sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Memorando da triagem de Manchester para o Sr Bastonário da Ordem dos médicos














Estou incrédulo, indignado e revoltado, o profissionalismo dos enfermeiros foi posto em causa injustamente, com base em pressupostos que não têm qualquer fundamento.

Vejo na TVI uma reportagem onde é dito pela Ordem dos médicos (OM), que a Triagem de Manchester (TM) é mal feita pelos enfermeiros e que deveria ser feita por médicos, pois têm mais competência para efectuar um diagnóstico. Exemplificam com um caso, onde foi dada uma pulseira verde (pouco urgente - tempo máximo de espera 120 mnts) a uma doente, que no momento de observação médica entrou em paragem respiratória.
De seguida vejo a reacção do Bastonário da Ordem dos enfermeiros e, por muito que se tenha esforçado, não deu uma resposta à altura e devidamente justificada, mas dou-lhe um desconto porque a sua área, enquanto profissional, nada tinha a ver com triagem e urgência. 

Sendo assim e porque tenho várias centenas de horas de experiência em TM, sei que estarei à altura de responder à injusta e acima de tudo errada declaração da responsabilidade da OM, proferida por alguém que notoriamente não tem consciência nem conhecimento do que é a TM.

Para quem desconhece e para contextualizarmos, a TM é um sistema de classificação de prioridades e encaminhamento dos utentes que recorrem ao Serviço de Urgência. É efectuada desde há 10 anos por enfermeiros, ou seja desde a sua implementação em Portugal. É um sistema aplicado em vários países e, posso quase garantir, que em todos eles é feita por enfermeiros.

No início da sua implementação foram criadas equipas de formadores (médicos e enfermeiros) que, numa sessão teórica e prática, num total de 8 horas (!),  explicaram os seus princípios e aplicação. Portanto trata-se de uma formação de curta duração e propositadamente de processos extremamente simples. Estes formandos eram em 99% dos casos, enfermeiros. Recuando, entre várias dezenas de enfermeiros, recordo um médico a assistir a esta formação, no entanto posso garantir que nem esse médico, nem nenhum médico em Portugal tem um minuto de TM na prática, e porquê? Porque rapidamente perceberam que a TM não é um sistema de atribuição de diagnósticos, como o Sr Bastonário da OM refere, porque rapidamente perceberam que era uma trabalho extremamente desgastante, onde têm que ser efectuada uma observação rápida e individual (1-2 minutos) de um número situado em 3 dígitos de doentes , por dia. Num turno de 8 horas, para um triador, poderão passar cerca de 150 utentes, onde lhe são colocadas questões simples, como p.e: “De que é que se queixa?”, questões e respostas pormenorizadas são sempre evitadas, porque esse não é o objectivo que está preconizado para a TM, esse será o objectivo do médico e do enfermeiro, no momento da observação clínica do doente, já num gabinete médico, numa sala de tratamentos, numa sala de emergência, ou em qualquer sala de observação, já no Serviço de Urgência propriamente dito. Portanto e para que o Senhor Bastonário da OM perceba, a TM funciona como uma antecâmara do Serviço de Urgência.

Devido a este volume excessivo de admissões de utentes nos Serviços de Urgência, problema já sobejamente conhecido e entranhado no nosso SNS e, como todas estas admissões “passam” pela TM, é fácil perceber que os erros podem sempre acontecer, como acontecem e irão continuar a acontecer, seja um enfermeiro, seja um médico a triar, caso o sistema de saúde e a mentalidade e cultura portuguesa se mantenham.
Além disso, está mais que confirmado que este sistema de TM criado no Reino Unido, tem as suas lacunas. É um sistema falível, facto já confirmado por vários profissionais (médicos e enfermeiros) da minha esfera profissional. Diariamente há várias situações onde o triador não consegue “encaixar” o problema do utente no sistema da TM, por isso, Senhor Bastonário, o erro aconteceu. Foi lamentável, foi um erro, mas aconteceu, como muitos outros aconteceram e como muitos outros acontecerão, seja um médico, seja um enfermeiro, o triador! Agora o que fazer para evitar? Revejam o sistema de classificação da TM! Encontrem soluções para a avalanche de admissões nos Serviços de Urgência!
Para que fique claro, os enfermeiros não se opõem que os médicos façam TM. Muitos até agradecem, porque não gostam de triar, e porquê? Porque além do que tenho dito, a TM é um local de grande risco e responsabilidade, quando algo corre mal, como se viu pela acusação do Bastonário da OM, os dedos apontam-se desde logo ao enfermeiro da TM. 

