terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Ruptura explosiva


Em Março de 2009 desabafava convosco sobre o facto de discordar com a divisão da equipa de enfermagem em 2 equipas distintas, SU e UP (ex-OBS). Já nessa altura previa-se certas situações que hoje se confirmam. Em Janeiro de 2010, confirmava-se a mau ambiente instalado.

Passados 3 anos, mantenho a minha opinião, a divisão da ex-super equipa do Serviço de Urgência, trouxe mais problemas do que soluções.
Analisemos...
Para começar o ambiente entre enfermeiros das duas equipas não é de todo saudável, para não dizer mau. Grande parte dos que estão lá dentro (UP) critica pesado o trabalho que é feito pelos colegas de cá de fora (SU), esquecendo-se rapidamente que há uns anos atrás estavam nesse mesmo lado, fazendo as mesmas coisas, com as mesmas dificuldades, com os mesmos problemas de sempre.  
A maior parte parte dos que estão cá fora critica duramente a postura dos que estão lá dentro, pelo elitismo, por se mostrarem fechados e críticos na admissão dos doentes, que todos sabemos o motivo de, ocasionalmente, não chegarem à UP nas condições ideais.
Alguns de fora já dizem que só falta pôr muros na UP. Outros revoltam-se e emocionam-se pelo mau ambiente que se criou e principalmente pela mudança radical de mentalidades de alguns que estão lá dentro, completamente indiferente ao que se passa cá fora.
Com a divisão dos enfermeiros, dividiram-se também os Assistentes operacionais e hoje ainda não se sabe bem quem vai fazer um internamento da UP durante a noite. Será o maqueiro? Será a auxiliar? Cada qual tem a sua ideia e informação. E é mesmo durante a noite, quando os chefes não estão, que os conflitos acontecem. Os poderosos decidem, as consequências são para os que estão abaixo.
A UP pode estar com um turno tranquilo e cá fora o SU estar ao rubro, que a assistente operacional de dentro, tem ordens para lá permanecer, porque estamos a falar de um serviço autónomo. Resultado: uma única auxiliar para as limpezas ao chão, tratamento de lixos e para todos os cuidados aos vários doentes do SU. Ou seja, uma pode estar a descansar e outra a fazer o trabalho de duas ou mais... o espírito de equipa entre Assistentes Op. parece que também está a ir pelo mesmo caminho do dos enfermeiros.

Depois temos o grande problema que surgiu recente, o enfermeiro de fora (SU) perdeu quase por completo a autonomia de gestão de doentes candidatos à UP. Era algo que fazíamos na perfeição, seleccionando os doentes mais críticos e dependentes. Agora quase que é preciso pedir um requerimento para um doente ser admitido na UP... o médico tem praticamente a totalidade do "poder" nesta matéria. Os problemas devido a este facto já começam a chover, notando-se que, quem chega primeiro é que tem a vaga, ou seja, podemos ter um doente independente a ser admitido para a única vaga, quando temos uma lista de dependentes e críticos ainda em espera. Depois acontecem situações como uma doente sub-85, acamada, há 3 dias no corredor, só foi admitida porque o enfermeiro de cá de fora reparou no quadro das datas de admissões de OBS MACAS e teve a sorte de ter uma vaga após um óbito na UP, pedindo à médica para internar o doente. Sim!! ouviram bem, agora a UP é um internamento, com toda aquela burocracia inerente a um internamento... só em folhas de papel Deus me livre...
Por falar em gastos, questiono quais os ganhos em termos de dinheiro após a criação da UP?? A meu ver o saldo é negativo.
Claro que alguns departamentos melhoraram na UP, há almofadas topo de gama, parece mais asseado e organizado, mas não seria de esperar coisa diferente, tendo em conta que há uma pessoa responsável pela gestão do Serviço, mas também poderia estar assim com uma única equipa... bastava querer. 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

RE...CI...CLA...GEM

Eu digo devagar pois há muita gente que parece que desconhece esta palavra... para estas, o lixo é todo no mesmo saco. Ou são daltónicas ou então ignorantes, porque até os miúdos da 2ª classe sabem quais as cores para reciclar.
Nos hospitais há formações para a separação de lixo, mas mesmo assim há muitos enfermeiros, médicos e assistentes operacionais que não separam lixo nenhum, é tudo pro mesmo saco, ou então nem para um saco vai, fica mesmo ali na banca (esta é mais para os médicos que fazem gasimetrias e deixam o invólucro em cima da banca de trabalho do enfermeiro), mas isso é outro assunto que diz respeito ao respeito, à educação e higiene.
O assunto de hoje é mesmo reciclagem e o apelo que faço para que se mude de atitude. É um pouco incomodativo, tanto para o emissor como para o receptor, ter que dizer,  "Olha que essa caixa do medicamento é para o saco azul, Olhe que essas luvas usadas são pró saco branco, Olha que esses toalhetes de limpar as mãos são pró saco preto", etc etc, porque somos todos adultos com formação. Por isso por favor, aqueles que não reciclam, mudem de atitude, pensem no futuro dos vossos filhos. Sejam o exemplo para todos os outros que não a fazem.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PEDITÓRIO NACIONAL - Roupa para o Hospital de Viana


Esta ideia surgiu a partir de um comentário de uma assídua leitora, no post anterior.
Não se trata de ironia, nem de sátira. A ideia é mesmo lançar um peditório.
Já várias vezes falei do problema da falta de roupa para os doentes, especialmente no meu serviço (Serviço de Urgência), mas parece que nos outros Serviços o problema é o mesmo.
É sistemático haver rupturas nos stocks, é sistemático não haver lençois, cobertores e pijamas.
É sistemático ter que andar a "pedinchar" roupa a outros serviços, quando eles também não têm capacidade de resposta e pouco ou nada emprestam.
É lamentável ter que dizer a um doente que não temos um cobertor para lhe dar, uma almofada, ou um pijama em condições.
Por isso, caros amigos, abro aqui um espaço para o vosso espírito de solidariedade.
Pensem no efeito que isto não teria?? Imaginem só? No mínimo, quem gere iria ter vergonha. Mas o objectivo seria mesmo mudar o estado da situação.
Claro que por enquanto não há contas, nem NIBs, nem nada do género, apenas aguardo a vossa receptividade a esta ideia.. O que dizem em contribuir? Nem que fosse com 1 Euro. Eu alinho. E tu?