terça-feira, 14 de maio de 2013

O Bastonário da Ordem apoia um inimigo da enfermagem!


Já nada me surpreende. Agora percebo porque muita gente falava dos interesses políticos do actual bastonário da O.E.
Vejam o post publicado pela Cogitare em Saúde e confirmem o apoio de Germano Couto a Manuel Pizarro, para a candidatura à Câmara do Porto. Para os mais esquecidos, Manuel Pizarro foi e é um inimigo para a nossa classe.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Crónicas estapafúrdias Ep. 13 - Um queijo e uma saca de batatas


Tomei a liberdade de publicar um comentário de um anónimo, que se enquadra na mouche no espaço das "Crónicas estapafúrdias". 
Então aqui vai:

Qualquer semelhança com a realidade é mera "coincidência".
Cenário: Consultório pago pelos contribuintes.
Marcolina - Ai Sô Doutor não tenho passado bem, e vim fazer pedir exames...
Médico - Não votasse no "fdp" do Passos Coelho, agora ando eu aturar histéricas e a ser mal pago! Quem decide se precisa de exames sou eu, não é a senhora...(com tom altivo e prepotente)
Marcolina - Mas Sô Doutor eu deixei-lhe um queijo e uma saca de batatas junto ao seu carro. E na semana passada quando foi ver a minha mãe lá a casa disse para vir cá falar ... (tom humilde e infantil)
Médico - Ah pois..! - após silêncio e suspirar, inicia o famoso "algoritmo" do SAM para diagnósticos não especificados, nem caí bem\ nem caí mal- Pronto! Leva aqui uma receita e uma análises e vá falar com a Srª. Enfª.
Adoro as tagarelices ético- profissionais e filosóficas das Ordens profissionais." Blá blá discurso paternalista... blá blà negligência médica..Blá blá respeito pela pessoa." O portuguesinho no seu melhor a ser humilhado por ignorantes de canudo académico com vestígios de ideação politica frustrada. Ah, e os enfermeiros é que têm a conotação de sabichões de trazer por casa...Fantástico!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Manifestações dos CITs - Mantêm-se o impasse...

(Junto à entrada de utentes do Hospital. Segundo informação do SEP marcaram presença aprox. 70 enfermeiros)

Terminou o segundo dia de greve dos enfermeiros a contrato individual de trabalho (CIT) da ULSAM. Este dia ficou marcado pela presença de cerca de 60 enfermeiros na ARS Porto (imagem acima), com o encontro entre enfermeiros/SEP e responsáveis da ARS.
Segundo informação do SEP não há novidades em relação ao reposicionamento dos CITs, aguardando-se indicações da ACSS.
Este sindicato assegurou ao PDDSE que novas formas de luta aproximam-se, tendo em conta este impasse e a consequente persistência da desigualdade salarial entre CTFP e CIT.
Tal como assinala a faixa da esquerda "Para trabalho igual, salários e direitos iguais!"
Os enfermeiros a CIT apelam à compreensão e união por parte dos seus colegas a CTFP

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Avança a greve dos CITs


Após a reunião entre SEP e Administração da ULSAM no passado dia 8, não se chegou à conclusão pretendida pelos enfermeiros a CIT, ou seja, o reposicionamento para os 1200 eur. (ver post anterior
Importante realçar que este já foi o valor acordado após as sucessivas reuniões entre Sindicatos e MS, nos anos anteriores.
Igualmente importante realçar que, mesmo estes 1200 eur, nunca foi o valor pretendido pelos enfermeiros, tendo em conta o valor de referência para inicio de carreira de um licenciado na FP - 1400 eur. Portanto, os enfermeiros são licenciados, mas não são remunerados como tal. 
Por um lado diz-se que os Hospitais têm autonomia de gestão, mas por outro, este e outros hospitais aguardam ordens superiores. Em que se fica então? Têm ou não autonomia de gestão? 
Alguns Hospitais como o de Coimbra, já deram razão aos enfermeiros e os enfermeiros a CIT já foram reposicionados. No sentido oposto, em Viana e em muitos outros locais espalhados pelo país, os enfermeiros organizam-se para formas de luta que ai se avizinham. 
Na TV já vimos recentemente os colegas do Alentejo em greve e manifestação, para a semana iremos ver certamente os do Alto-Minho, Alto-Ave, entre outros.
Será uma greve inédita onde se apela à união de todos os enfermeiros a CIT e CTFP.
É bom que todos tenham presente que uma vitória dos CITs é um avanço para os CTFP, por isso apelo à compreensão e união. Que pelo menos agora os enfermeiros se unam!

