quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Greves institucionais desconvocadas.



A greve em Viana, assim como as greves previstas para outras instituições foram desconvocadas.
Finalmente há cedências da parte do governo nalgumas matérias, nomeadamente nos reposicionamentos do CITs, mas não só.
Finalmente algum avanço, apesar de não ser o desejado.
Formas de luta mais radicais, como se comprova, têm o seu impacto. Vale a pena continuar a lutar por aquilo que é justo.
Mais novidades sobre todas as matérias para breve!

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Fase decisiva - greves institucionais dependem do resultado da reunião entre o governo e sindicatos



Só o Ministério da Saúde/Governo será responsável pela concretização das greves institucionais já agendadas e de outras que possam vir a ser.
Reunião amanhã, dia 23, 15h30. O SEP considera esta reunião determinante para evitar as greves já agendadas:
- na Unidade Local do Alto Minho e Hosp. de Guimarães - 25 a 30 de set.
- nos Hospitais Tâmega e Sousa e da Póvoa da Varzim – 2 de out. –
- Hospital de Santarém – 26 de out. a 1 de novembro.
E para evitar que outras greves institucionais possam vir a ser agendadas.
Em causa a revalorização salarial dos enfermeiros, a reposição das 35h, a revalorização dos enfermeiros especialistas, entre outras matérias.
Sobre a justa reivindicação de proceder à harmonização salarial dos enfermeiros com CIT, na última reunião o Ministério da Saúde afirmou que não inviabilizava que as instituições avançassem para a harmonização. Neste contexto, nas reuniões entre o SEP e os Conselhos de Administração da ULSAM e Hospital de Guimarães foi assumido pelos respectivos presidentes que estariam disponíveis para proceder a esse reposicionamento.
Neste contexto, e face ao posicionamento do Ministério da Saúde a 15 de Setembro, o SEP espera que na reunião de amanhã esta questão seja “arrumada” de vez.
A não ser assim, o Ministério da Saúde/Governo serão responsáveis pela concretização das greves agendadas e de todas as que possam vir a ser!
http://www.sep.org.pt/files/2015/09/Setembro_-_reunio_MS_23.pdf

Entretanto em Viana...

 Após reunião de 9 horas com o CA do ULSAM determinou a assinatura de um memorando. Consulta a pagina do SEP para leitura do memorando.

É importante estarmos activos, informados e acima de tudo unidos

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Mais um post sobre exaustão nos prof. de saúde


Tem a sua piada este cartoon, mas quando os erros acontecem por causa da mensagem que ele pretende passar, a piada perde-se toda.
É o meu maior "medo" enquanto profissional - a probabilidade de errar e comprometer a saúde de alguém.
Com horas nocturnas, turnos sucessivos, com fracos e curtos períodos de descanso, a mente desleixa-se e torna-se errante. Os erros estão ao nosso lado, no dia a dia, uns mais ligeiros, por vezes mais graves.
A responsabilidade é de cada um de nós, que presta cuidados, mas também é de quem impõe 40 horas de trabalho semanal, de quem faz horários com pouco critério e de quem decidiu por turnos de 24h de trabalho. (*)

(*) turnos de 24 h afecta a classe médica. Esperemos que nunca chegue à enfermagem, julgo que nunca acontecerá... mas é algo que eu considero completamente incompreensível, quer pela saúde dos profissionais, quer pela segurança dos utentes.