A propósito do grave traumatismo craniano de Michael Schumacher, dizia-se numa reportagem na TVI: "Os médicos do Hospital Universitário de Grenoble vigiam Michael Schumacher hora a hora..." é lamentável quando nem os jornalistas sabem quais as funções de um enfermeiro.
É triste isto ser habitual nas notícias. Sem qualquer tipo de vitimização, os médicos são importantes na recuperação de um doente e o enfermeiro também o é, principalmente na vigilância, pois essa é uma das principais funções de enfermagem. Temos que ensinar isto aos senhores jornalistas.
ver vídeo aqui
Nós não existimos....esta é a realidade!
ResponderEliminarGuilherme, já entrou em contacto com a redação da TVI para esclarecer esta situação? Esta reportagem representa uma óptima oportunidade para se fazer isso de forma assertiva!
ResponderEliminarcumprimentos
ola! pensei nisso mas ainda nao o fiz... mas vou fazer,,, mas decerto dao-me uma resposta a desculparem-se, mas correçoes da reportagem nao acredito
EliminarCorrecção da reportagem não haverá, pois aquela peça já está montada assim e já ficou gravada. Contudo, imagine 2 situações:
Eliminar- você entra em contacto com os jornalistas mas, por mais que estes se desculpem, se for assertivo e der os argumentos correctos, eles ponderarão na próxima reportagem de saúde que fizerem.
- os enfermeiros decidem fazer uma campanha de envio de cartas para esses jornalistas, e eles recebem 100 cartas. qual acha que será a reacção deles?
cumprimentos!
sim claro,tens toda razão
Eliminarjá enviei para TVI um email com o reparo.. vamos aguardar
abraço!
já agora quem tiver lido este post, que o faça também!
Deve ser um qualquer chefe de equipa (medico) como os do nosso hospital, que o foi visitar apos o almoço e adormeceu enquanto o observava.
ResponderEliminarDaqui a pouco estão a dizer que foram os Enfermeiros que o operaram...
ResponderEliminarÉ correcto dizer que os médicos o vigiam de hora a hora, pois o piloto está numa unidade de vigilância intensiva onde existem médicos em permanência.
pois é correcto... o que não é correcto é ser idiota.
EliminarA vigilância NUMA UNIDADE DE CUIDADOS INTENSIVOS OU NEUROCRITICOS, que é onde ele deve estar, é da RESPONSABILIDADE de enfermagem. Com esse discurso deves ser médico e deverias sabe-lo, caso contrario da-se um desconto...
e também te posso dizer que os enfermeiros também o operaram, fazem parte de uma equipa que o operou.. ou não?
Ninguém faz nada sozinho... os enfermeiros sãos meros dispositivos de medida, mas quem vai aos comandos, quem é? é o Médico... duvidas!!!
EliminarSe és médico nem mereces resposta, reza para que um dia não nos estale o verniz.
EliminarSe não és médico estas muito enganado. Se os dispositivos de medida como lhe chamas ( Aos Enfermeiros) não fizessem correção na rota de quem comanda como dizes, seria como os novos carros sem dispositivos de segurança, os acidentes seriam imensos
Para que tanta rivalidade.....um completa o outro,assim como o resto da equipa não será? ou neste mundo não dependemos todos uns dos outros?na saúde e em tudo não será assim mais correcto?
ResponderEliminarai estes anónimos... quem vai ao comando do quê senhor? do diagnóstico médico? é o médico! da maioria dos exames complementares de diagnóstico? é o médico! das operações? é o médico!
ResponderEliminare do diagnóstico de enfermagem? é o enfermeiro! e da vigilância e prevenção de complicações? é o enfermeiro! e de salva a vida do doente numa urgência em que está sozinho? é o enfermeiro.
Profissões igualmente importantes para a saúde dos cidadãos, que deviam trabalhar em equipa e em prol do utente. E sim, ainda que em equipa, não podem os enfermeiros afirmar a sua responsabilidade e competências? Devem, e cada vez mais! Os utentes agradecem!