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Crise de merda



Sr. António tem cirurgia agendada para o dia 16.
Olhe não pode ser depois do dia 20, que até lá eu não tenho dinheiro para ir aí para Viana.

É triste ouvir isto, é triste ver receitas "esquecidas" e outras deitadas ao lixo à saída do Serviço de Urgência. É triste sabermos que, cada vez mais, os doentes abandonam medicação devido a problemas financeiros.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Greve dos CITs na ULSAM


Aproxima-se nova luta dos enfermeiros a contrato individual de trabalho (CIT), na ULSAM. Já há meses foi decretado pelo Ministério Saúde que a posição remuneratória inicial para os enfermeiros, independentemente do vínculo, seria, a partir de Janeiro de 2013, de 1200 eur.

Estamos em finais de Março e os enfermeiros a CIT continuam com os 1020 eur de rendimento base.
Há colegas recém contratados que já auferem (e muito bem) o estabelecido, enquanto que aqueles que já têm 10 anos de serviço continuam nos 1020. Caso para dizer que a discriminação impera!

Já é frustrante para os colegas com 10 anos de serviço, continuarem na "base" ou seja, em 10 anos não progrediram, como qualquer trabalhador, em qualquer sector espera, agora imaginem mais esta desigualdade.

Vários hospitais já actualizaram os vencimentos, cá pelo Alto-Minho, parece que há esquecidos. Pelas notícias que rapidamente circulam, haverá uma reunião do SEP com o Conselho de administração da ULSAM, no dia 8 de Abril.  Mediante as conclusões, avança-se (ou não) para a greve já marcada.

Esperemos que agora o bom senso impere e que tudo corra pelo melhor!
Luta pela justiça! Luta pelos teus direitos! Luta pela enfermagem!
Boa sorte!

sábado, 23 de março de 2013

Crónicas estapafúrdias Ep. 12 - Consultório político

Nota prévia: Vários elementos do diálogo foram modificados, por questões de confidencialidade, porém a base do diálogo mantém-se, tal como foi descrita pelo interveniente.

Na consulta:

Médico (que por acaso é sócio de um qualquer Hospital Particular) - Então Jorge, que se passa?
Jorge - Ahh Doutor, ando um bocado em baixo, cansado... stress do trabalho, talvez precisasse de umas "vitaminas".
Médico - Onde trabalhas pá?
Jorge - Sou chefe de gabinete na Câmara de Carcavelinhos de Baixo.
Médico - És chefe de gabinete na Câmara de Carcavelinhos de Baixo!? Aqueles gajos do PSD pá, são uns filhos da p...! Não é que os gajos fizeram isto e aquilo e aqueloutro! P.. que os pariu! Vocifera.

Segundo o doente, assim foi durante quase a totalidade da consulta, que durou uns infindáveis 40 minutos. Tão revoltado estava o Sr Doutor, com os seus conflitos políticos, que espumava e as veias saltavam pelo pescoço, acrescentou o mesmo. O maior desejo do Jorge naquele momento era desaparecer daquele quadro surreal.

No final da consulta:
Médico: Toma, começa a tomar isto.

