domingo, 24 de fevereiro de 2013

Pensamentos emergentes

É lamentável quando um líder de equipa em contexto de reanimação, procura descredibilizar outros intervenientes.
Um bom líder de equipa é aquele que além de ser detentor de reconhecidas competências teórico-técnicas, é capaz de liderar "pelo exemplo e pela integridade". Segundo os manuais do ERC, o líder de equipa deverá ser empático, assertivo e tolerante relativamente a situações de hesitação e nervosismo em ambiente de emergência.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Vamos falar de Qualidade

Gostava de ter estado presente na concorrida reunião da "Qualidade" na ULSAM.
Será que se falou naqueles doentes que ficam mais de 2 dias, numa maca, no corredor da Urgência, à espera de uma decisão médica?
Será que se falou naqueles doentes acamados, dependentes, que ficam mais de 2 dias, numa maca, no corredor da Urgência, à espera de uma decisão médica?
Será que se falou que em média, diariamente, entre 10 a 15 doentes, passam a noite nesse mesmo corredor, numa maca, à espera de uma decisão médica?
Será que se falou que para os "cuidados" às dezenas de doentes "internados" nesse mesmo corredor, está escalado 1 enfermeiro por turno?
Tinha curiosidade em saber se se falou nisso... caso saibam digam algo pf.
É que, além de se distribuírem prémios e felicitações, seria importante falar de "qualidade" naquele que é o rosto ou o Serviço central da ULSAM... o Serviço de Urgência.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

5º lugar na votação Blog do Ano!



Terminou o concurso Blog do ano.
O PDDSE ficou em 5º lugar na categoria saúde!
Consultem aqui as votações gerais, de todas as categorias e fiquem a conhecer os melhores Blogs nacionais, em categorias que vão desde "pesca desportiva" a "música" e "arquitectura", entre outros.
Parabéns pela iniciativa!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Pedem-se enfermeiros para trabalhar na cadeia a 5 eur/hora

Regressam as notícias de exploração e insulto à classe de enfermagem
Parece que anda um imbecil de uma empresa qualquer de recrutamento, a perguntar se há enfermeiros interessados a trabalhar no estabelecimento prisional de Viana do Castelo a 5 eur/hora.
É revoltante, é desprestigiante, é um insulto!
Não vou ficar por aqui, já estou a trabalhar na denúncia. Fico na dúvida se a Ordem tem poder de intervenção nestas matérias, também se não o tem, para que servirá?
Divulgem! Não podemos ficar indiferentes perante estas ofensas!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Concurso Blog do ano


Está reaberto o concurso Blog do ano, criado pelo Blog "Aventar".
O PDDSE foi sugerido, na lista temática de "Saúde", o que constitui motivo de grande orgulho.
Felicito o Blog Aventar pela boa iniciativa!

Quem seguir o PDDSE e achar que merece 1 voto, é só entrar neste link.
A ver se conseguimos ir à 2ª fase. Cada pessoa pode votar em diferentes blogs e pode votar no mesmo Blog de 24 em 24 horas.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Serviço de Urgência ameaça ruptura por falta de Assistentes Operacionais.


O Serviço de Urgência está a entrar num ponto de ruptura devido a falta de Assist. Operacionais. Para que se entenda a profundidade desta delicada questão, seria importante recuar. Neste serviço, a categoria de Assistente Operacional subdivide-se em duas, vulgarmente designadas: Auxiliares (mulheres) e Maqueiros (homens). Este ponto prévio, já foi alvo de análise num antigo post ("O problema dos maqueiros") e por isso não vou aqui discutir se deveria ser assim, ou não, mas para quem está de fora e para o que de seguida será dito, é importante perceber que existem essas duas "sub-categorias".

