segunda-feira, 26 de abril de 2010

Curtas estapafúrdias vol VI - Baratas tontas

Enfª directora para os enfermeiros do Serviço urgência - Vocès são muito desorganizados, parecem umas baratas tontas!

Ora, o que se entende por barata tonta?! É um "bicho" que tem muitas patas, logo anda demasiadamente rápido, mas é tonta porque às vezes parece que não sabe para onde vai.
Neste caso do SU tem alguma lógica, de facto andamos demasiadamente rápido e às vezes parece que não sabemos para onde vamos porque temos 3 ou 4 coisas da nossa competência para fazer, mais 2 ou 3 que não são da nossa competência e depois temos que decidir rapidamente entre 3 ou 4 coisas, qual delas é a mais prioritária! São muitas coisas para uma barata!!! Ó Melga desaparecido! Ajuda aí por favor!
Portanto eu como sou uma pessoa de bem, depreendo que quando a senhora directora disse (mais ou menos) isso que vos acabo de dizer, estava a referir-se a "baratas tontas" neste sentido de que temos tanto trabalho, num serviço tão desorganizado, que às vezes andamos tontos... Ou então sou mesmo parvo e ingénuo.

Agora uma coisa que não compreendo é como é que a senhora directora conseguiu chegar a esta conclusão, se nunca (ou quase nunca) por lá é vista.... acho que tem a extraordinária capacidade de omnipresença... Ou então sou mesmo parvo e cínico.
Parvo tá visto que sou...

7 comentários:

  1. Guilherme!.... Quando encontras uma barata no serviço, o que é que lhe fazes?
    …. Eu ponho-lhe a pata em Cima, e dou-lhe um pontapeeeeeeeeeeeee!....outros gritam…BARAAAAAAAAAATA… fogem como baratas tontas.
    È o que esta senhora, esta a pedir a muito tempo …!

    Não merecemos isto!

    ResponderEliminar
  2. Caro G.

    Para quem está sentado numa posição altiva e não baixa as vistas, já sabes que dá! A Ignorancia neste caso ocupa lugar e esse lugar é de grande responsabilidade e dá uma imagem não merecedora á classe de enfermagem!

    Sabes a postura que ela teve na sessão de encerramento do Curso de Especialização em Saúde Materna! Uma colega da Famalicão respondeu-lhe á altura! Respondeu que quem passa muito tempo sentado em gabinetes jamais se apercebe de como trabalha os seus enfermeiros! Quem ganha muito e não o faz por merecer dando uma imagem injusta á classe que devia representar, defender... nem sei que palavras usar!!

    Façam zelo no V. Cuidados. Corram sim, mas para situações de Emergencia. As Outras, não corram, pois quem os vê a correr um bocado julga que podemos correr uma maratona sempre ao mesmo ritmo, pois não sabem que correr cansa a quem corre, mas não cansa a quem está sentado... essa deve pensar que quem corre pode continuar... até um dia....

    Será que existe algum fenomeno para enfermeiros mal tratados na CIPE?

    Será que existe algum estatuto da OE que pune enfermeiros que ocupam lugares de responsabilidade e não dignificam a imagem da classe?

    ResponderEliminar
  3. ta encontrada a soluçao:
    ela que desça la do seu altar, e que nos venha orientar...
    Com a experiencia que ela tem em urgencia.só temos a aprender.
    finalmente alguem viu o nosso problema, faz falta a enfermeira directora ca em baixo para nos orientar.
    Parabens á directora que descobriu esse nosso falhanço.
    Claro que nos serviços de urgencia onde ela trabalhou era tudo muito mais organizado.....

    ResponderEliminar
  4. TUDO O QUE SEJA DITO POR UMA PESSOA QUE FALTA AOS COMPROMISSOS....VEJA-SE O EXEMPLO DAS HORAS EXTRAORDINÁRIAS.......JÁ NÃO TEM VALOR...

    ResponderEliminar
  5. Recomendo a leitura deste Post, tem tudo a ver com o que aqui se fala :
    http://cogitare.forumenfermagem.org/2010/04/26/banco-de-favores-eles-existem-vejamos-em-enfermagem/

    “Banco de Favores” eles existem vejamos em Enfermagem !

    "Eles existem em todas as profissões… Os “escovas” , os “paga favores” … por isso publicamos este texto que descobrimos e lhes dedicamos ( enfie o barrete quem quiser )… neste caso fala-se de Enfermagem , mas a realidade é transversal a outra e qualquer profissão.

    Pois este tipo de pensamento está-nos no nosso DNA… é cultural e isso demora a mudar !"

    ResponderEliminar
  6. A enfermagem sempre "pisada",por chefes sempre eternos teóricos e pelos utentes sempre prontos a "nos colocar no nosso lugar".Ontem fui a um domicilio com um colega homem.O doente perguntou-me se eu queria um avental.Perguntei-lhe porque me estava a perguntar a mim e não ao meu colega.Ao qual ele respendeu -Ora o Srº Enf. a usar avental,isso é para as mulheres.
    Respondi-lhe que descansasse que quando me fosse embora punha um avental e iria para a cozinha que era o meu lugar.E nunca tratada por Srª Enf,sempre MENINA.
    Enfermeira e mulher união escaldante.
    Sofia

    ResponderEliminar