Ainda em transe, vai à farmácia e avia 2 caixas de antidepressivos. Chega a casa e a mulher, que por acaso é profissional de saúde, diz-lhe:
Aí! Tu não vais tomar nada disto! Não és nenhum doente psiquiátrico!
Ok, também depois daquele filme todo, acho que saí de lá curado, responde resignado.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Vende-se carrinho de criança com travões AVC

Vende-se carrinho de criança com travões AVC. 
Cor: encarnado à glorioso. 
Ano: 2010/2011
Preço base para licitação: 1 eur
Em exposição num Poliban perto de si.

Foto: não revelada por motivos de direitos de imagem.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Coisas que imbecis dizem


"Qualquer dia querem que o líder parlamentar do PS ande de Clio."

Francisco Assis, ex-líder parlamentar do PS, 2013.


Ainda pesquisei pelo facebook deste senhor, mas não tive sorte. Gostaria de ter a oportunidade de lhe dizer:

Analisando (ou não) a situação grave em que se encontram milhares de famílias portuguesas, apraz-me dizer-lhe que, qualquer dia vão é querer que o senhor ande mas é a rasto, sua cavalgadura, seu imbecil.

Pronto, estou mais aliviado.

São estes os políticos que temos, que só se preocupam com as aparências. Se pensassem em andar de Clio, ou mesmo de transportes públicos, a aprovação e o respeito que não teriam de todos os portugueses.
Consultem a página criada no Facebook, para outros pormenores e para consulta dos soberbos comentários que por lá se escreve em Francisco Assis de Clio

terça-feira, 12 de março de 2013

Bora lá pessoal, despertar!!



Para mim os fenómenos não são os Justins Biebers, o Tony Carreira ou o CR7!
São sim, estes senhores, que ganharam um festival da canção pela originalidade, irreverência e inconformismo.
São estes senhores, porque representam o povo, lutam pelo povo e essencialmente trabalham para unir o povo!!
A estes sim, eu faço uma vénia, estes sim, são o verdadeiro fenómeno da nossa sociedade!
Continuem a luta pa! Não nos abandonem!

sábado, 9 de março de 2013

Opiniões VIII - Ainda sobre a disparidade de vencimentos

Reabro aqui um espaço de que muito me orgulho, onde são publicadas opiniões de visitantes do Blog, que eu considero interessantes. De seguida então, as palavras de um visitante anónimo:

"Gostaria de deixar aqui uma outra linha de pensamento:



Da minha prática clínica, já para além dos 10 anos na instituição, deixo o seguinte pensamento à consideração de todos.

Não desvalorizando o enorme hiato existente entre os vencimentos mais elevados e os mais baixos, vagueia na minha mente um conceito: "eficiência".

Para mim eficiência traduz a relação inversamente proporcional entre os "recursos gastos" e o "valor produzido", quanto mais próxima da unidade, maior a eficiência.

Deixemos a matemática para transpor para os casos concretos:

Temos colaboradores com consomem salários de 400 a 500€/mês, que produzem "ZERO", logo são recursos totalmente desperdiçados. Outros porém com salários que superiores a 15000€/mês que produzem "ZERO", por vezes ainda arrastam a instituição para o fundo - estes são escandalosos.
Temos também as situações opostas, colaboradores cujo trabalho produzido é muito superior ao salário auferido, mesmo em casos de salários elevados. Todos os € gastos com estes colaboradores são muito bem aplicados.

O problema que se coloca é a injustiça entre salários semelhantes com produtividades tão dispares, pior ainda entre salários baixos e elevados, em que os mais baixos têm maior produtividade.

Toda a gente sabe quem são os incompetentes, preguiçosos, mal-educados, cábulas, mentirosos, etc e ninguém faz absolutamente nada. Parece até que a arte de ser cábula e aldrabão ainda é premiada.

Existem medos, compadrios, conivências e todas outras espécies de interrelações perniciosas que necessitam de ser rompidas.