Mas o que o senhor Bastonário da OM não referiu, foram as infindáveis situações, em que o enfermeiro da TM tria um doente com prioridade laranja (muito urgente – tempo de espera máximo 10 mnts) e o médico critica a prioridade e acima de tudo o encaminhamento do doente, achando que é excessiva e incorrecta. Muitos destes casos são efectivamente urgentes, como Enfartes e AVCs e afinal o enfermeiro estava certo e o médico estava errado. 

O que o senhor Bastonário da OM se esqueceu, foi de referir que doentes triados com cor laranja para uma especialidade, por vezes esperam pelo atendimento muito mais do que os 10 minutos preconizados, por desvalorização ou pela não presença física no Serviço de urgência por parte do(s) médico(s) de determinada especialidade, o que faz com que muitas vezes o enfermeiro da TM anda feito “barata tonta” a sua  procura, para lhe comunicar pessoalmente que aquele doente precisa de um atendimento rápido, atrasando o seu próprio trabalho.
O que o senhor Bastonário da OM se esqueceu de referir foi, que há colegas seus que, mesmo estando desocupados, não chamam os tais doentes com pulseira verde, pensando talvez que a TM estipula um tempo de espera e não um tempo máximo de espera. O que quero dizer com isto é que, muitas vezes doentes com pulseira verde esperam 2 horas pelo atendimento, quando poderiam esperar 30 minutos.
Sintetizando, a TM é um sistema imperfeito e que tem que ser feito com rapidez, dando azo ao erro. Erros há muitos e quem os comete somos todos, seja construtivo e encontre forma de os minimizar! Senhor Bastonário da OM, repense o que disse e peça desculpa aos enfermeiros, caso contrário eu sou a favor de instauração de um processo contra si e contra a OM.

A Ordem dos Enfermeiros que acorde e não deixe passar impune esta acusação, ela existe essencialmente para a defesa da classe e é para isso que pagámos quotas!



segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Exaustão profissional! Eu avisei!



Burnout, distress, são alguns dos temas que dou mais relevo no PDDSE. Talvez porque sejam temas que me assustam... Vejam as etiquetas na barra lateral e confirmem.
Pois... tanto tenho falado, tanto tenho avisado, na esperança de que haja forte discussão, visibilidade, impacto, para que, quiçá, os responsáveis tomem medidas e... está aqui a prova: "Enfermeiros de Ponte de Lima acusam sintomas de exaustão"
Estes foram os que tiveram alguma iniciativa e expuseram o problema (neste caso ao SEP), mas o problema não fica só por Ponte de Lima, é demasiadamente amplo.
Quem trabalha em saúde sabe, que se contam pelos dedos da mão, as instituições a nível nacional, que têm nos seus serviços, profissionais em número capaz de responder às necessidades.
Com a sobrecarga para os que lá estão, vem isto e pior que isso, vem a diminuição da qualidade dos cuidados prestados



segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A ceia do hospital


É tão bom trabalhar à noite e lá pras 3h, 4h da manhã, quando a fome aperta, comer a ceia!
Quem não gosta do pão, que se for lançado à cabeça de alguém, é capaz de provocar uma contusão?
Quem não gosta do pão de leite ou croissant que se desfaz em farelos ao toque, com sabor a plástico?
Quem não gosta do sumo ácido, muito bom para uma azia nocturna?
E o pacotinho de compota de sabor fabricado, cheia  de E´s, espessantes, conservantes, etc?
E a saqueta de descafeínado que ninguém usa?