Continuando então, é incompreensível, aos meus olhos e aos olhos de muitos, que num Serviço de Urgência esteja escalada UMA Auxiliar, quando deveriam estar TRÊS presentes. É incompreensível que por sistema estejam escalados dois Maqueiros, quando deveriam estar três presentes. Para muitos poderá ser um problema pouco significante, mas quando vos digo que os cuidados de saúde são fortemente prejudicados devido à falta de Assistentes Operacionais, vocês certamente pensarão duas vezes se levam o vosso filho ou a vossa mãe, para um Serviço com falta de pessoal. 
Quem vive diariamente o Serviço tem a perfeita noção que três Auxiliares já é pouco, para um Serviço com demasiados períodos intensos, agora imaginem uma! Uma para auxiliar nos cuidados ao doente emergente, para limpar as instalações, para serviços de estafeta, para repor material, para auxiliar nos cuidados ao doente nas diferentes áreas do Serviço de Urgência (Admissão, Pediatria, Triagem, Reanimação, Trauma, Ortopedia, Macas) e quando digo cuidados, refiro-me a todo tipo de cuidados (higiene, técnicas, posicionamentos, etc), para três mulheres já não é fácil, agora imaginem para UMA! Quem tem responsabilidades nisto? Quem decidiu que assim fosse?
Será que é muito caro admitir Auxiliares?? Para o ordenado miserável que lhes pagam certamente que não é... há médicos que ganham 50 vezes mais.
Porém o problema não passa só pela não admissão de mais Assist. Operacionais, o problema é mais grave do que isso e é o que mais se tem vindo a falar nos corredores da Urgência, é a quantidade alarmante de baixas médicas por "doença" destes funcionários. 
O fenómeno poderá ser típico nos portugueses e poder-se-à estar a avolumar nos últimos anos com a crise económica/social mas, mesmo assim, porque é que o Serviço de Urgência tem uma quantidade absurda de Assist. Opercionais com baixa???
Quem investiga a veracidade dessas baixas?
Quem é responsável por manter nos quadros do Serviço de Urgência, Assist. Operacionais com graves problemas funcionais, aos quais são atribuídos "cuidados moderados"? Mas o que são cuidados moderados num Serviço de Urgência!!?? Não há cuidados moderados num Serviço de urgência!! Como colocam uma senhora que tem graves problemas de coluna (suponho eu) num cargo onde é necessário ajudar a transferir doentes de maca para maca, por vezes de 2 em 2 minutos??? E depois, como não consegue fazer esse serviço, tem que chamar e esperar por outro colega, com outras funções. 
Quem são os responsáveis?
E quem enfrenta as consequências da falta de Assist. Operacionais? São os doentes que não são atendidos atempadamente, são os enfermeiros porque ficam sem ajuda e são os próprios Assist. Operacionais que lá estão, que têm que se multiplicar em serviços, porque estão em número reduzido.

Digo-vos com toda a sinceridade, é triste a situação dos Assist. Operacionais, são mal pagos, trabalham nestas condições e ainda por cima não lhes é pago os suplementos do trabalho nocturno, como pagam a todas as outras categorias profissionais .. mas isso é ainda outra rude questão... por enquanto ficamos por aqui.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

2013...

Não sou muito de mensagens de Natal nem de Ano Novo. Se formos a ver, foi, é e será uma época de hipocrisia. Vemos na TV as perguntas típicas: quais são os seus desejos para o novo ano? Saúde e felicidade para todos, são as respostas. No entanto, todos sabem que não vai ser para todos. Cada vez há mais pobreza, mais desemprego, mais isolamento, mais doenças psiquiátricas, portanto saúde e felicidade há-de ser para alguns. 
Lamento que não seja uma mensagem optimista, eu bem tentei, mas também devem estar fartos de ler mensagens optimistas!
Sejam felizes e lutem pela felicidade dos que vos rodeiam.
Criatividade, energia e dinamismo, devem ser as palavras-chave para 2013... é o que vos desejo.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Episódios de urgência I


Sr. João o seu problema é muito grave, você tem que cá ficar!
Não fico doutor.
O senhor não tem noção! O seu problema é mesmo muito grave, você pode morrer!
Eu tenho que ir a casa, tratar de uns assuntos, amanha volto.
Amanha volta?! Você pode nem chegar a casa homem! Tem que se tratar com urgência!
Não... eu assino o termo.
Insistiram 3 médicos, insistiram os enfermeiros, até o taxista insistiu:

Sr João, ouça o sr doutor! Você tem que cá ficar!
Não, vamos embora.
Ouça, as suas coisas lá em casa depois resolvem-se! Eu não quero perder um cliente!