Resumindo, pouco me interessa se o Dr. X ganha 20 000€, se o vejo constantemente a produzir, ser competente, trazer mais-valias para a instituição. Incomoda-me muito mais ver outro que ganha 400€ e em vez de produzir ainda consegue causar danos,estragar muitas das boas coisas que outros fizeram e ainda desmotivar outros colaboradores.


CHEFES HÁ MUITOS, MAS LÍDERES SÃO POUCOS...."

sábado, 2 de março de 2013

Vencimentos de pessoal dos serv. hospitalares


Para quem diz que os enfermeiros ganham muito...
O gráfico não está muito elucidativo, não julguem que os enfermeiros ganham em média e em valores arredondados, 2000 eur, como no gráfico parece querer demonstrar. Os enfermeiros ganham em média, ai uns 900 eur.
Para que fique claro, não sou (totalmente) contra os vencimentos "milionários" dos médicos, sou é profundamente contra a diferença abismal de vencimentos, penso que nisso o gráfico é suficientemente claro e não... não está exagerado.
Já soube que o vencimento dos Assist. operacionais anda entre os 400-500 eur e já soube de médicos que ganham bem acima dos 15000 eur. Cada um tire as ilações que quiser, as minhas são... tremenda injustiça.
É este o nosso país!

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Pensamentos emergentes

É lamentável quando um líder de equipa em contexto de reanimação, procura descredibilizar outros intervenientes.
Um bom líder de equipa é aquele que além de ser detentor de reconhecidas competências teórico-técnicas, é capaz de liderar "pelo exemplo e pela integridade". Segundo os manuais do ERC, o líder de equipa deverá ser empático, assertivo e tolerante relativamente a situações de hesitação e nervosismo em ambiente de emergência.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Vamos falar de Qualidade

Gostava de ter estado presente na concorrida reunião da "Qualidade" na ULSAM.
Será que se falou naqueles doentes que ficam mais de 2 dias, numa maca, no corredor da Urgência, à espera de uma decisão médica?
Será que se falou naqueles doentes acamados, dependentes, que ficam mais de 2 dias, numa maca, no corredor da Urgência, à espera de uma decisão médica?
Será que se falou que em média, diariamente, entre 10 a 15 doentes, passam a noite nesse mesmo corredor, numa maca, à espera de uma decisão médica?
Será que se falou que para os "cuidados" às dezenas de doentes "internados" nesse mesmo corredor, está escalado 1 enfermeiro por turno?
Tinha curiosidade em saber se se falou nisso... caso saibam digam algo pf.
É que, além de se distribuírem prémios e felicitações, seria importante falar de "qualidade" naquele que é o rosto ou o Serviço central da ULSAM... o Serviço de Urgência.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

5º lugar na votação Blog do Ano!



Terminou o concurso Blog do ano.
O PDDSE ficou em 5º lugar na categoria saúde!
Consultem aqui as votações gerais, de todas as categorias e fiquem a conhecer os melhores Blogs nacionais, em categorias que vão desde "pesca desportiva" a "música" e "arquitectura", entre outros.
Parabéns pela iniciativa!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Pedem-se enfermeiros para trabalhar na cadeia a 5 eur/hora

Regressam as notícias de exploração e insulto à classe de enfermagem
Parece que anda um imbecil de uma empresa qualquer de recrutamento, a perguntar se há enfermeiros interessados a trabalhar no estabelecimento prisional de Viana do Castelo a 5 eur/hora.
É revoltante, é desprestigiante, é um insulto!
Não vou ficar por aqui, já estou a trabalhar na denúncia. Fico na dúvida se a Ordem tem poder de intervenção nestas matérias, também se não o tem, para que servirá?
Divulgem! Não podemos ficar indiferentes perante estas ofensas!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Concurso Blog do ano


Está reaberto o concurso Blog do ano, criado pelo Blog "Aventar".
O PDDSE foi sugerido, na lista temática de "Saúde", o que constitui motivo de grande orgulho.
Felicito o Blog Aventar pela boa iniciativa!