Para quem não sabe, a ceia é constituída por um conjunto de "alimentos", se assim os podemos denominar, fornecida pelo hospital a todos os funcionários, no turno da noite.
É paga com o dinheiro do subsídio de alimentação de cada funcionário e é (pelo menos em Viana) má a todos os níveis: nutritivo, qualitativo.

Abro aqui um espaço de discussão sobre este tema, aberto também a profissionais de outros hospitais, de forma a tentar perceber como é a ceia nos outros locais.
Reclamem, sugiram! Abro uma página do facebook na expectativa de que se crie um movimento de indignação: "Por uma ceia decente"

Façam likes, comentem e partilhem, a ver se isto muda e nos tratam com um pouco mais de consideração!



quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O emigrante está a mudar!

Tempo de férias, tempo de regresso dos nossos emigrantes.
Por estes dias, inevitavelmente, são vários os que vemos no Serviço de Urgência.
Reparo que andam mais calmos, mais ponderados, mais afáveis!
Ainda sou do tempo em que raro era o dia de Verão em que não haviam conflitos com emigrantes, as reclamações, as queixas eram habituais, algumas com razão, outras nem por isso, mas o espetáculo no corredor, esse, era quase sempre garantido.
Agora parece-me que a mentalidade, a postura mudou... haverá alguma explicação científica??
Confesso que no passado sentia-me irritado e ofendido quando diziam (frequentemente) que em Portugal era "o fim do mundo" e que em França é que era tudo muito bom, atitudes que geravam um certo esteriótipo desfavorável ao emigrante.
Agora já posso dizer que esse esteriótipo está a desvanecer-se e a aumentar o respeito e consideração que tenho pelos nossos emigrantes.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Greve 9 e 10 de Julho


A visibilidade e importância da última greve geral, tal como disse num post recente, passou muito pela enfermagem.
Agora colegas, é não deixar morrer este impacto e continuar esta luta contra a degradação das condições de trabalho, entre outros assuntos que continuam "pendentes" para os enfermeiros!

A união faz a força!
Mostra que estás contra estas políticas! Não esperes que outros lutem por ti!

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Enfermagem na noticia de abertura da greve geral!

Hoje no telejornal das 13h, na SIC, a notícia de abertura, como seria de prever, foi a greve geral. 
Os primeiros dados fornecidos foram os 80% de adesão dos enfermeiros
Dei logo um grito de alegria, primeiro pela monumental adesão, mas acima de tudo, porque dos 30 minutos de reportagem sobre a greve, o primeiríssimo assunto referido, dizia respeito à enfermagem!

Meus amigos, isto é um sinal!! É um sinal de união, um sinal de que estamos prontos para o que der e vier, mas acima de tudo é um sinal, de que "eles" estão atentos aos enfermeiros..  

quarta-feira, 26 de junho de 2013

40 horas?! N Ã O! - Pela tua segurança, pela segurança dos doentes!



Tenho assistido a vários lamentos e preocupações sobre a questão das 40 horas de trabalho semanais. Ou melhor... tenho assistido a vários lamentos e preocupações dos enfermeiros por uma série de ofensas e abusos à nossa profissão, mas recentemente o que mais se tem falado é mesmo das 40 horas.

Afinal em que ficámos? Vamos permitir mais este roubo?

Temos estudos e mais estudos que comprovam que um numero superior a 35 horas de trabalho semanal é prejudicial para a qualidade de vida de profissionais de saúde, neste caso, enfermeiros.

Fala-se também que a eventual passagem para as 40 horas, não traz nenhum acréscimo salarial.
E estão já a ver onde isto vai levar... mais desemprego, menos admissões de novos enfermeiros.

