terça-feira, 3 de abril de 2018

Koalas, focas e vacinas!


Olá a todos!
Provavelmente não é o momento mais oportuno para publicar este post de crítica à Ordem e à sua Bastonária, depois de esta ter sido galardoada pela Associação das mulheres empreendedoras com um "Óscar das mulheres" e depois de ter saído em alta do debate televisivo do Prós e Contras sobre a vacinação. Mesmo assim... uma pessoa tem que dizer o que pensa...

Alguém reagiu de uma forma negativa ao apadrinhamento de um Koala no Zoo de Lisboa, por parte da Ordem dos Enfermeiros? (link)
É que eu fico preocupado comigo mesmo... será que sou insensível?! Será que sou um exagerado, será que me estou a deixar levar pela antipatia que tenho pela Ordem?

Eu adoro animais, adoro mesmo, sempre os tive e sempre os protegi. Adoro vídeos de gatinhos a fazer diabruras, rio-me que nem um perdido, ainda hoje me tremeram os olhos quando vi um vídeo de um pastor alemão a receber o dono que tinha estado em ausência prolongada. Adoro ver na SIC, ao final da manhã, o programa dos animais selvagens,onde se incluem koalas. Se há animal simpático e fofo é o koala! Adorooo koalas!

Isto é só uma tentativa talvez inglória, uma atenuante, para que não seja muito trucidado, como habitualmente, pelos enúmeros fãs de Facebook, da Ordem e Ana Rita Cavaco (ARC), pelo que vou escrever de seguida.

Relativamente à Ordem e mais concretamente a sua Bastonária, ao contrário de muitos admiradores, não morro de amores pela sua postura e conduta. Não aprecio o estilo de ARC e ela sabe, já tive inclusivamente direito a uma provocação pessoal da sua parte, mas deixo andar, não me incomodo. Pronuncio-me perante situações que considero más, como foi este último exemplo, daquela que supostamente iria ser a discussão da carreira, em Braga e foi uma feira e pronuncio-me perante o que considero positivo, apesar de não ser tão frequente como o inverso.

Então aqui vai,
Se quero proteger os animais, faço-o a título individual . Se a senhora Bastonária quer proteger animais que o faça também... a título individual.
Os enfermeiros queixam-se que pagam muito de quotas e perguntam para quê. Pelo menos exigem que esse dinheiro seja utilizado para resolver vários problemas da classe, não para proteger uma espécie animal.
Será que o zoo não tem verbas para o proteger? Será que necessitam mesmo deste apoio ou isto é mais uma manobra de marketing ?
Será que o koala ia ficar entregue à fome, ao frio e à doença?
O apoio pode ser de 5, 10, 5000 ou 10000 eur, para mim é indiferente o valor, o problema está na acção conjugada com inacção perante assuntos que deveriam ser prioritários.
Os membros da Ordem aceitam este tipo de iniciativa? Isto é discutido em Assembleia? Naquela que se fez há poucos meses, com aviso em cima da hora, talvez não...

E já escolheram o nome para o Koala? Já não vão a tempo. Já foi votado na page de FB da Ordem.
Chama-se  Bunji!! Muito fofo!

Enquanto tento acabar este post, surge o "Prós e Contras" sobre a Vacinação e como não me identifico com aqueles que apenas vêem o lado negativo, será justo também elogiar e reconhecer a capacidade de ARC em defender publicamente a enfermagem.
Tem que se reconhecer que consegue sobrepôr os seus argumentos perante opositores, tem presença em debate e possui de facto um certo estilo populista que muitos apreciam, característica chave de quem tem uma boa escola política, como ela certamente a tem.
Não vi o debate completo, apenas vi as suas intervenções, publicadas no FB da Ordem. Não será muito justo ocultar os argumentos opositores, mas enfim, quem quisesse via o programa... deu para perceber que disse algumas verdades, que certas pessoas (Bastonário da Ordem dos Médicos) mereciam ouvir e deixou a Directora da DGS com uma ligeira ecolalia.

Já que falamos em animais e para sirva de registo para mais tarde recordar e rir, esta foi também a época em que o Ministério da Saúde adquiriu uma foca/peluche/robot, para acalmar os doentes! Tecnologia Japonesa! 5000 eur de inutilidade!


Gostava de ver esta expressão tão ternurenta do Adalberto, quando tivesse a pensar no que fazer com os Enfermeiros!
Pelos vistos até gracejou, disse que poderiam oferecer uma foquinha a cada ministro! Eu acrescentaria - já que está comprovado "cientificamente" que diminui a ansiedade, sugiro que ofereçam também uma foquinha a cada unidade funcional de equipas de enfermagem, pelo país fora!

4 comentários:

  1. Viva. A ULSAM celebrou algum acordo colectivo de trabalho que contemple os trabalhadores com vínculo de CIT? Designadamente com o SINTAP?

    ResponderEliminar
  2. Viva. A ULSAM celebrou algum acordo colectivo de trabalho que contemple os trabalhadores com vínculo de CIT? Designadamente com o SINTAP?

    ResponderEliminar
  3. Viva. A ULSAM celebrou algum acordo colectivo de trabalho que contemple os trabalhadores com vínculo de CIT? Designadamente com o SINTAP?

    ResponderEliminar