Quem seguir o PDDSE e achar que merece 1 voto, é só entrar neste link.
A ver se conseguimos ir à 2ª fase. Cada pessoa pode votar em diferentes blogs e pode votar no mesmo Blog de 24 em 24 horas.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Serviço de Urgência ameaça ruptura por falta de Assistentes Operacionais.


O Serviço de Urgência está a entrar num ponto de ruptura devido a falta de Assist. Operacionais. Para que se entenda a profundidade desta delicada questão, seria importante recuar. Neste serviço, a categoria de Assistente Operacional subdivide-se em duas, vulgarmente designadas: Auxiliares (mulheres) e Maqueiros (homens). Este ponto prévio, já foi alvo de análise num antigo post ("O problema dos maqueiros") e por isso não vou aqui discutir se deveria ser assim, ou não, mas para quem está de fora e para o que de seguida será dito, é importante perceber que existem essas duas "sub-categorias".

Continuando então, é incompreensível, aos meus olhos e aos olhos de muitos, que num Serviço de Urgência esteja escalada UMA Auxiliar, quando deveriam estar TRÊS presentes. É incompreensível que por sistema estejam escalados dois Maqueiros, quando deveriam estar três presentes. Para muitos poderá ser um problema pouco significante, mas quando vos digo que os cuidados de saúde são fortemente prejudicados devido à falta de Assistentes Operacionais, vocês certamente pensarão duas vezes se levam o vosso filho ou a vossa mãe, para um Serviço com falta de pessoal. 
Quem vive diariamente o Serviço tem a perfeita noção que três Auxiliares já é pouco, para um Serviço com demasiados períodos intensos, agora imaginem uma! Uma para auxiliar nos cuidados ao doente emergente, para limpar as instalações, para serviços de estafeta, para repor material, para auxiliar nos cuidados ao doente nas diferentes áreas do Serviço de Urgência (Admissão, Pediatria, Triagem, Reanimação, Trauma, Ortopedia, Macas) e quando digo cuidados, refiro-me a todo tipo de cuidados (higiene, técnicas, posicionamentos, etc), para três mulheres já não é fácil, agora imaginem para UMA! Quem tem responsabilidades nisto? Quem decidiu que assim fosse?
Será que é muito caro admitir Auxiliares?? Para o ordenado miserável que lhes pagam certamente que não é... há médicos que ganham 50 vezes mais.
Porém o problema não passa só pela não admissão de mais Assist. Operacionais, o problema é mais grave do que isso e é o que mais se tem vindo a falar nos corredores da Urgência, é a quantidade alarmante de baixas médicas por "doença" destes funcionários. 
O fenómeno poderá ser típico nos portugueses e poder-se-à estar a avolumar nos últimos anos com a crise económica/social mas, mesmo assim, porque é que o Serviço de Urgência tem uma quantidade absurda de Assist. Opercionais com baixa???
Quem investiga a veracidade dessas baixas?
Quem é responsável por manter nos quadros do Serviço de Urgência, Assist. Operacionais com graves problemas funcionais, aos quais são atribuídos "cuidados moderados"? Mas o que são cuidados moderados num Serviço de Urgência!!?? Não há cuidados moderados num Serviço de urgência!! Como colocam uma senhora que tem graves problemas de coluna (suponho eu) num cargo onde é necessário ajudar a transferir doentes de maca para maca, por vezes de 2 em 2 minutos??? E depois, como não consegue fazer esse serviço, tem que chamar e esperar por outro colega, com outras funções. 
Quem são os responsáveis?
E quem enfrenta as consequências da falta de Assist. Operacionais? São os doentes que não são atendidos atempadamente, são os enfermeiros porque ficam sem ajuda e são os próprios Assist. Operacionais que lá estão, que têm que se multiplicar em serviços, porque estão em número reduzido.

