o poder de fechar unilateralmente as negociações, têm o poder de chantagear, têm a defesa da crise (construída por eles próprios). Têm o poder de nos desunir, têm o poder de mentir, têm o poder de fazer aquilo que bem entendem, porque mandam e quem manda pode.
Temos colegas que sempre fizeram greve e lutaram por aquilo que acham justo, mas que agora ameaçam desistir, pondo em causa o trabalho dos sindicatos.
Temos colegas que continuam indiferentes a tudo isto, que criticam tudo e todos, mas nem greve fazem.
E teremos alguns resistentes que continuam a lutar em todos os sentidos.
Mas todos pensarão, será que vale a pena?
Os enfermeiros revoltam-se, culpam os sindicatos, desgastam-se, dispersam... e a greve ameaça ser um fiasco... e mais uma batalha ganha pelo MS.
O momento em que deveriamos demonstrar o nosso repúdio pelo fecho unilateral de negociações, pelo (des)acordo que o MS diz ter feito,  que pelos vistos não é acordo nenhum, porque simplesmente não houve acordo. O momento onde deveriamos mostrar ainda mais força, é o momento em que definitivamente fracassámos, prova disso é a adesão à manifestação de hoje... pouco mais de 100 enfermeiros estarão em Lisboa, quando as anteriores manifestações foram em número bem superior.... é outro sinal de saturação, desanimo, descrédito nos sindicatos. E mais uma batalha ganha pelo MS
O JCM do SEP bem tenta animar e revoltar as hostes, explicar os factos, o porquê da desconvocação de grande parte da greve, motivar para a importância da manifestação e deste dia de greve, mas não sei...
Eu cá continuarei a fazer o que posso e a lutar por aquilo que é justo!
E vocês?

9 comentários:

  1. Pois é.
    Mais uma vez tudo nos saiu furado e provavelmente não vamos chegar a lado nenhum. As pessoas estão frustradas, cansadas, não percebem o cancelamento de grande parte dos dias de greve e mais uma vez para nada. Eles não cederem, porque nós de alguma forma não temos poder para os fazer ceder, não conseguimos provar o nosso valor nem demonstrar o quanto somos imprescindíveis. Não fechamos hospitais, os serviços mínimos estão lá, o essencial faz-se na mesma, os utentes muitas vezes põem-se contra nós porque os afectamos e muitas vezes o nosso cansaço passa cá para fora, na nossa vida profissional, o que também não abona a nosso favor...Pela minha parte, vou continuar a lutar. Sem grande esperança, mas vou continuar. =)

    ResponderEliminar
  2. De facto o MS tem todo o poder e pior que isso gente sem escrupulos que o sabem usar como o caso do Sr. Pizarro... Mas por outro lado temos tb Sindicatos inertes que adoptam posturas autistas e não querem ouvir os colegas sugerindo, "espicançando". Por vezes a postura adoptada é de conivencia e submissão quando deveria ser de força e coragem, de capacidade de mobilizar. Os enfermeiros estariam do lado do(s) Sindicatos se estes se mostrassem coerentes e firmes, não como se têm mostrado, assustados, e a compactuar com as vontades governamentais. Existisse coragem e ousadia e em vez da desconvocação de 3 dias de greve se tivessem convocado 7 ou mesmo 10 tenho a certeza de que as imediações do campo pequeno estariam repletas de enfermeiros em sintonia. Desta forma não... já chaga de "circo", de demagogia por parte de quem nos representa.

    Referiam ha dias que deveriamos direccionar o nosso desagrado para o MS e não para o Sindicato; e sinceramente não entendo pq!! O MS tem feito de forma excelente o seu trabalho, os Sindicatos é que não... e são eles que me representam....

    ResponderEliminar
  3. Pela primeira vez vejo uma greve convocada, de varios dias, que deveria ter tido impacto.... para depois se singir apenas a 1 dia de greve... Eu fiz greve dia 18(a assegurar cuidados minimos) mas com uma certa magoa. E porque? 10 anos de trabalho e ainda vou ter de esperar mais para me subirem para um salario que mesmo com mais 180euros não é o justo. 10 anos em enfermagem que não valem de nada para progressão... onde estão os sindicatos?!? Onde está a greve dos BO? Apesar de tudo continuarei a fazer greve tendo porem no meu horizonte que de nada me vale.
    POR FAVOR: PONHAM UMA GREVE DE 20DIAS OU MAIS ATÉ O MINISTERIO CEDER... QUERO UM BRAÇO DE FERRO....

    Eles cediam.

    Era só um pouco de força de vontade!

    ResponderEliminar
  4. Sabem... a enfermagem é a mãe dos hospitais. Passo a explicar, lá em casa quem sabe sempre de tudo, que se desmultiplica em planos e limpezas, tem sempre tudo pronto a horas, é aquela que tem a papinha pronta, que dorme duas horas porque os filhos estão doentes, que tem 15 coisas na cabeça, que remenda, que apazigua os animos... no fundo, que é a alma lá de casa... sim é a mãe.
    No hospital o enfermeiro tem as mesmas funções...
    Vocês pagam á vossa mãe?
    Eles também não.

    ResponderEliminar
  5. eu sei que isto não levanta nada a moral... mas a verdade é que licenciados mal pagos e a mais para as colocações do país, agora é em todas as áreas, em Portugal...

    ResponderEliminar
  6. achas que os sindicatos fizeram bem? achas que este desanimo se deve a que? achas que as negoçiações foram bem geridas? Achas que devemos estar contente?

    Pois fiz todas as greves durante os 15 anos que tenho de trabalho e não fiz ésta pois acho ridiculo este marca e desmarca, e se fizerem o mesmo para a proxima te garanto que não volto a fazer, no meu hospital ia haver uma adesão de +/- 90 % quando éra greve de 8 dias quando ficou so de 1 dia sabes quantos enfermeiros fizeram greve...só 1 sabes porque? imagina

    Agora vou-te dizer achas normal oferçerem 1400 euros em setembro o sindicato não açeitar e agora ir fazer greve por 1200€, mas achas que isso cabe na cabeça de alguem?

    Se um dia tiver empregados a quem um oferçesse mais dinheiro não aceitassem e depois fizessem greve por menos, só tinha duas hipoteses ou os trataba mal e lhes chamava burros ou os despedia na hora por falta de inteligençia

    ResponderEliminar