Temos um vencimento que em vez de subir, desce.

Trabalhamos por turnos, 24 horas/dia, 365 dias/ano e sofremos corte brutal nessas horas suplementares (noites, fins de semana, feriados, natais e afins)

Temos uma carreira que se eclipsou.

Vemos os professores que tudo conseguem, porque lutam e provocam mudança. Ainda hoje o líder da Fenprof dizia em jeito de conclusão de mais uma vitória dos professores: "Se lutarmos, por vezes podemos perder, mas se baixarmos os braços, perdemos sempre" Subscrevo!

Vamos permitir mais esta exploração? Vamos ficar calados? Vamos dizer não à greve e dar razão ao governo?

Vamos permitir que interfiram ainda mais na nossa qualidade de vida, que já não é de todo saudável??

Por estas e por outras mexe-te! Greve a 27 de Junho! Paralização nacional!! Mobilização nacional!!

Acorda!!


quinta-feira, 20 de junho de 2013

Um bom conselho para evitar embaraços


Nunca deduzam relações de parentesco entre o doente e acompanhante, ou seja, nunca perguntem, por exemplo,
É seu pai?
Podemos ter o azar de ouvir,
Não, é meu marido!
Ou então, pior ainda, o contrário,
É seu marido?
Não, é meu pai!
São vários os exemplos de relações de parentesco que podemos estabelecer, que causam embaraço para os 3 lados e que nos podem levar a pensar que mais valia estarmos calados...

Eu caí uma vez, desde então pergunto sempre: É seu familiar?
Assim já não corro riscos.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Mais tristes notícias...


Dezenas de enfermeiros e assistentes operacionais despedidos do Curry Cabral em Lisboa (ver notícia aqui)



Tentativas de suicídios disparam 50% no Alto-Minho entre 2011 e 2012, onde a Unidade de referência é a ULSAM (reportagem SIC)

terça-feira, 11 de junho de 2013

Unidade Polivalente da ULSAM - no rumo certo


Como em tudo na vida, temos que saber reconhecer quando não temos razão. Em tempos escrevi aqui que não concordava com a divisão da equipa de enfermagem do Serviço de Urgência. Foram tempos conturbados, onde muitos partilhavam a mesma opinião, desagradados com a divisão e consequente restruturação de serviços em Unidade Polivalente e Urgência Geral.
Hoje, passados alguns anos, reconheço que foi o melhor, a Unidade Polivalente tornou-se um serviço mais organizado a vários níveis, com benefícios para o doente. Apesar da clivagem entre equipas, apesar das relações se terem tornado mais distantes entre elementos, apesar de ser mais complicado gerir vagas na Unidade Polivalente, quem mais interessa, sai beneficiado.
Parabéns a quem fez esforços para a formação da Unidade Polivalente

sexta-feira, 7 de junho de 2013

O post mais lido de sempre no PDDSE!

O último post teve:

17000 visualizações
400 partilhas no facebook e
dezenas de comentários !!!! Apenas em 24 horas! E continua a subir!
Fico feliz por ter contribuído para o aumento do nosso "ego" enquanto enfermeiros.
Toda a gente gosta de ver o seu trabalho valorizado, mas como também alguém disse, é igualmente importante aceitar os erros, para conseguir melhorar.

Obrigado Mª José Carranca


quinta-feira, 6 de junho de 2013

Um dia no Serviço de Urgência, visto por uma acompanhante.

Em qualquer trabalho temos que saber lidar com a crítica, mas também precisamos que o valorizem. Aqui fica um precioso exemplo, retirado do JORNAL O COURA, que abrange toda a equipa multidisciplinar





terça-feira, 4 de junho de 2013

Querido mudei a entrada do Serviço de Urgência!


Olá amigos!

Voltei! Estavam com saudades? Voltei sim e volto em grande, com uma ideia genial! Desculpem.. quando tenho ideias assim, fico empolgado...