Digo-vos com toda a sinceridade, é triste a situação dos Assist. Operacionais, são mal pagos, trabalham nestas condições e ainda por cima não lhes é pago os suplementos do trabalho nocturno, como pagam a todas as outras categorias profissionais .. mas isso é ainda outra rude questão... por enquanto ficamos por aqui.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

2013...

Não sou muito de mensagens de Natal nem de Ano Novo. Se formos a ver, foi, é e será uma época de hipocrisia. Vemos na TV as perguntas típicas: quais são os seus desejos para o novo ano? Saúde e felicidade para todos, são as respostas. No entanto, todos sabem que não vai ser para todos. Cada vez há mais pobreza, mais desemprego, mais isolamento, mais doenças psiquiátricas, portanto saúde e felicidade há-de ser para alguns. 
Lamento que não seja uma mensagem optimista, eu bem tentei, mas também devem estar fartos de ler mensagens optimistas!
Sejam felizes e lutem pela felicidade dos que vos rodeiam.
Criatividade, energia e dinamismo, devem ser as palavras-chave para 2013... é o que vos desejo.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Episódios de urgência I


Sr. João o seu problema é muito grave, você tem que cá ficar!
Não fico doutor.
O senhor não tem noção! O seu problema é mesmo muito grave, você pode morrer!
Eu tenho que ir a casa, tratar de uns assuntos, amanha volto.
Amanha volta?! Você pode nem chegar a casa homem! Tem que se tratar com urgência!
Não... eu assino o termo.
Insistiram 3 médicos, insistiram os enfermeiros, até o taxista insistiu:

Sr João, ouça o sr doutor! Você tem que cá ficar!
Não, vamos embora.
Ouça, as suas coisas lá em casa depois resolvem-se! Eu não quero perder um cliente!

Após meia hora de insistência, o Sr João não mudou de ideias e foi para casa.
Mas no dia seguinte lá voltou, tal como prometera.
Pelo menos até ali a história teve um feliz final

Fica aqui uma nota de apreço a todos os taxistas que levam idosos ao Serviço de Urgência e se preocupam com a situação por vezes delicada dos seus clientes, tratando-os muitas vezes, como se fossem seus familiares.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Opiniões VII - O Orçamento de Estado para os enfermeiros


Publico um texto que me foi enviado por email, que achei muito interessante e que considero importante para o conhecimento de todos. 

Por João Alves (postado no Facebook)

Matemática. Detesto, mas não há duvida que é uma ciência exacta. O Orçamento de Estado que foi aprovado para 2013, prevê uma redução de 100% para 50% e de 50% para 25%, das horas que qualidade ( Tardes, Feriados, Noites.. ), para os profissionais de Saúde. 



 Os Médicos já assinaram há dois meses um acordo de revisão salarial, que se traduziu num aumento de salário brutal para fazerem 40 horas, portanto, nao estao muito preocupados. Alias, o seu bastonário que falava dia sim dia nao, ha muito que nada diz, estão bem, portanto.

  Ou seja, mais uma vez, quem vai pagar somos nós os enfermeiros, que nos hospitais somos maiorais, mas só nas canções das praxes, porque na realidade, mais uma vez somos nos que vamos sofrer um corte brutal de salário, somos nós que continuamos a ser licenciados e a receber como bacharéis, somos nós que continuamos com a carreira de pantanas e sem perspectivas de melhoria, antes pelo contrario.

