terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Sr. Utente, se tiver um Enfarte, trate-o em casa. As Urgências estão lotadas…


Mais um dia no corredor do caos, sem macas, sem cadeiras. Doentes e acompanhantes sentados no chão, aguardando atendimento. Muitos desistem e após 4, 5 ou mais horas de espera, abandonam o barco, alguns deles suspeitas de Gripe A em isolamento.
SAP’s encerram e empurram os doentes em avalanche para a Urgência entupida. A Gripe parece fazer uma ténue trégua, mas quem não a faz são aqueles que chegam sem razão, sem sentido. Ou foi porque ontem sentiram-se mal e agora que estão bem lembraram-se de vir ver se tudo estava bem ou porque o miúdo estava com febre há 5 horas e vomitou uma vez e pelo meio passam as verdadeiras urgências camufladas, que por culpa do sistema não serão vistas atempadamente.
É por isso que ironicamente digo, “Sr. Utente, se tiver um enfarte, trate-o em casa, a urgência está lotada”. E de quem é a culpa? É da falta de civismo, da ignorância e insensatez do povinho e duma deficiente estratégia de definição de o que é, ou do que deveria ser uma rede de Urgência.
Ponham enfermeiros ou médicos a fazer a “ficha” ao utente e se for necessário façam-lhe mesmo a ficha e mandem-nos para casa com a recomendação de recorrer ao CS mais próximo num dia seguinte. Não deturpem o conceito de Urgência!!
Ganhem juízo!!

2 comentários:

  1. Olá, não sou frequentador assíduo, mas de vez em quado passo por cá.
    Ok, provavelmente uma das potencialidaes deste blog é (pode ser)no combate, aos acessos não correctos ao SU! Contudo, quero, referir que encontro aqui uma análise quase perfeita.
    baltasar fernandes

    ResponderEliminar
  2. seria bom que servisse para isso... nunca se sabe. Pelo menos faz parte dos meus objectivos.
    Obrigado pelo comentario!

    ResponderEliminar