Após meia hora de insistência, o Sr João não mudou de ideias e foi para casa.
Mas no dia seguinte lá voltou, tal como prometera.
Pelo menos até ali a história teve um feliz final

Fica aqui uma nota de apreço a todos os taxistas que levam idosos ao Serviço de Urgência e se preocupam com a situação por vezes delicada dos seus clientes, tratando-os muitas vezes, como se fossem seus familiares.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Opiniões VII - O Orçamento de Estado para os enfermeiros


Publico um texto que me foi enviado por email, que achei muito interessante e que considero importante para o conhecimento de todos. 

Por João Alves (postado no Facebook)

Matemática. Detesto, mas não há duvida que é uma ciência exacta. O Orçamento de Estado que foi aprovado para 2013, prevê uma redução de 100% para 50% e de 50% para 25%, das horas que qualidade ( Tardes, Feriados, Noites.. ), para os profissionais de Saúde. 



 Os Médicos já assinaram há dois meses um acordo de revisão salarial, que se traduziu num aumento de salário brutal para fazerem 40 horas, portanto, nao estao muito preocupados. Alias, o seu bastonário que falava dia sim dia nao, ha muito que nada diz, estão bem, portanto.

  Ou seja, mais uma vez, quem vai pagar somos nós os enfermeiros, que nos hospitais somos maiorais, mas só nas canções das praxes, porque na realidade, mais uma vez somos nos que vamos sofrer um corte brutal de salário, somos nós que continuamos a ser licenciados e a receber como bacharéis, somos nós que continuamos com a carreira de pantanas e sem perspectivas de melhoria, antes pelo contrario.

  Caros colegas que fazem tardes, noites e fins de semana, por esses hospitais fora, saibam que para o ano, vão perder entre 150 a 200 euros no vosso salário, saibam que por cada feriado, por exemplo, passado longe da vossa família a cuidar da família dos outros, será recompensado com 12 euros, e isto é o máximo que vão poder receber extra num turno...
Face a este corte brutal nos salários, a nossa querida Ordem dos Enfermeiros, vai aumentar as quotas, vamos passar a pagar 10 euros, como foi aprovado, numa assembleia que mais uma vez, ninguém foi, mas isso agora não interessa nada. Voltemos a matemática. Ora bem, se formos 60mil enfermeiros, como acho que somos, a pagar cada um por mês 10 euros, dá a modica quantia de 600mil euros por mes que entra na Ordem, 7 Milhões por ano. De certeza que a Ordem precisa desses 7 milhões, porque afinal são tantas e tão boas as coisas que fazem pela nossa profissão.

  Para acabar, gostava de te dizer, a ti, Enfermeiro, que de uma vez por todas tomes consciência que o SNS não funciona sem ti, e que se a ti nos juntarmos nós, temos força suficiente para exigir o mínimo de respeito, respeito do Governo, respeito dos sindicatos e o respeito da Ordem, porque se virmos bem as coisas, o Governo existe porque existimos nós enquanto cidadaos, os sindicatos existem porque existimos nós, e a Ordem só existe e sobrevive porque existimos nós, e nunca o contrario. 


 Indigna-te, revolta-te, e exige.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O papel do enfermeiro-chefe nas novas realidades dos sistemas de saúde.