  Caros colegas que fazem tardes, noites e fins de semana, por esses hospitais fora, saibam que para o ano, vão perder entre 150 a 200 euros no vosso salário, saibam que por cada feriado, por exemplo, passado longe da vossa família a cuidar da família dos outros, será recompensado com 12 euros, e isto é o máximo que vão poder receber extra num turno...
Face a este corte brutal nos salários, a nossa querida Ordem dos Enfermeiros, vai aumentar as quotas, vamos passar a pagar 10 euros, como foi aprovado, numa assembleia que mais uma vez, ninguém foi, mas isso agora não interessa nada. Voltemos a matemática. Ora bem, se formos 60mil enfermeiros, como acho que somos, a pagar cada um por mês 10 euros, dá a modica quantia de 600mil euros por mes que entra na Ordem, 7 Milhões por ano. De certeza que a Ordem precisa desses 7 milhões, porque afinal são tantas e tão boas as coisas que fazem pela nossa profissão.

  Para acabar, gostava de te dizer, a ti, Enfermeiro, que de uma vez por todas tomes consciência que o SNS não funciona sem ti, e que se a ti nos juntarmos nós, temos força suficiente para exigir o mínimo de respeito, respeito do Governo, respeito dos sindicatos e o respeito da Ordem, porque se virmos bem as coisas, o Governo existe porque existimos nós enquanto cidadaos, os sindicatos existem porque existimos nós, e a Ordem só existe e sobrevive porque existimos nós, e nunca o contrario. 


 Indigna-te, revolta-te, e exige.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O papel do enfermeiro-chefe nas novas realidades dos sistemas de saúde.


No penúltimo post surgiram alguns comentários sobre a importância (ou falta dela) dos enfermeiros-chefes. Tendo em conta que os comentários foram na sua totalidade negativos e dado a importância do tema, achei que deveria levantar a discussão aqui neste post.
O tema poderia ser: "O papel do enfermeiro-chefe nas novas realidades dos sistema de saúde.", parece o tema de um congresso, mas não é. Será que o enfermeiro-chefe é um inútil, como alguns referem no post referido? Será que é fundamental nas dinâmicas dos serviços?
Na minha opinião, se algum dia decidissem acabar com as chefias em enfermagem, seria um desastre para a enfermagem e para os sistemas de saúde, seria recuar dezenas de anos, não tenho dúvidas disso. Agora, claro que há enfermeiros-chefes que se acomodaram, que falam mais do que o que fazem, com preferidos, manipuladores, etc. Também há enfermeiro-chefes que mantêm essa categoria, mas que efectivamente não o são na prática,  o que eu não concordo de todo. Poderá ser para muito controversa esta minha ideia, mas para mim, quando alguém perde determinado estatuto, por qualquer motivo que seja, não pode continuar a ser remunerado, segundo um estatuto que não desempenha.
No lado oposto, temos enfermeiros-chefes que lutam diariamente pela melhoria nas equipas e nos serviços, que são líderes no verdadeiro sentido da palavra, que impulsionam e intervêm na formação em serviço, que são justos, dinâmicos e defensores das suas equipas e dos seus elementos (quando assim o exige).
Sintetizando, para mim, o papel do enfermeiro-chefe é fundamental nas dinâmicas das equipas, o segredo está em saber adaptar-se às novas realidades, conjugando o crescente totalitarismo das administrações hospitalares, com a autonomia da classe de enfermagem.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Enfermeiros que quiseram ser médicos

Não... não se trata daqueles enfermeiros que foram para enfermagem, porque não conseguiram medicina e que por isso, vivem frustrados, com atitudes de pseudo-médicos. Isso daria um outro post, possivelmente mais extenso e... seco.
Todos conhecemos ou ouvimos falar de alguém que terminou o curso de enfermagem e depois mudou de rumo e inicia o curso de medicina. São enfermeiros que, por um qualquer motivo, quiseram ser médicos. Ao contrário do exemplo referido no primeiro parágrafo, louvo estes enfermeiros ou futuros médicos. Das duas uma, ou viram que enfermagem estava nas ruas da amargura e fugiram a sete pés para um curso mais "rentável" digamos assim, ou seguiram o caminho que sempre idealizaram, mas que por força das "mega-médias de acesso ao ensino superior" não tinha sido possível até então.
Dei então por mim a imaginar uma conversa de café com um destes colegas. Não me perguntem porquê, porque não há motivo. Partíamos do suposto que seríamos amigos e que por isso seria alguém confiável.
Perguntava ao meu amigo(a) médico(a):
 - Imagina o 1º contexto: Estavas numa enfermaria e corrigias o modus operandi de um enfermeiro que efectuava um penso. Ele, orgulhoso, respondia - "Eu é que sou o enfermeiro e sei como fazer pensos". Qual seria a tua resposta/reacção?
 - Imagina o 2º contexto: Estavas numa mesa do Bar do hospital, com colegas do internato complementar de cirurgia e cirurgiões. O cirurgião mais respeitado e por sinal teu avaliador, dizia convicto: "Os enfermeiros são uns inúteis, não percebem nada de cirurgia". Qual seria a tua resposta/reacção?