Conhecem a entrada do nosso Serviço de Urgência? 
A maioria decerto que sim, mas já pararam uns minutos por lá, para reflectirem um pouco sobre o degredo que é a NOSSA entrada do Serviço de Urgência, o rosto do NOSSO hospital e a entrada do local de  trabalho de muitos? Convido-vos a fazê-lo. Esta imagem é uma pequena amostra, pois obviamente, não seria sensato andar a tirar várias fotos, mas espero que a minha descrição abra os olhos a todos os utentes do NOSSO hospital!

Podemos começar pela pintura. Será certamente de um amarelo-esverdeado-branco sujo, sim acho que seja essa a cor. 
Depois temos uma conduta metálica de 7 metros talvez, que na imagem se consegue ver uma parte, no canto superior direito, que qualquer dia, tenho receio que ceda e caia na cabeça de alguém (pelo menos estarão perto da assistência), tendo em conta a sua inclinação e deformação. De lá saem fios de electricidade (deduzo eu), que se penduram, nos postos telefónicos. Aqui a imagem é bem elucidativa, um telefone para dois postos e reparem bem na categoria dos postos... limpinhos, limpinhos.. bolas, onde é que eu já ouvi isso. 
Bom adiante, depois temos 2 vasos-cinzeiros (a imagem apenas mostra um), pretos das beatas, mesmo bem pertinho à entrada dos doentes, como que a convidar ao fumo (é bom porque desta forma os doentes iniciam desde logo a nebulização). Temos também  a barra metálica no canto inferior direito da foto, com igual inclinação, provavelmente da quantidade de pessoas que lá se encosta e senta.
A tal conduta metálica atravessa o local onde os veículos param para deixar os doentes e desagua numa sala de espera que de espera nada tem, pois ninguém se atreve a lá esperar. Aqui o cenário é ainda mais dantesco. Esta sala, caros utentes, é um dormitório e um local de passagem de muitos jovens que saem da discoteca e vão comer uma sandes à máquina que lá está. O cheiro é fétido de urina, o chão está levantado e cravado das marcas das beatas e o wc nem se fala, parece o de uma discoteca no final da noite. 
É esta a imagem que queremos para o nosso hospital acreditado?
Bem sei que uma boa parte das pessoas que vai ao Serviço de Urgência está doente, mas será que não ficaria um pouco menos doente, ao ver uma entrada com categoria?

Por isso lembrei-me dos funcionários do SIE. É um serviço com tantos funcionários, que decerto poderiam retirar algum tempo para fazer umas obras e arranjos. Fica a sugestão.

Caso esta não seja atendida, vou fazer uma proposta ao "Querido mudei a casa". Não estou a brincar, estou mesmo a falar a sério! E quando quero, consigo.




terça-feira, 14 de maio de 2013

O Bastonário da Ordem apoia um inimigo da enfermagem!


Já nada me surpreende. Agora percebo porque muita gente falava dos interesses políticos do actual bastonário da O.E.
Vejam o post publicado pela Cogitare em Saúde e confirmem o apoio de Germano Couto a Manuel Pizarro, para a candidatura à Câmara do Porto. Para os mais esquecidos, Manuel Pizarro foi e é um inimigo para a nossa classe.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Crónicas estapafúrdias Ep. 13 - Um queijo e uma saca de batatas


Tomei a liberdade de publicar um comentário de um anónimo, que se enquadra na mouche no espaço das "Crónicas estapafúrdias". 
Então aqui vai:

