Gostava de saber a vossa opinião.
Imaginem o seguinte cenário de um qualquer hospital.
Um sector do Serviço de Urgência que engloba:
- Uma sala de emergência onde chegam os doentes efectivamente emergentes que como calculam exigem muito tempo cuidado e atenção dos enfermeiros,
- Uma sala de "agudos" onde são observados doentes em estado crítico e onde se prestam os mais variados cuidados a doentes do foro cirúrgico, médico, ortotraumatológico e outros.
- Uma sala de Pequena Cirurgia que recebe diariamente várias dezenas doentes com feridas, escaras, abcessos, queimaduras, etc
- Uma "sala de espera de ortopedia" onde aguardam medicação e outros procedimentos vários doentes observados por Ortopedia, acabando muitos destes por ter que ser preparados para o Bloco Operatório e por fim,
- Um corredor com vários doentes em maca encostados à parede ("OBS" Macas), necessitados dos mais variados cuidados como medicação, vigilância de Sinais Vitais, alimentação, higiene, posicionamentos, etc etc etc…
Há vários turnos onde se verifica nenhum doente neste corredor o que quer dizer bom trabalho da equipa médica e de enfermagem ou pouca afluência, mas há também muitos turnos em que estão dezenas de doentes neste mesmo corredor, o que quer dizer, das duas uma, trabalho ineficaz da equipa médica ou internamentos e OBS lotados.
Estão a imaginar? Isto é só uma panorâmica geral...
Para este sector descrito estão 2 enfermeiros que tem que se coordenar e saber trabalhar em equipa.
Um mais “responsável” pelo tal corredor e ortopedia e o outro mais “responsável” por todas as outras áreas descritas. Importante realçar que quando entra um doente para a Sala de Emergência ou Sala de Agudos deverão estar presentes os 2 enfermeiros durante o tempo que for necessário (que poderá ser bastante), o que faz com que todas as outras áreas fiquem desfalcadas da vigilância de enfermagem. Importante também acrescentar que frequentemente há transferências de doentes para outros hospitais, com acompanhamento por um destes enfermeiros.
Agora imaginem que um dos doentes que está em "OBS Macas", numa maca há 2 ou 3 dias, desenvolve escaras (úlcera ou ferida em doentes acamados) devido à sua débil condição física e/ou incapacidade de se virar na maca.
Lanço a seguinte questão,
Na vossa opinião quem são os responsáveis em ordem decrescente?