No penúltimo post surgiram alguns comentários sobre a importância (ou falta dela) dos enfermeiros-chefes. Tendo em conta que os comentários foram na sua totalidade negativos e dado a importância do tema, achei que deveria levantar a discussão aqui neste post.
O tema poderia ser: "O papel do enfermeiro-chefe nas novas realidades dos sistema de saúde.", parece o tema de um congresso, mas não é. Será que o enfermeiro-chefe é um inútil, como alguns referem no post referido? Será que é fundamental nas dinâmicas dos serviços?
Na minha opinião, se algum dia decidissem acabar com as chefias em enfermagem, seria um desastre para a enfermagem e para os sistemas de saúde, seria recuar dezenas de anos, não tenho dúvidas disso. Agora, claro que há enfermeiros-chefes que se acomodaram, que falam mais do que o que fazem, com preferidos, manipuladores, etc. Também há enfermeiro-chefes que mantêm essa categoria, mas que efectivamente não o são na prática,  o que eu não concordo de todo. Poderá ser para muito controversa esta minha ideia, mas para mim, quando alguém perde determinado estatuto, por qualquer motivo que seja, não pode continuar a ser remunerado, segundo um estatuto que não desempenha.
No lado oposto, temos enfermeiros-chefes que lutam diariamente pela melhoria nas equipas e nos serviços, que são líderes no verdadeiro sentido da palavra, que impulsionam e intervêm na formação em serviço, que são justos, dinâmicos e defensores das suas equipas e dos seus elementos (quando assim o exige).
Sintetizando, para mim, o papel do enfermeiro-chefe é fundamental nas dinâmicas das equipas, o segredo está em saber adaptar-se às novas realidades, conjugando o crescente totalitarismo das administrações hospitalares, com a autonomia da classe de enfermagem.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Enfermeiros que quiseram ser médicos

Não... não se trata daqueles enfermeiros que foram para enfermagem, porque não conseguiram medicina e que por isso, vivem frustrados, com atitudes de pseudo-médicos. Isso daria um outro post, possivelmente mais extenso e... seco.
Todos conhecemos ou ouvimos falar de alguém que terminou o curso de enfermagem e depois mudou de rumo e inicia o curso de medicina. São enfermeiros que, por um qualquer motivo, quiseram ser médicos. Ao contrário do exemplo referido no primeiro parágrafo, louvo estes enfermeiros ou futuros médicos. Das duas uma, ou viram que enfermagem estava nas ruas da amargura e fugiram a sete pés para um curso mais "rentável" digamos assim, ou seguiram o caminho que sempre idealizaram, mas que por força das "mega-médias de acesso ao ensino superior" não tinha sido possível até então.
Dei então por mim a imaginar uma conversa de café com um destes colegas. Não me perguntem porquê, porque não há motivo. Partíamos do suposto que seríamos amigos e que por isso seria alguém confiável.
Perguntava ao meu amigo(a) médico(a):
 - Imagina o 1º contexto: Estavas numa enfermaria e corrigias o modus operandi de um enfermeiro que efectuava um penso. Ele, orgulhoso, respondia - "Eu é que sou o enfermeiro e sei como fazer pensos". Qual seria a tua resposta/reacção?
 - Imagina o 2º contexto: Estavas numa mesa do Bar do hospital, com colegas do internato complementar de cirurgia e cirurgiões. O cirurgião mais respeitado e por sinal teu avaliador, dizia convicto: "Os enfermeiros são uns inúteis, não percebem nada de cirurgia". Qual seria a tua resposta/reacção?

Qual seria? Seria a de um médico que outrora fora um enfermeiro, ou a de um médico que ocultava o facto de ter sido enfermeiro?
É o que dá imaginar conversas de café.......

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Conversas de elevador.

Então não viste que era o Ti Manel?
Não o reconheci, estava deitado, ainda por cima pálido.
Tá pálido, porque tá aqui no hospital, não apanha sol... que ele ainda trabalhava no campo!
Olha e agora deu-lhe um AVC, já viste? E se veio do piso 8 é porque a coisa não tá boa.
Lá estás tu, não tem nada a ver o piso 8!
Claro que tem, se fosse o 5 ou o 3 seria bem melhor!

Reflexão/conclusão: Agora é que eu percebo por que é que algumas vezes os doentes e familiares insistem para saber o piso para onde vão internados... quanto mais se sobe, mais grave é o caso.
Pelo sim, pelo não, mais vale ocultar...