Qualquer semelhança com a realidade é mera "coincidência".
Cenário: Consultório pago pelos contribuintes.
Marcolina - Ai Sô Doutor não tenho passado bem, e vim fazer pedir exames...
Médico - Não votasse no "fdp" do Passos Coelho, agora ando eu aturar histéricas e a ser mal pago! Quem decide se precisa de exames sou eu, não é a senhora...(com tom altivo e prepotente)
Marcolina - Mas Sô Doutor eu deixei-lhe um queijo e uma saca de batatas junto ao seu carro. E na semana passada quando foi ver a minha mãe lá a casa disse para vir cá falar ... (tom humilde e infantil)
Médico - Ah pois..! - após silêncio e suspirar, inicia o famoso "algoritmo" do SAM para diagnósticos não especificados, nem caí bem\ nem caí mal- Pronto! Leva aqui uma receita e uma análises e vá falar com a Srª. Enfª.
Adoro as tagarelices ético- profissionais e filosóficas das Ordens profissionais." Blá blá discurso paternalista... blá blà negligência médica..Blá blá respeito pela pessoa." O portuguesinho no seu melhor a ser humilhado por ignorantes de canudo académico com vestígios de ideação politica frustrada. Ah, e os enfermeiros é que têm a conotação de sabichões de trazer por casa...Fantástico!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Manifestações dos CITs - Mantêm-se o impasse...

(Junto à entrada de utentes do Hospital. Segundo informação do SEP marcaram presença aprox. 70 enfermeiros)

Terminou o segundo dia de greve dos enfermeiros a contrato individual de trabalho (CIT) da ULSAM. Este dia ficou marcado pela presença de cerca de 60 enfermeiros na ARS Porto (imagem acima), com o encontro entre enfermeiros/SEP e responsáveis da ARS.
Segundo informação do SEP não há novidades em relação ao reposicionamento dos CITs, aguardando-se indicações da ACSS.
Este sindicato assegurou ao PDDSE que novas formas de luta aproximam-se, tendo em conta este impasse e a consequente persistência da desigualdade salarial entre CTFP e CIT.
Tal como assinala a faixa da esquerda "Para trabalho igual, salários e direitos iguais!"
Os enfermeiros a CIT apelam à compreensão e união por parte dos seus colegas a CTFP

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Avança a greve dos CITs


Após a reunião entre SEP e Administração da ULSAM no passado dia 8, não se chegou à conclusão pretendida pelos enfermeiros a CIT, ou seja, o reposicionamento para os 1200 eur. (ver post anterior
Importante realçar que este já foi o valor acordado após as sucessivas reuniões entre Sindicatos e MS, nos anos anteriores.
Igualmente importante realçar que, mesmo estes 1200 eur, nunca foi o valor pretendido pelos enfermeiros, tendo em conta o valor de referência para inicio de carreira de um licenciado na FP - 1400 eur. Portanto, os enfermeiros são licenciados, mas não são remunerados como tal. 
Por um lado diz-se que os Hospitais têm autonomia de gestão, mas por outro, este e outros hospitais aguardam ordens superiores. Em que se fica então? Têm ou não autonomia de gestão? 
Alguns Hospitais como o de Coimbra, já deram razão aos enfermeiros e os enfermeiros a CIT já foram reposicionados. No sentido oposto, em Viana e em muitos outros locais espalhados pelo país, os enfermeiros organizam-se para formas de luta que ai se avizinham. 
Na TV já vimos recentemente os colegas do Alentejo em greve e manifestação, para a semana iremos ver certamente os do Alto-Minho, Alto-Ave, entre outros.
Será uma greve inédita onde se apela à união de todos os enfermeiros a CIT e CTFP.
É bom que todos tenham presente que uma vitória dos CITs é um avanço para os CTFP, por isso apelo à compreensão e união. Que pelo menos agora os enfermeiros se unam!

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Crise de merda



Sr. António tem cirurgia agendada para o dia 16.
Olhe não pode ser depois do dia 20, que até lá eu não tenho dinheiro para ir aí para Viana.

É triste ouvir isto, é triste ver receitas "esquecidas" e outras deitadas ao lixo à saída do Serviço de Urgência. É triste sabermos que, cada vez mais, os doentes abandonam medicação devido a problemas financeiros.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Greve dos CITs na ULSAM


Aproxima-se nova luta dos enfermeiros a contrato individual de trabalho (CIT), na ULSAM. Já há meses foi decretado pelo Ministério Saúde que a posição remuneratória inicial para os enfermeiros, independentemente do vínculo, seria, a partir de Janeiro de 2013, de 1200 eur.