Qual seria? Seria a de um médico que outrora fora um enfermeiro, ou a de um médico que ocultava o facto de ter sido enfermeiro?
É o que dá imaginar conversas de café.......

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Conversas de elevador.

Então não viste que era o Ti Manel?
Não o reconheci, estava deitado, ainda por cima pálido.
Tá pálido, porque tá aqui no hospital, não apanha sol... que ele ainda trabalhava no campo!
Olha e agora deu-lhe um AVC, já viste? E se veio do piso 8 é porque a coisa não tá boa.
Lá estás tu, não tem nada a ver o piso 8!
Claro que tem, se fosse o 5 ou o 3 seria bem melhor!

Reflexão/conclusão: Agora é que eu percebo por que é que algumas vezes os doentes e familiares insistem para saber o piso para onde vão internados... quanto mais se sobe, mais grave é o caso.
Pelo sim, pelo não, mais vale ocultar...


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A propósito do Helicóptero de Macedo


Esta semana, nos meios de comunicação social, passou a notícia de que iriam retirar o helicoptero do INEM a Macedo de Cavaleiros. Pareceu-me ouvir também que este heli tinha sido como uma prenda pelo fecho do SAP ("Urgência") daquela região e que agora também queriam acabar com ele. Este facto tão descabido levou-me a pesquisar e encontrei de facto a confirmação no DN:

"Nova vaga de encerramentos de SAP (serviços de atendimento permanente) vai surgir este ano, envolvendo 20 serviços do Norte e centro. O primeiro passo será a entrega de 3 helicópteros de emergência até Junho a três municípios."

"É, aliás, graças aos helicópteros de emergência pré-hospitalar que o mapa actual das "urgências" deverá sofrer alterações previsivelmente ainda no primeiro semestre de 2009. Cerca de 20 SAP, centrados nas regiões Norte e Centro, poderão estar em condições de fechar à noite ao longo deste ano, graças ao contributo de três novos helicópteros, admitiu ao DN fonte do Ministério da Saúde."

"Os helicópteros, que visam garantir que nenhum doente em necessidade fique a mais de uma hora de um serviço de urgência, "devem potenciar soluções de transporte não apenas para aqueles três concelhos, em particular, mas para uma vasta área envolvente", explicou a mesma fonte. É por essa razão que o ministério espera que aquele simples reforço de meios de transporte possa ter um impacto significativo, permitindo o encerramento de muitos mais SAP"


Alguém por favor me explica o que é que um helicóptero tem a ver com um SAP? 
Será que eu é que estou a ser o ignorante? Ou serão aqueles senhores e senhoras lá do Ministério da saúde?? 
Como é que um Heli pode compensar o fecho de um SAP?? O primeiro não é para tratar situações emergentes de vítimas em risco de vida, em situações graves de trauma e doença súbita e o segundo não é para assegurar cuidados de saúde básicos a uma comunidade, inserido nas premissas vigiar, prevenir, tratar e bla bla?? 
Por favor, alguém me esclareça, porque começo a ficar com dúvidas se não estarei a enburrecer.