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A propósito do Helicóptero de Macedo


Esta semana, nos meios de comunicação social, passou a notícia de que iriam retirar o helicoptero do INEM a Macedo de Cavaleiros. Pareceu-me ouvir também que este heli tinha sido como uma prenda pelo fecho do SAP ("Urgência") daquela região e que agora também queriam acabar com ele. Este facto tão descabido levou-me a pesquisar e encontrei de facto a confirmação no DN:

"Nova vaga de encerramentos de SAP (serviços de atendimento permanente) vai surgir este ano, envolvendo 20 serviços do Norte e centro. O primeiro passo será a entrega de 3 helicópteros de emergência até Junho a três municípios."

"É, aliás, graças aos helicópteros de emergência pré-hospitalar que o mapa actual das "urgências" deverá sofrer alterações previsivelmente ainda no primeiro semestre de 2009. Cerca de 20 SAP, centrados nas regiões Norte e Centro, poderão estar em condições de fechar à noite ao longo deste ano, graças ao contributo de três novos helicópteros, admitiu ao DN fonte do Ministério da Saúde."

"Os helicópteros, que visam garantir que nenhum doente em necessidade fique a mais de uma hora de um serviço de urgência, "devem potenciar soluções de transporte não apenas para aqueles três concelhos, em particular, mas para uma vasta área envolvente", explicou a mesma fonte. É por essa razão que o ministério espera que aquele simples reforço de meios de transporte possa ter um impacto significativo, permitindo o encerramento de muitos mais SAP"


Alguém por favor me explica o que é que um helicóptero tem a ver com um SAP? 
Será que eu é que estou a ser o ignorante? Ou serão aqueles senhores e senhoras lá do Ministério da saúde?? 
Como é que um Heli pode compensar o fecho de um SAP?? O primeiro não é para tratar situações emergentes de vítimas em risco de vida, em situações graves de trauma e doença súbita e o segundo não é para assegurar cuidados de saúde básicos a uma comunidade, inserido nas premissas vigiar, prevenir, tratar e bla bla?? 
Por favor, alguém me esclareça, porque começo a ficar com dúvidas se não estarei a enburrecer.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Manifestação Deficientes indignados. Apoia e divulga!



Amigos, mais uma vez vamos para a rua para lutar pelos nossos
direitos. Desta vez iremos fazer uma vigília em frente à Assembleia da
República, no próximo dia 2 de Outubro e e só sairemos de lá quando
tivermos respostas às nossas reivindicações.

Não podemos ficar indiferentes e permitir que casos como este da nossa
amiga continuem a existir

Se não puderem estar presentes divulguem por favor.




POR UMA VIDA DIGNA

Viver não é só respirar.

Também é poder trabalhar, sair com os amigos, estudar, namorar, ir às
compras onde nos apetecer, poder sair de casa sem necessitar de ajuda.

Mas tudo isto, e muito mais, é-nos negado unicamente por termos uma deficiência.

Ao cortar 30% no orçamento para atribuição de produtos de apoio, o
governo tomou uma decisão que, objectivamente, contribui para o
agravamento das condições de vida e de saúde da população com
deficiência. Produtos de apoio são cadeiras de rodas, sondas,
próteses, etc., sem os quais é impossível vivermos.

Todos os anos há centenas de pessoas com deficiência a quem são
negados os produtos de que necessitam para compensar as suas
incapacidades. Muitos são aqueles que nem sequer se candidatam porque
são logo avisados pelos serviços públicos de que não existe verba.

Isto tem de acabar.

A lei é clara. “Atribuição de forma gratuita e universal de produtos
de apoio”, é o que está escrito! Será muito difícil o governo perceber
o que quer dizer “gratuito” e “universal”?

REFORÇO IMEDIATO DO ORÇAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE APOIO.

