sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Momento decisivo para Enf a CIT na ULSAM


Dia 3 de Setembro, representantes sindicais dos enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho, vão reunir com o Conselho de Administração da ULSAM. O resultado que se espera é o pagamento dos suplementos de acordo com a lei referida na imagem, com os respectivos retroactivos. Caso contrário, está já convocada uma greve para os dias 5, 6 e 7 de Setembro.

Esperemos que se chegue a um entendimento, pois trata-se de (mais uma) luta pela justiça e igualdade de direitos...

Boa sorte a todos!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Todos os anos a mesma história... época de férias, época de exploração.

Por um anónimo.

O maior "roubo" do hospital de Viana e Ponte de Lima prende-se com o que está a acontecer no departamento de medicina. Existem profissionais a aguardar renovação do contrato há mais de dois meses e os serviços sem capacidade para satisfazer as necessidades de cuidados necessários para os doentes que continuam a ser internados. Todos os responsáveis têm conhecimento mas até agora nada fizeram. Não estou a falar dos responsáveis mais próximos das equipas,na sua maior parte têm-se desdobrado para conseguirem as soluções possíveis ajudando as equipas e permanecendo junto das mesmas. Existem muitas outras pessoas a quem cabe a tomada de decisão, mas nem sequer aparecem para explicar o que está a acontecer, depois de tanta asneira junta.....essas pessoas ainda lá continuam e nunca são responsabilizadas por nada...e a culpa continua sempre a ser dos outros. Existem horários com débitos de mais de 1000 horas de cuidados e com trabalho extra programado que se depararam em plena época de férias com a espera da renovação dos contratos.....e a solução está sempre a ser imputada aos mesmos, àquelas equipas que dão o seu melhor para cuidar dos doentes que continuam a ser internados. É uma VERGONHA o que está a contecer, nunca se verificou um tão grande desrespeito pela cultura organizacional como agora. Desrespeito pelos profissionais e pelos doentes...e não estou a falar do contexto do nosso país...a culpa não é da crise.....a culpa nesta situação tem rosto e nome.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Roubos nos hospitais


Como se combate o roubo nos hospitais por parte dos seus funcionários?

Desaparecem as coisas mais incríveis no nosso hospital: desde computadores, armários, mesas a caixas de iogurtes, medicamentos e fraldas.
A instituição, a meu ver, pouca responsabilidade tem... só se tivesse verbas para colocar video-vigilância em todo o lado, porque as coisas desaparecem dos sítios mais inóspitos.
Os ladrões variam pelas diferentes classes profissionais, todos sabem quem são, mas tudo continua igual.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Cartaz polémico às portas da cidade


É duro dizê-lo, é duro lê-lo, mas é a realidade... então com o símbolo das Festas d´Agonia, como pano de fundo, ainda mais duro é.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Motivos da estagnação da Enfermagem no séc. XXI

Não se assustem com o título, não se trata de nenhuma tese de Mestrado, mas até bem que poderia ser.

Como todos sabem, enfermagem atravessa uma crise sem precedentes, não é novidade para ninguém.
Quem são os responsáveis?
Governo, Ordem e Sindicatos, não necessariamente por esta ordem, contudo os principais responsáveis somos nós, enfermeiros.
Fomos nós que há anos atrás perdemos a oportunidade de ficar a ser remunerados como licenciados, pois haviam muitos pruridos em recém-licenciados passarem a ganhar mais que profissionais com carreira, seria melhor esperar que todos os bacharéis acabassem o trágico Ano Complementar... como diria um bom amigo, BOOOOAAA!
Fomos nós que pouco unidos e visíveis estivemos no momento das negociações da carreira e depois é a carreira que se vê, ou nem se vê.
Fomos nós que sempre fomos muito macios em época de manifestações e greves.
Somos nós que sempre estivemos dispostos a alimentar guerrinhas inúteis entre sindicatos e a descredibilizar sem fundamento, as suas actividades. Leio comentários pelos Blogs e ouço frequentemente acusações que me tiram do sério, "Ai, o meu Sindicato é o maior, o outro não vale nada.", "Estes gajos do sindicato são uma cambada de incompetentes, não fazem nada.", "Ai não sou sindicalizado, porque não vale a pena, nunca conseguem nada"

Parem mas é de reclamar e façam alguma coisa pela vossa classe profissional!


terça-feira, 7 de agosto de 2012

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

As diferenças entre professores e enfermeiros


Na semana passada via na TV uma professora do quadro, com a sua situação profissional segura e assegurada, a lutar numa manifestação, pelos seus colegas que passam por um momento de injustiça devido ao horário zero. Pensei... nunca vi disto em enfermagem, UNIÃO.

Quem não se lembra também da mega-manifestação de professores, que causou tumulto na opinião pública e muito amargo de boca ao governo? Pensei... nunca vi disto em enfermagem, FORÇA.

Quem não conhece aquele senhor de bigodinho da FENPROF, que tantas vezes aparece a falar na comunicação social? Já repararam que os professores falam a uma só voz, com uma única e poderosa plataforma sindical (FENPROF)? Penso... nunca vi disto em enfermagem, COORDENAÇÃO

PENSEM NISSO TAMBÉM

 Robin dos Hospitais, um enfermeiro contratado