quinta-feira, 9 de junho de 2011

O cliente tem (quase) sempre razão.

Uma idosa cai e dá uma pancada no cotovelo com uma ferida aberta. A ferida é suturada e o cirurgião e a interna preparam-se para lhe dar alta quando ela diz:
E não vou fazer RX ao braço shor doutor?
Não, não é necessário, respondem os médicos.
Passados segundos…

Olhe que eu parti o braço, peça-me um rx por favor!
Você não partiu o braço fique descansada! Mexe bem, ora tá a ver!
A mulher pouco convencida, insiste indignada pela terceira vez..

E vai-me mandar embora sem o rx!?
Pronto para ficarmos descansados eu peço-lhe o rx, mas garanto-lhe que não tem nada, mas tá bem..

E não é que tinha mesmo uma fractura do olecrâneo..(cotovelo)
Grande lição que aprendemos, o cliente tem sempre razão... Ou quase sempre..

6 comentários:

  1. Muito bom. Gosto do blog, irreverente e pioneiro. Sou seguidor.

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  2. Isso acontece pelo facto de a doente ter sido observada inicialmente por uma especialidade (cirurgia geral) cuja preocupação foi verificar o estado geral após TCE (traumatismo craneo-encefálico) e traumatismo torácico.
    Uma vez que mobilizava bem o cotovelo, acharam que não seria necessário observação por ortopedia, mas acabaram sempre por pedir.
    Mesmo assim era uma fractura que passaria despercebida por muitos médicos não ortopedistas.
    Isto leva-nos a pensar a forma como devemos efectuar/exercer medicina, adoptando uma postura defensiva.
    A doente foi compreensivel e o tratamento foi adequado.
    Uma lição como bem disseste.

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  3. Plenamente de acordo. O objectivo não era culpabilizar os médicos, muito pelo contrário, já que eles acabaram por ser (e bem) "defensivos" e pedir o RX. Até porque todos nós não somos detentores de todo conhecimento e devemos ser acima de tudo humildes para o aceitar. Os médicos em questão estiveram bem, porque ao contrário de muitos, deram o braço a torcer, ou seja, assumiram que a senhora talvez tivesse razao
    G.

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  4. Boa tarde!
    Estou de pleno acordo com os comentadores. Mas nem todos os doentes são persistentes, como esta srª foi. Por isso é q os médicos têm q ser cautelosos, para q os doentes n venham para casa e voltem para o hospital em estado grave, ou venham a falecer por displicência no atendimento.
    Não seria a primeira vez!

    Cumprimentos;
    L.F.P

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  5. A utente teve sorte com o Médico, porque se fosse um que eu conheço, não só não fazia o rx, como ainda a insultava.
    Cumprimentos

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  6. Caro comentador;
    Queria q esse médico q o sr.conhece, tivesse esse tipo de comportamento comigo ou com alguém q eu estivesse acompanhando, quem lhe dava um tratamento pra arrogância era eu.Tb conheço um igual, mas só me respondeu com grosseria uma vez, n lhe dei segunda oportunidade. Se n estão preparados pra ouvir e tratar bem os utentes, têm uma solução: A porta da rua é a serventia da casa!!!

    Cumprimentos;
    L.F.P

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