Estamos em finais de Março e os enfermeiros a CIT continuam com os 1020 eur de rendimento base.
Há colegas recém contratados que já auferem (e muito bem) o estabelecido, enquanto que aqueles que já têm 10 anos de serviço continuam nos 1020. Caso para dizer que a discriminação impera!

Já é frustrante para os colegas com 10 anos de serviço, continuarem na "base" ou seja, em 10 anos não progrediram, como qualquer trabalhador, em qualquer sector espera, agora imaginem mais esta desigualdade.

Vários hospitais já actualizaram os vencimentos, cá pelo Alto-Minho, parece que há esquecidos. Pelas notícias que rapidamente circulam, haverá uma reunião do SEP com o Conselho de administração da ULSAM, no dia 8 de Abril.  Mediante as conclusões, avança-se (ou não) para a greve já marcada.

Esperemos que agora o bom senso impere e que tudo corra pelo melhor!
Luta pela justiça! Luta pelos teus direitos! Luta pela enfermagem!
Boa sorte!

sábado, 23 de março de 2013

Crónicas estapafúrdias Ep. 12 - Consultório político

Nota prévia: Vários elementos do diálogo foram modificados, por questões de confidencialidade, porém a base do diálogo mantém-se, tal como foi descrita pelo interveniente.

Na consulta:

Médico (que por acaso é sócio de um qualquer Hospital Particular) - Então Jorge, que se passa?
Jorge - Ahh Doutor, ando um bocado em baixo, cansado... stress do trabalho, talvez precisasse de umas "vitaminas".
Médico - Onde trabalhas pá?
Jorge - Sou chefe de gabinete na Câmara de Carcavelinhos de Baixo.
Médico - És chefe de gabinete na Câmara de Carcavelinhos de Baixo!? Aqueles gajos do PSD pá, são uns filhos da p...! Não é que os gajos fizeram isto e aquilo e aqueloutro! P.. que os pariu! Vocifera.

Segundo o doente, assim foi durante quase a totalidade da consulta, que durou uns infindáveis 40 minutos. Tão revoltado estava o Sr Doutor, com os seus conflitos políticos, que espumava e as veias saltavam pelo pescoço, acrescentou o mesmo. O maior desejo do Jorge naquele momento era desaparecer daquele quadro surreal.

No final da consulta:
Médico: Toma, começa a tomar isto.

Ainda em transe, vai à farmácia e avia 2 caixas de antidepressivos. Chega a casa e a mulher, que por acaso é profissional de saúde, diz-lhe:
Aí! Tu não vais tomar nada disto! Não és nenhum doente psiquiátrico!
Ok, também depois daquele filme todo, acho que saí de lá curado, responde resignado.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Vende-se carrinho de criança com travões AVC

Vende-se carrinho de criança com travões AVC. 
Cor: encarnado à glorioso. 
Ano: 2010/2011
Preço base para licitação: 1 eur
Em exposição num Poliban perto de si.

Foto: não revelada por motivos de direitos de imagem.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Coisas que imbecis dizem


"Qualquer dia querem que o líder parlamentar do PS ande de Clio."

Francisco Assis, ex-líder parlamentar do PS, 2013.


Ainda pesquisei pelo facebook deste senhor, mas não tive sorte. Gostaria de ter a oportunidade de lhe dizer:

Analisando (ou não) a situação grave em que se encontram milhares de famílias portuguesas, apraz-me dizer-lhe que, qualquer dia vão é querer que o senhor ande mas é a rasto, sua cavalgadura, seu imbecil.

Pronto, estou mais aliviado.