A gravidade desta situação é ainda maior dados os baixos níveis de
rendimentos disponíveis (63,2% dos agregados familiares que integram
pessoas com deficiência têm menos de 800 € de rendimento mensal, 27,6%
não ultrapassam os 403€) e os custos acrescidos que as pessoas com
deficiência têm de suportar para viver (estes custos, dependendo do
tipo de deficiência, variam entre 4.103€ e 25.307€ anuais) que não são
nem de perto nem de longe compensados.

Para fazer face a esta situação são urgentes, entre outras medidas: o
aumento das prestações sociais, como as pensões de invalidez, apoio de
3ª pessoa, subsídio de dependência, etc.; promoção de condições de
vida independente e escolha de projecto de vida; apoio ao emprego e o
cumprimento das quotas estabelecidas na lei; reposição dos benefícios
fiscais que foram eliminados pelo governo de José Sócrates.

AUMENTO DAS PRESTAÇÕES SOCIAIS E REPOSIÇÃO DOS BENEFÍCIOS FISCAIS.

É por tudo isto que nos vamos bater. Costumam chamar-nos cidadãos
invisíveis. Pois agora vão ter-nos bem visíveis a lutar pelos nossos
direitos.

DIREITOS HUMANOS NÃO SÃO REGALIAS

Eduardo Jorge

domingo, 23 de setembro de 2012

Tv Enfermagem - uma nova parceria


Tive a honra de receber um convite da Tv Enfermagem para uma parceria.
Vamos ver como corre... espero não desiludir... e espero a vossa ajuda!! 
Vá, aproveitem e façam sugestões de reportagens, contribuam para o crescimento deste nosso Canal. 
Quem ganha somos nós!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Afinal ajudámos o João a decidir!

Depois de no último post mostrar-me amargo e revoltado com a estupidez de algumas pessoas, regresso para mostrar o lado inverso. Também existem pessoas que sabem o que é a gratidão, que sabem o que é ajudar o próximo.
Há meses recebi um email de um jovem que me pedia para escrever sobre enfermagem e se esta seria uma boa escolha para curso superior, atendendo ao momento decisivo das suas opções para o futuro. Procurei de imediato elucidá-lo sobre os prós e os contras e pedi inclusivamente a ajuda de todos os nossos leitores.
Passadas umas semanas, recebo este email:

"Boas Guilherme! Lembra-se de mim? falámos à uns meses quando lhe pedi informações acerca de enfermagem, na altura estava com dúvidas se a deveria seguir academicamente.
Pois bem, depois do tempo que dispensou para me ajudar, elaborando um resposta exaustiva e com bastantes informações que foram realmente úteis, achei que no mínimo era seu direito dizer-lhe a área em que entrei. Acabei por seguir Cardiopneumologia, contudo quero que saiba que a sua ajuda foi preciosa, pois apesar de não ter seguido enfermagem, fiquei sensibilizado com os problemas pela qual passa, desrespeito, falta de dignidade e valor que não lhe é reconhecida.
Admito que isto teve influência na decisão, apesar de cardiop. não estar a atravessar melhores dias... mas afinal o que está neste país? só mesmo futebolistas...
Mais uma vez, com a sua ajuda consegui tirar duvidas a colegas, fiquei a conhecer melhor a profissão em si mesma e acredite que apartir de agora a enfermagem passa a ter mais alguém a apoiar as suas causas.
Resta-me desejar-lhe as maiores felicidades e sorte com a sua profissão.
Um abraço :)"


A resposta: "é com orgulho que leio o teu mail. Fico feliz em ter sido útil. Desejo-te as maiores felicidades e na minha opiniao fizeste uma boa escolha.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O maior insulto alguma vez visto à enfermagem

Fonte: Cogitare em saúde

Peço-vos para lerem este "Requesito" do IEFP (Instituto do emprego e Formação profissional do Ministério da economia e emprego).
Todos os enfermeiros com orgulho pela sua profissão e todos os cidadãos que defendem a qualidade dos técnicos superiores de saúde devem lê-lo.

Que reflexões perante este insulto?