São estes os políticos que temos, que só se preocupam com as aparências. Se pensassem em andar de Clio, ou mesmo de transportes públicos, a aprovação e o respeito que não teriam de todos os portugueses.
Consultem a página criada no Facebook, para outros pormenores e para consulta dos soberbos comentários que por lá se escreve em Francisco Assis de Clio

terça-feira, 12 de março de 2013

Bora lá pessoal, despertar!!



Para mim os fenómenos não são os Justins Biebers, o Tony Carreira ou o CR7!
São sim, estes senhores, que ganharam um festival da canção pela originalidade, irreverência e inconformismo.
São estes senhores, porque representam o povo, lutam pelo povo e essencialmente trabalham para unir o povo!!
A estes sim, eu faço uma vénia, estes sim, são o verdadeiro fenómeno da nossa sociedade!
Continuem a luta pa! Não nos abandonem!

sábado, 9 de março de 2013

Opiniões VIII - Ainda sobre a disparidade de vencimentos

Reabro aqui um espaço de que muito me orgulho, onde são publicadas opiniões de visitantes do Blog, que eu considero interessantes. De seguida então, as palavras de um visitante anónimo:

"Gostaria de deixar aqui uma outra linha de pensamento:



Da minha prática clínica, já para além dos 10 anos na instituição, deixo o seguinte pensamento à consideração de todos.

Não desvalorizando o enorme hiato existente entre os vencimentos mais elevados e os mais baixos, vagueia na minha mente um conceito: "eficiência".

Para mim eficiência traduz a relação inversamente proporcional entre os "recursos gastos" e o "valor produzido", quanto mais próxima da unidade, maior a eficiência.

Deixemos a matemática para transpor para os casos concretos:

Temos colaboradores com consomem salários de 400 a 500€/mês, que produzem "ZERO", logo são recursos totalmente desperdiçados. Outros porém com salários que superiores a 15000€/mês que produzem "ZERO", por vezes ainda arrastam a instituição para o fundo - estes são escandalosos.
Temos também as situações opostas, colaboradores cujo trabalho produzido é muito superior ao salário auferido, mesmo em casos de salários elevados. Todos os € gastos com estes colaboradores são muito bem aplicados.

O problema que se coloca é a injustiça entre salários semelhantes com produtividades tão dispares, pior ainda entre salários baixos e elevados, em que os mais baixos têm maior produtividade.

Toda a gente sabe quem são os incompetentes, preguiçosos, mal-educados, cábulas, mentirosos, etc e ninguém faz absolutamente nada. Parece até que a arte de ser cábula e aldrabão ainda é premiada.

Existem medos, compadrios, conivências e todas outras espécies de interrelações perniciosas que necessitam de ser rompidas.

Resumindo, pouco me interessa se o Dr. X ganha 20 000€, se o vejo constantemente a produzir, ser competente, trazer mais-valias para a instituição. Incomoda-me muito mais ver outro que ganha 400€ e em vez de produzir ainda consegue causar danos,estragar muitas das boas coisas que outros fizeram e ainda desmotivar outros colaboradores.


CHEFES HÁ MUITOS, MAS LÍDERES SÃO POUCOS...."

sábado, 2 de março de 2013

Vencimentos de pessoal dos serv. hospitalares


Para quem diz que os enfermeiros ganham muito...
O gráfico não está muito elucidativo, não julguem que os enfermeiros ganham em média e em valores arredondados, 2000 eur, como no gráfico parece querer demonstrar. Os enfermeiros ganham em média, ai uns 900 eur.
Para que fique claro, não sou (totalmente) contra os vencimentos "milionários" dos médicos, sou é profundamente contra a diferença abismal de vencimentos, penso que nisso o gráfico é suficientemente claro e não... não está exagerado.
Já soube que o vencimento dos Assist. operacionais anda entre os 400-500 eur e já soube de médicos que ganham bem acima dos 15000 eur. Cada um tire as ilações que quiser, as minhas são... tremenda injustiça.
É este o nosso país!