A vida tem-me ensinado muito nos últimos tempos. Cada vez encontro mais ignorantes e imbecis. Como é possível que um funcionário do Ministério da economia e emprego, publique algo tão insultuoso. 
A enfermagem, ao longo dos tempos tem lidado (mal ou bem), com vários tipos de ofensas. Não se trata de vitimização, é mesmo assim e quem está na saúde, sabe que sim. Ao longo dos tempos fui assistindo a diferentes tipos de ofensas, mas acho que este atingiu o pico das ofensas, "um enfermeiro para limpar a casa e tratar do jardim"?! Por favor, mas o que é isto??? Não consigo ficar indiferente perante isto, leio e releio e percorre-me um aura pelo corpo, que talvez seja melhor não descrever o que me apeteceria fazer com ela, caso tivesse frente a frente com este(a) imbecil.

Vou tentar a via mais diplomática, vou criar uma Petição e quem se sentir indignado como eu, que assine, uma "Petição pelo pedido de desculpas do IEFP aos enfermeiros Portugueses"

em breve a divulgarei
Cumprimentos a todos


sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Enfermeiros a CIT vencem a "Batalha dos suplementos"

Chegou ao fim a discriminação e exploração dos enfermeiros a CIT. 
Como todos sabem, desde (aprox.) 2005, a administração da ULSAM decidiu pelo corte dos suplementos aos enfermeiros a CIT, criando um clima de completa injustiça e desigualdade na classe.
Após vários anos de luta e quando a maioria desistia, já nem sequer imaginando a reposição da verdade, eis que surge a boa nova. Os enfermairos a CIT vão receber os suplementos da mesma forma que os seus colegas dos antigos quadros da FP, com os respectivos retroactivos desde o início do ano corrente. (Vejam aqui a notícia)
Por esclarecer estão os retroactivos desde o período em que se verificou o corte... 2005.

Vale sempre a pena acreditar, vale sempre a pena lutar.

NOTA: para quem desconhece, suplementos referem-se às horas de turno noturno, fins-de-semana, feriados, períodos em que os profissionais de saúde estão ao serviço do cidadão.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Momento decisivo para Enf a CIT na ULSAM


Dia 3 de Setembro, representantes sindicais dos enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho, vão reunir com o Conselho de Administração da ULSAM. O resultado que se espera é o pagamento dos suplementos de acordo com a lei referida na imagem, com os respectivos retroactivos. Caso contrário, está já convocada uma greve para os dias 5, 6 e 7 de Setembro.

Esperemos que se chegue a um entendimento, pois trata-se de (mais uma) luta pela justiça e igualdade de direitos...

Boa sorte a todos!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Todos os anos a mesma história... época de férias, época de exploração.

Por um anónimo.

O maior "roubo" do hospital de Viana e Ponte de Lima prende-se com o que está a acontecer no departamento de medicina. Existem profissionais a aguardar renovação do contrato há mais de dois meses e os serviços sem capacidade para satisfazer as necessidades de cuidados necessários para os doentes que continuam a ser internados. Todos os responsáveis têm conhecimento mas até agora nada fizeram. Não estou a falar dos responsáveis mais próximos das equipas,na sua maior parte têm-se desdobrado para conseguirem as soluções possíveis ajudando as equipas e permanecendo junto das mesmas. Existem muitas outras pessoas a quem cabe a tomada de decisão, mas nem sequer aparecem para explicar o que está a acontecer, depois de tanta asneira junta.....essas pessoas ainda lá continuam e nunca são responsabilizadas por nada...e a culpa continua sempre a ser dos outros. Existem horários com débitos de mais de 1000 horas de cuidados e com trabalho extra programado que se depararam em plena época de férias com a espera da renovação dos contratos.....e a solução está sempre a ser imputada aos mesmos, àquelas equipas que dão o seu melhor para cuidar dos doentes que continuam a ser internados. É uma VERGONHA o que está a contecer, nunca se verificou um tão grande desrespeito pela cultura organizacional como agora. Desrespeito pelos profissionais e pelos doentes...e não estou a falar do contexto do nosso país...a culpa não é da crise.....a culpa nesta situação tem rosto e nome.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Roubos nos hospitais


Como se combate o roubo nos hospitais por parte dos seus funcionários?

Desaparecem as coisas mais incríveis no nosso hospital: desde computadores, armários, mesas a caixas de iogurtes, medicamentos e fraldas.
A instituição, a meu ver, pouca responsabilidade tem... só se tivesse verbas para colocar video-vigilância em todo o lado, porque as coisas desaparecem dos sítios mais inóspitos.
Os ladrões variam pelas diferentes classes profissionais, todos sabem quem são, mas tudo continua igual.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Cartaz polémico às portas da cidade


É duro dizê-lo, é duro lê-lo, mas é a realidade... então com o símbolo das Festas d´Agonia, como pano de fundo, ainda mais duro é.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Motivos da estagnação da Enfermagem no séc. XXI

Não se assustem com o título, não se trata de nenhuma tese de Mestrado, mas até bem que poderia ser.

Como todos sabem, enfermagem atravessa uma crise sem precedentes, não é novidade para ninguém.
Quem são os responsáveis?
Governo, Ordem e Sindicatos, não necessariamente por esta ordem, contudo os principais responsáveis somos nós, enfermeiros.
Fomos nós que há anos atrás perdemos a oportunidade de ficar a ser remunerados como licenciados, pois haviam muitos pruridos em recém-licenciados passarem a ganhar mais que profissionais com carreira, seria melhor esperar que todos os bacharéis acabassem o trágico Ano Complementar... como diria um bom amigo, BOOOOAAA!
Fomos nós que pouco unidos e visíveis estivemos no momento das negociações da carreira e depois é a carreira que se vê, ou nem se vê.
Fomos nós que sempre fomos muito macios em época de manifestações e greves.
Somos nós que sempre estivemos dispostos a alimentar guerrinhas inúteis entre sindicatos e a descredibilizar sem fundamento, as suas actividades. Leio comentários pelos Blogs e ouço frequentemente acusações que me tiram do sério, "Ai, o meu Sindicato é o maior, o outro não vale nada.", "Estes gajos do sindicato são uma cambada de incompetentes, não fazem nada.", "Ai não sou sindicalizado, porque não vale a pena, nunca conseguem nada"

Parem mas é de reclamar e façam alguma coisa pela vossa classe profissional!


terça-feira, 7 de agosto de 2012

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

As diferenças entre professores e enfermeiros


Na semana passada via na TV uma professora do quadro, com a sua situação profissional segura e assegurada, a lutar numa manifestação, pelos seus colegas que passam por um momento de injustiça devido ao horário zero. Pensei... nunca vi disto em enfermagem, UNIÃO.

Quem não se lembra também da mega-manifestação de professores, que causou tumulto na opinião pública e muito amargo de boca ao governo? Pensei... nunca vi disto em enfermagem, FORÇA.

Quem não conhece aquele senhor de bigodinho da FENPROF, que tantas vezes aparece a falar na comunicação social? Já repararam que os professores falam a uma só voz, com uma única e poderosa plataforma sindical (FENPROF)? Penso... nunca vi disto em enfermagem, COORDENAÇÃO

PENSEM NISSO TAMBÉM

 Robin dos Hospitais, um enfermeiro contratado

domingo, 22 de julho de 2012

Bastonário é uma figura de estilo

Para que serve um Bastonário?
Qual o seu poder?
Que influência exerce nas decisões do estado?

Depois de recentemente ter constatado que, após o apelo do Bastonário para que se reduzisse em 10% as vagas para o acesso à licenciatura em enfermagem, tudo continua na mesma, ou seja, não se registou nenhuma redução de vagas, só posso concluir que o Bastonário é uma figura talvez de estilo, onde a influência que ele exerce nas decisões do estado é ZERO.

Portanto, o número de enfermeiros desempregados continuará a aumentar, a emigração continuará a aumentar e as escolas públicas e privadas continuarão a encher os bolsos. Estamos a investir em formação para depois exportá-la... Parabéns Portugal! Os outros países agradecem.